No dia 14 de novembro, é marcado o dia internacional da diabetes. É nessa data que esta doença fica em destaque, assim como ocorre com o câncer, AIDS e outras doenças. É uma forma de relembrar as pessoa que esta condição existe e que ela deve ser tratada o quanto antes para minimizar problemas mais graves de saúde.

Independente de você estar lendo isso na data, logo antes ou depois, é sempre bom ter um pouco mais de conhecimento sobre esta doença e como ela afeta o corpo. Além, é claro, de como você pode buscar mais proteção.

Para te ajudar um pouco mais com isso, vamos falar sobre a diabetes em si, alguns de seus dados no Brasil e listar alguns hábitos que ajudam a preveni-la. Acompanhe.

Algumas coisas a saber sobre a diabetes

Para falar do dia internacional da diabetes, você precisa saber do que se trata essa doença.

Basicamente, ela é um defeito no organismo, onde ele não produz a quantidade necessária de insulina para processar açúcares corretamente. Pode ser que haja uma deficiência parcial ou mesmo total.

Existem dois tipos conhecidos de diabetes:

  • Tipo 1: ocorre quando as células produtoras de insulina são danificadas;
  • Tipo 2: quando há um bloqueio na produção de insulina, mas o corpo ainda possui capacidade para produzi-la.

Em qualquer caso, o paciente precisa tomar uma quantidade suplementar de insulina injetável. Caso contrário, podem haver complicações e risco de vida.

Alguns dados sobre a diabetes no Brasil

Apesar de muitas pessoas passarem uma vida inteira sem ter ou conhecer alguém com diabetes, esta é uma condição que alcança um grande número de cidadãos, chegando a aproximadamente 8,9% dos brasileiros em 2016. Como resultado desta quantidade, estima-se que haja um gasto total de R$ 6,6 bilhões para tratar os pacientes.

3 hábitos para prevenir a diabetes

Um dos motivos para a criação do dia internacional do diabetes é justamente ampliar o conhecimento na área e fazer com que mais pessoas descubram como se prevenir contra ela. Veja aqui alguns dos principais exemplos que você pode adotar, além de implementá-los em seu trabalho.

Prática de exercícios

O excesso de açúcar no corpo é uma das coisas que pode levar ao desenvolvimento da diabetes, mesmo em alguém mais jovem. Para evitar isso, o ideal é ter ambientes ergonômicos e gastar essa energia através de atividades físicas, sejam elas aeróbicas, cardíacas ou de qualquer outro tipo.

Busca por alimentos mais saudáveis

Mudanças de alimentação sempre ajudam a prevenir uma série de doenças graves. Se você não quer que seu corpo desenvolva uma resistência à produção de insulina, então precisa escolher mais alimentos que não ativam estes receptores, equilibrando mais sua dieta. Dentro de uma empresa, você precisa também introduzir alimentos mais saudáveis como parte de um cardápio interno, ou fazer recomendações.

Plano de saúde

Independente de a doença ser de origem genética ou desenvolvida, um plano de saúde é a melhor forma de lidar com ela. Com esse investimento, você minimiza o impacto dessas doenças na qualidade de vida da sua equipe, além de evitar o afastamento de bons profissionais por um período prolongado.

Como você pode ver, o dia internacional do diabetes não existe sem motivo. É uma doença que afeta centenas de pessoas e pode gerar várias complicações. E a empresa também tem a oportunidade de ajudar em sua prevenção.

Quer tirar mais alguma dúvida sobre o assunto? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.