Prestar atenção no ambiente e na qualidade de vida dos funcionários faz toda a diferença para manter o local de trabalho seguro. Nesse sentido, é importante contar com a assessoria de uma empresa de treinamento em segurança do trabalho. Porém, para isso, é essencial ter alguns cuidados básicos na hora da contratação. Afinal, é necessário que ela forneça serviços de alto nível e com qualidade.

Isso evita a ocorrência de acidentes graves que poderiam colocar em risco a integridade física dos empregados e prejudicar o andamento normal das atividades.

Quer saber como fazer uma boa contratação? Neste post, vamos mostrar como escolher uma boa empresa de treinamento e segurança de trabalho. Acompanhe a leitura!

1. Conheça a credibilidade e expertise da empresa

A reputação da empresa no mercado diz muito sobre a qualidade do treinamento em segurança que ela oferece. Portanto, se você está pensando contar com uma parceira que forneça um alto padrão de satisfação, busque conhecer mais sobre ela.

Pesquise na internet e nas redes sociais, avalie relatórios de desempenho e procure entender mais sobre o método de treinamento que ela utiliza. Afinal, ao observar o índice de desempenho, você consegue ter uma noção melhor sobre a metodologia utilizada por ela.

Da mesma forma, você deve observar a existência de eventuais reclamações e processos que porventura podem constar no nome da empresa. Além disso, não se esqueça de analisar a existência de eventuais pendências na Junta Comercial.

Esse elemento também é um forte fator que vai influenciar a credibilidade da empresa. Até porque as companhias de qualidade têm zelo com a sua imagem e reputação no mercado de trabalho.

2. Busque por recomendações

É essencial saber mais sobre a marca antes contratá-la. Por isso, uma dica bem útil é entrar em contato com parceiros e conhecidos para pedir referências sobre as empresas de treinamento em segurança do trabalho que estão disponíveis no mercado. A partir daí, você poderá analisar as referências e pedir recomendações para quem já foi atendido por essa equipe.

As recomendações são uma dica muito útil, uma vez que eles passam relatos confiáveis e reais. Além disso, nada melhor que conhecer mais sobre a postura da empresa a partir da experiência de quem já contratou seus serviços, não é mesmo? Portanto, pergunte para amigos, conhecidos e pesquise os relatos dos clientes em redes sociais.

Converse com o cliente que já contratou os serviços e veja se ele está satisfeito com o que foi oferecido para saber mais sobre a qualidade do atendimento. Tire dúvidas sobre as estratégias utilizadas e pergunte o máximo de informações para que, assim, você tenha mais chances de fazer uma boa escolha, sem ter o risco de contratar uma empresa de baixa eficiência que prejudicará a saúde e comprometerá a integridade dos seus funcionários.

Consultar a opinião e o feedback de outras companhias que já contrataram os serviços de treinamentos em segurança do trabalho da empresa também vai ajudar a descobrir mais sobre como ela atua e o tipo de trabalho que ela entrega. Se possível, entre em contato com demais empreendedores e técnicos dessa área.

3. Atente para as certificações da empresa

Saiba se os profissionais que trabalham para a empresa apresentam a qualificação devida, ou seja, se eles têm a formação acadêmica adequada, se dominam conhecimentos técnicos, práticos e se tiraram a certificação devida exigida pelos órgãos regulamentadores.

Além disso, pesquise pelo nome dos funcionários da empresa no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e na ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Dessa forma, fica mais fácil conhecer mais sobre o perfil e a qualidade profissional dos responsáveis pelas entregas.

4. Avalie os equipamentos utilizados

Verifique também a condição dos aparelhos que são usados e se eles estão em bom estado para a correta e segura utilização, além de oferecer um local adequado para a prática do treinamento. Certifique-se de que há equipamentos suficientes para o número total de funcionários e alunos.

Caso contrário, será preciso dividir a turma e fazer o revezamento de equipamentos, o que está longe de ser o ideal. Além dos aparelhos, exija que a empresa distribua o material didático necessário para a correta instrução dos alunos.

4. Compare os preços e os custos

Faça a comparação dos preços que são ofertados pelas empresas de treinamento. Aqui vale o cuidado de não se deixar levar apenas pelos preços mais baixos, uma vez que, apesar de parecerem tentadores, eles nem sempre significam eficiência.

Muitas vezes, inclusive, o treinamento fornecido não é bom. Portanto, desconfie de valores que estão abaixo daqueles praticados no mercado, pois podem significar um treinamento de baixa qualidade.

5. Observe a clareza na comunicação

Se possível, tenha acesso a treinamentos anteriores, observe se o treinador sabe se expressar bem e consegue transmitir a mensagem de maneira clara, de modo que os alunos entendam o que está sendo dito. Além disso, a clareza na comunicação também deve estar presente no momento da contratação.

Pergunte sobre os valores, formas de pagamento, método e local onde o treinamento será feito. Avalie tudo antes de fechar o acordo para que não restem dúvidas sobre os procedimentos que serão utilizados durante a capacitação.

Veja como a empresa se posiciona, se as informações disponíveis são suficientes e se ela apresenta o seu propósito. As informações devem ser bem atualizadas, organizadas e capazes de realmente demonstrar que os profissionais contratados têm a expertise no setor de educação corporativa

Essas são apenas algumas recomendações essenciais que ajudam a garantir um treinamento de qualidade. A contratação de uma empresa de treinamento em segurança do trabalho vai fazer toda a diferença para trazer mais qualidade de vida dos funcionários e garantir saúde a integridade física para eles. Portanto, observe as nossas dicas e siga o passo a passo!

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