A auditoria de segurança do trabalho é responsável por verificar se a empresa está cumprindo os requisitos dispostos nas normas regulamentadoras editadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e que visa garantir, como o próprio nome sugere, a segurança dos empregados.

As empresas que descumprem as regras estão sujeitas a diversas penalidades legais, logo, contar com uma equipe para a auditoria é fundamental.

Quer saber como funciona? Continue a leitura e entenda a importância da auditoria de segurança do trabalho.

calor ocupacional

Qual a importância da auditoria de segurança do trabalho?

A segurança e o bem-estar dos trabalhadores devem estar entre as preocupações centrais de qualquer empresa. Afinal de contas, pessoas adoecidas fisicamente ou mentalmente não produzem tão bem como fariam se estivessem saudáveis, o que gera prejuízo para todos os envolvidos na relação laboral.

Portanto, a auditoria de segurança do trabalho visa analisar todas as ações que são desenvolvidas no âmbito corporativo, com o objetivo de avaliar se elas estão em conformidade com as normas regulamentadoras e outras legislações específicas.

O resultado é a identificação de diversos riscos e problemas na cultura organizacional da empresa, que podem causar acidentes ou aumentar o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Logo, podemos afirmar que a auditoria de segurança do trabalho não é uma prática que serve apenas para identificar problemas, sendo um importante processo na construção de um ambiente saudável para os trabalhadores, aumentando a produtividade, o lucro e diminuindo os índices de absenteísmo e rotatividade.

O que é avaliado em uma auditoria de segurança do trabalho?

A auditoria de segurança do trabalho é bastante ampla e avalia diversas frentes da operação empresarial antes de elaborar o relatório. Nos tópicos abaixo falamos um pouco mais sobre elas.

Riscos

O auditor analisa as atividades que são exercidas pelos funcionários e mede o nível de exposição a riscos, bem como quais são as medidas preventivas já instauradas e as que ainda precisam ser colocadas em prática.

pcmso mednet

Ambiente

Muitos dos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos estão relacionados com o ambiente de trabalho. Portanto, a auditoria analisa a infraestrutura elétrica e sanitária do local, além de outros pontos, como a ventilação, a exposição ao calor e à poeira, o piso, a qualidade da ergonomia no ambiente de trabalho, entre outros.

Política interna

A política interna da empresa também é de extrema relevância, principalmente porque ela revela muito da cultura organizacional e da importância que os gestores e líderes dão para os seus colaboradores.

Por exemplo, como é feita a manutenção das máquinas que são manuseadas, se há algum programa de ginástica laboral, se o uso dos equipamentos de proteção individual é fiscalizado corretamente, entre outros pontos que o auditor julgar importante.

Quais são os tipos de auditoria de segurança?

Antes de colocar em prática a auditoria de segurança do trabalho é necessário saber que há três tipos que podem ser executados e que variam de acordo com o objetivo da empresa. A primeira é a auditoria interna, que é a realizada pela própria organização, que busca melhorar os seus procedimentos internos e identificar as suas falhas nos processos gerenciais.

Temos também a auditoria de segunda parte, que difere da anterior por ser desenvolvida por um prestador de serviço interno, com o objetivo de identificar possíveis falhas nas normas de segurança.

Por fim, mas não menos importante, temos o terceiro tipo de auditoria, que é a externa e, como o próprio nome sugere, é feita por empresas terceirizadas, com a finalidade de emitir certificação, elaborar laudos ou de fiscalizar a empresa.

Como realizar uma auditoria de segurança do trabalho?

A auditoria de segurança do trabalho deve ser realizada por profissionais especializados, como técnicos em segurança do trabalho ou engenheiros. Portanto, se a sua empresa não conta com um profissional que preencha os requisitos, é necessário contratar uma equipe terceirizada para desempenhar o serviço.

O segundo passo é desenvolver com a equipe um plano de auditoria, elencando o objetivo e todos os pontos que deverão ser analisados nesse processo. Se será a empresa inteira ou alguma área específica, se existe alguma auditoria anterior para comparar os resultados e se há algum problema específico a ser investigado.

Para que o resultado seja o mais fiel possível à rotina da organização, é ideal que os gestores e empregados não sejam avisados com antecedência, para evitar uma mudança no comportamento por medo de represálias, por exemplo.

Os auditores devem acompanhar a maneira como as atividades são desenvolvidas rotineiramente, conversar com os trabalhadores individualmente, avaliar os equipamentos de proteção e as políticas internas.

recomendacoes condomio covid

Por que investir na auditoria de segurança do trabalho?

A auditoria de segurança do trabalho garante que a sua empresa esteja não apenas em conformidade com as normas regulamentadoras e outras legislações específicas, mas também seguindo as melhores práticas do mercado e proporcionando um ambiente saudável aos trabalhadores, focando a entrega de qualidade e o bem-estar físico e psicológico dos colaboradores.

Ao estabelecer um cronograma regular de auditoria, a empresa também garante estar em conformidade com as exigências dos órgãos reguladores e não precisará arcar com multas desnecessárias.

Além disso, há outros benefícios na rotina dos trabalhadores que estarão em um ambiente mais saudável, correndo menos riscos de acidentes ou de desenvolverem doenças ocupacionais, como lesão por esforço repetitivo (LER) ou tendinite, além de doenças psicológicas causadas pelo estresse e ansiedade, como é o caso do burnout.

Tudo isso somado ainda reflete o aumento da produtividade, diminuição do índice de absenteísmo, rotatividade e afastamento, o que garante não apenas uma economia para a organização, mas também o aumento da lucratividade.

É por causa de todos os benefícios listados que a auditoria de segurança do trabalho não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento capaz de trazer um retorno positivo para a empresa. Logo, não deixe de procurar empresas especializadas no assunto e que sejam capazes de prestar toda a assessoria necessária para que a auditoria seja um sucesso.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco e conheça melhor o nosso trabalho e como podemos ajudar a sua empresa.

plano de contingencia mednet