Adaptar-se ao trabalho noturno exige alguns cuidados

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Supermercados, farmácias, postos de gasolina, bares, hospitais e outros estabelecimentos com atendimento 24 horas só funcionam ininterruptamente graças ao trabalho dos profissionais com uma jornada noturna. Trocando o dia pela noite, eles tem uma rotina diferente, que muitas vezes exige disciplina e adaptação do organismo.

Essa adaptação pode não ser uma tarefa fácil, por isso existem algumas dicas que ajudam o trabalhador a manter uma rotina saudável:

O ambiente certo pode ajudar a dormir com mais qualidade. Para isso é possível bloquear a luz solar com cortinas do tipo blecaute ou usar uma máscara para os olhos. Para os ruídos da rua pode-se usar tampões de ouvido, janelas isolantes de som ou colocar uma música suave.

A privação do sono pode perturbar o apetite levando ao aumento da fome e peso. O ideal é jantar antes de começar o turno e fazer um lanche saudável a cada duas ou três horas para manter o foco e a energia. Desta forma, o trabalhador não fica tentado a comer uma refeição pesada no final do turno ou ficar petiscando somente alimentos industrializados por exemplo.

Uma pessoa precisa de cerca de oito horas de sono em um período de 24 horas. A alternativa é tirar cochilos durante o dia se não for possível dormir durante um longo período após o trabalho.

Bebidas energéticas aliviam o sono momentâneo e trazem problemas para a saúde mais tarde. Chá e um pouco de café são formas naturais de elevar a cafeína, além de água e frutas que também ajudam a manter a energia por mais tempo.

 


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