Pilares da Segurança do Trabalho

Para uma boa prática de segurança do trabalho, deve-se observar seus pilares e segui-los, afim de garantia a saúde e integridade física de todos os envolvidos.

Um primeiro pilar que pode-se citar é a “ADMINISTRAÇÃO”, onde deve ser implementado ações administrativas como regras ou normas internas e procedimentos para execução das atividades.

Um segundo pilar seria a “ANÁLISE DE RISCO”, que consiste em adotar a prática do “parar para pensar” afim de realizar as atividades, não executar as atividades no automático sem perceber todos os riscos que envolvem a atividade.

Um terceiro pilar seria a “CULTURA DE COMPORTAMENTO SEGURO”, que consiste em mudar a cultura existente de “cultura de risco” para uma “cultura prevencionista”. Já diz o velho ditado popular: É melhor prevenir do que remediar.

O quarto pilar seria a “DISCIPLINA”, onde seria criar o senso da autodisciplina nos colaboradores, mostrando para todos que trabalhar de maneira segura é a melhor forma de evitar acidentes, onde não obtendo êxito nessa nova cultura o ato de aplicar penas disciplinares pode ser utilizado.

Outro pilar seria a “FISCALIZAÇÃO”, ou seja, realizar inspeções periódicas a fim de verificar se existe insegurança no ambiente de trabalho e se todos estão comprometidos com a nova cultura de segurança.

Nunca esquecendo que basta um segundo de distração para um acidente ocorrer.

Fonte: http://www.radiocapinzal.am.br/noticias/pilares-da–seguranca–do-trabalho/6105
Publicado por: Douglas Varela
Data: 04/11/2017 09:06
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *