6 dicas de segurança no trabalho para aplicar na área administrativa

Curta e compartilhe essa publicação

Preocupar-se com a segurança no trabalho é fundamental para garantir a integridade física e o bem-estar dos colaboradores, especialmente em profissões que oferecem riscos à saúde do trabalhador. Porém, não é apenas em ambientes de trabalho insalubres e atividades perigosas que esse tema deve vir à tona: na verdade, todas as funções precisam seguir alguns cuidados básicos de segurança — e isso inclui a atenção com a segurança do trabalho na área administrativa.

É preciso ter em mente que não é porque os riscos são menores que eles não existem. O melhor jeito de evitar acidentes é prevenindo-os e, portanto, é essencial reconhecer as ameaças e neutralizá-las o quanto antes.

Dicas de segurança no trabalho administrativo

Regulamentação

A primeira coisa que toda empresa deve fazer é garantir que está agindo dentro da regulamentação apropriada, disposta pelas normas de Segurança e Medicina do Trabalho da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse sentido, os funcionários devem realizar exames periódicos, enquanto os gestores, quando convocados, devem comparecer às eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Cuidados com a iluminação

Todas as fontes de iluminação do escritório e da empresa devem ser observadas e mantidas no nível adequado. Luzes defeituosas podem causar acidentes, sem contar que a baixa luminosidade pode prejudicar a visão dos funcionários. Quando lâmpadas queimarem, elas devem ser trocadas rapidamente, e as luminárias precisam de limpeza periódica.

Atenção às escadas

Ter fitas antiderrapantes instaladas nos degraus é importante para evitar quedas, especialmente considerando que muitas pessoas usam sapatos mais escorregadios. Além disso, todos devem utilizar o corrimão sempre que utilizarem as escadas.

Prevenção contra incêndios

Ainda que as medidas de prevenção contra incêndios façam parte das normas regulamentadoras da CLT, todos os colaboradores devem ficar atentos para o cumprimento completo dessas medidas. As sinalizações e o extintor, por exemplo, precisam permanecer desimpedidos.

Adoção de hábitos saudáveis

Acidentes de trabalho também estão relacionados com a saúde individual dos trabalhadores e, por isso, é importante que cada colaborador se previna contra os maus comuns desse setor. Como a digitação é muito frequente, o ideal é fazer pausas regulares, além de alongamentos dos braços e mãos. O período sentado deve ser passado com a coluna ereta, em cadeiras bem reguladas e confortáveis.

Também é de responsabilidade dos funcionários alguns hábitos higiênicos que impeçam a proliferação de doenças. Isso inclui não dividir copos ou talheres entre si, manter as mãos sempre limpas e não deixar o ambiente de trabalho bagunçado ou sujo demais.

Realização de reparos

Não é incomum que computadores ou outros equipamentos quebrem de vez em quando no escritório. A segurança do trabalho na área administrativa também inclui não agir sem permissão: se algo parou de funcionar, nenhum funcionário deve fazer reparos se não possuir especialidade para isso. O correto é que a empresa contrate alguém para resolver o problema.

(Fonte: epi-tuiuti.com.br)


Curta e compartilhe essa publicação
1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] é uma maneira do Ministério do Trabalho criar regras e procedimentos para garantia da saúde e segurança no ambiente laboral. Cada norma se dedica a um assunto de relevância para a proteção dos […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *