13 valiosas dicas de segurança no trabalho!

Curta e compartilhe essa publicação

Imagem relacionada

Todo trabalhador que opera máquinas ou faz serviços em fábricas e obras tem consciência da existência de inúmeras normas e equipamentos de segurança, mas nem todos seguem essas recomendações.

Isso é um grande problema para a gerência e para as comissões de segurança, já que acidentes representam perdas inestimáveis para todos os envolvidos. Para facilitar a vida dos gestores, enumeramos aqui 13 dicas de segurança no trabalho básicas direcionadas aos trabalhadores.

1. Preste atenção ao seu entorno

Quinas, fendas, grades, fios, etc. Tudo pode ser foco de acidentes se o profissional não estiver atento. Antes de iniciar um trabalho, esteja atento a potencias fontes de acidentes no entorno de seu ambiente de trabalho.

2. Fique atento à postura corporal

Ao utilizar o maquinário, siga as normas de ergonomia recomendadas. Realize o trabalho com o corpo posicionado de forma confortável para evitar problemas crônicos.

3. Faça intervalos regulares

Isso é útil em todas as funções. Esforço repetitivo é fonte de problemas de ligamento e/ou musculares. Caso o ambiente de trabalho seja periculoso, esta dica é ainda mais importante.

4. Utilize as ferramentas e o maquinário da forma correta

Além de utilizar cada ferramenta para seu devido fim, evite improvisar. Caso isso ocorra, o resultado do serviço pode não ser o esperado e ainda acidentes podem ocorrer.

5. Não subestime os EPIs

Em sua grande maioria, EPIs não foram feitos para serem bonitos, mas sim para serem úteis. Siga as regras e normas para manter sua segurança, a de seus colegas de trabalho e dos bens da empresa.

6. Reporte condições não seguras a seu supervisor

Nem sempre tudo ocorre como esperado. Quando situações extraordinárias ocorrerem, comunique imediatamente o seu supervisor para saber como proceder.

7. Comunique-se rapidamente

Isso é fundamental para serviços em locais mais afastados ou que estejam conectados a outras áreas críticas. Com comunicação rápida, é possível evitar que o dano se alastre.

8. Tenha seriedade no trabalho

O ambiente de trabalho não é local para brincadeiras. Deixe-as para um momento de pausa e evite problemas desnecessários de desatenção.

9. Mantenha saídas e passagens desobstruídas

A livre movimentação facilita as equipes de socorro e a evacuação de locais comprometidos. Siga as normas e também não obstrua o alcance aos extintores e mangueiras.

10. Atenha-se à sua especialidade

Se você é eletricista, não tente fazer um serviço de mecânico, a menos que seja realmente necessário. Isso também parte de cima, já que a ordem pode ser dada de um superior que deve ter consciência do risco que isso acarreta.

11. Respeite as proteções das máquinas

Muitas vezes as proteções atrapalham, mas elas estão lá por algum motivo, seja para não permitir a manipulação, seja para evitar que ferramentas ou qualquer outro objeto caiam naquele local.

12. Não use acessórios que não façam parte do uniforme

Esta é uma dica tradicional, mas ainda é comum o uso de anéis e colares nos mais diversos setores. Atente-se também para o uso de luvas. Há situações em que a operação de máquinas exige que seja feita sem esse EPI.

13. Saiba utilizar os equipamentos de socorro

Não é preciso que o colaborador faça parte da brigada anti-incêndio para saber operar um extintor. Ainda, não basta saber operá-lo, e sim entender que existe um tipo adequado para cada situação. Além disso, saiba como fazer os primeiros socorros básicos, mas sempre consciente de que existem pessoas especializadas para tal situação.

Essas são algumas dicas de segurança no trabalho que já evitam problemas desnecessários durante a execução de serviços. A dica final é ficar atento às normas e seguir as ordens dos seus superiores e da CIPA.

(Fonte: alusolda.com.br)

 


Curta e compartilhe essa publicação
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *