Você sabe o que é a análise ergonômica? Embora o nome não seja tão familiar para todos os gestores, a análise é fundamental para que sua empresa consiga aumentar a produtividade, diminuir os custos e obedecer a lei.

Quer saber melhor como funciona tudo isso? Então, neste texto você entenderá o que é a análise ergonômica, qual a importância dela para a instituição e como é possível implementá-la no seu negócio e melhorar o ambiente empresarial.

Boa leitura!

O que é análise ergonômica?

A análise ergonômica ou (Análise Ergonômica do Trabalho, AET), refere-se a um documento (parecer ou laudo) importante para a avaliação dos riscos ergonômicos que existem nas máquinas, equipamentos, postos de trabalho e execução das atividades laborais.

É comum que alguma confusão seja feita com os termos utilizados, como “análise ergonômica” ou “laudo ergonômico”. De cara, pode-se dizer que o último termo não existe na teoria, já que não pode ser encontrado em nenhum lugar na norma reguladora. Em todos os casos a nomenclatura utilizada é Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

A confusão, entretanto, surge pelo fato de o termo “laudo ergonômico” ser bastante utilizado por profissionais de segurança do trabalho e até em consultorias. Entretanto, nesse caso, refere-se apenas quando há um pedido de juiz, a partir de um perito indicado, em ação judicial.

Qual a importância?

Há vários benefícios em cuidar do bem-estar dos colaboradores. Por exemplo, para conseguir algumas certificações como a NBR18800, ABNT, OHSAS é necessário ter cuidado com os requisitos de Ergonomia.

Além disso, a análise ergonômica é fundamental para que a empresa seja bem-vista entre os próprios colaboradores e pelo público em geral. Veja agora outras vantagens para seu negócio!

Redução de custos

Um dos maiores desejos dos gestores é diminuir os custos. Com a análise ergonômica, isso é possível, já que a produtividade dos colaboradores crescerá, bem como a satisfação dos consumidores e aumentar a forma com.

Quanto mais os contratados se engajarem com a marca, mais eles tenderão a produzir para a instituição. Além disso, menores serão os riscos de a empresa sofrer com processos e multas. Os custos também são reduzidos quando há menos faltas.

Aumento da produtividade

A partir do AET a produtividade dos colaboradores pode ser aumentada substancialmente, fazendo com que todo setor cresça. Isto é, pode-se aumentar a produção sem acrescentar gastos com pessoal. Um dos grandes motivos para isso é a redução dos esforços e dos movimentos repetitivos.

Dessa forma, as tarefas serão otimizadas, diminuindo o tempo necessário para realização de cada tarefa, adaptando ou substituindo as atuais formas por ações mais eficientes.

A produtividade também é aumentada quando os colaboradores estão mais presentes ao trabalho. É o que acontece quando as condições de trabalho são melhores, diminuindo a repetitividade de tarefas e aumentando a organização de cada etapa a ser executada. Quando isso ocorre, o absenteísmo é diminuído e autoestima aumentada.

Ergonomia Home Office

Diminuição das doenças ocupacionais

As doenças ocupacionais podem afastar os colaboradores do trabalho, gerando custo para a empresa. Por isso, é necessário sempre pensar em formas para reduzir o índice. Uma das melhores formas de fazer isso é eliminando processos e condições inadequadas para a saúde do trabalhador.

Entendendo que o desconforto ocupacional é o que gera várias outras condições que abalam física e psicologicamente os colaboradores, a Ergonomia tem fator fundamental para prevenir e minimizar todos esses casos.

Como implementar a análise ergonômica em uma empresa?

Como se sabe, a AET tem como objetivo analisar os ricos de ergonomia gerados pelas funções dos colaboradores para propor soluções que minimizem ou extingam os riscos existentes, fazendo com que as tarefas laborais sejam feitas com menos riscos ao bem-estar dos colaboradores.

É interessante, antes de tudo, contar com um grupo definido e treinado. Contando com a Análise Ergonômica do Trabalho, emitida por um profissional, os aspectos e parâmetros que deverão ser modificados poderão ser compreendidos. O que já está disposto na NR-17.

Veja, agora, quais são as principais etapas:

  • avaliação de demanda: entende a origem, desenvolvimento e desafios que os trabalhadores encontram;
  • avaliação da tarefa: procura-se entender qual é a diferença entre a execução determinada pela chefia e a que é realizada pelos colaboradores;
  • avaliação da atividade: estuda-se como o funcionário se comporta na rotina para realizar as funções devidas;
  • diagnóstico: traça-se um diagnóstico para mostrar qual é a situação atual de trabalho dos colaboradores, mostrando quais são as principais situações de risco, seja em curto, médio ou longo prazo;
  • recomendações: propõe-se soluções para minimizar ou extinguir riscos aos colaboradores.

Plano de ação

Diferentemente de outras áreas, para realmente mudar a forma com que os colaboradores trabalham, deve-se contar com um planejamento de ação. Depois de ter a AET, é interessante adotar o ciclo do PDCA (plan-do-check-act, em português, planejar-fazer-checar-agir). Com ele, as ações que devem ser realizadas serão mais bem planejadas e efetuadas com critério.

O ciclo auxilia na avaliação das atividades que foram planejadas no AET, permitindo que correções sejam efetuadas para que o plano de ação seja mais efetivo para o trabalho laboral. Definir, com a criação prévia de um comitê, quais são as metas que precisam ser alcançadas, elencando as ações mais prioritárias, além dos objetivos em curto, médio e longo prazo.

Como é possível ver, o processo é técnico e requer conhecimento e experiência na área. Dessa forma, contar com profissionais qualificados é fundamental para alcançar os resultados esperados e ter as vantagens como aumento de produtividade, redução de custos e melhoria na forma com que colaboradores e o público em geral veem a empresa.

Em resumo, a análise ergonômica é uma forma de pensar no bem-estar tanto da empresa quanto dos colaboradores, já que ter um time focado apenas em suas funções, entendendo que a empresa cuidará da sua saúde, produz mais e veste a camisa da instituição, pensando que a função desempenhada é uma grande oportunidade para a carreira. Então, invista mais na sua equipe de colaboradores.

E você, o que achou deste texto? Faça agora um comentário contando um pouco da história da sua instituição e o que precisa ser melhorado!