Trabalho em altura exige sérios cuidados

O não cumprimento das exigências Norma Regulamentadora NR35 pode trazer sérios riscos à saúde e vida do trabalhador!

Para trabalhar em altura é preciso atenção redobrada na execução da tarefa. Em atividades realizadas em locais elevados, com altura superior a dois metros do piso, o risco de queda pode ter consequências graves e até fatais.

De acordo com Claudio Pereira, especialista e Segurança do Trabalho, as ocorrências de acidente de trabalho em altura são provenientes do não atendimento às normas de saúde e segurança do trabalho, em especial a NR 35. “É necessário estar atento aos detalhes exigidos pela normativa. Só assim a empresa garante a qualidade de vida do trabalhador”, explica.

De acordo com a Norma Regulamentadora, existem responsabilidade por parte do empregador e dos empregados, caso ocorrer falha no atendimento a norma, o risco de um acidente se torna eminente, portanto cabe ao empregador estar atento ao cumprimento da norma, entendendo que os mesmos estão sujeitos a multas, e outras penalidades previstas em normas específicas.

Outra penalidade que pode ser aplicada é quando o agente de inspeção do trabalho constatar situação de risco grave e iminente à saúde ou integridade física do trabalhador. Neste caso, ele poderá propor à autoridade competente a imediata interdição do estabelecimento, setor ou equipamento ou, ainda, embargo parcial ou total da obra.

(Fonte: segs.com.br)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *