Ergonomia do Motorista: Dicas úteis para a postura do motorista

Curta e compartilhe essa publicação

Resultado de imagem para motorista

A nossa postura é algo extremamente importante, não apenas durante o período em que estamos realizando atividades repetitivas (trabalhando), mesmo é importante também sempre analisarmos a nossa postura quando estamos a pé e até mesmo no trânsito. Aliás, este cuidado com a postura do motorista é de grande importância, não apenas para aqueles que fazem o uso de automóveis como ferramenta de trabalho.

Entenda-se como ergonomia o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho em que existem interações entre humanos e máquinas. Sendo assim, a ergonomia tem como princípio, delimitar técnicas que promovam uma postura correta do trabalhador enquanto ele esteja utilizando o computador, máquinas específicas e o veículo não fica de fora deste assunto, porque assim como dito anteriormente, muitos utilizam os automóveis como ferramenta de trabalho.

Confira abaixo algumas dicas para os motoristas, com a finalidade de prevenir futuros problemas de saúde relacionados a postura errada:

– Mantenha os ombros sempre relaxados e na mesma altura.
– Posicione a região lombar (região de baixo das costas) apoiada no encosto, assim é conservada a curvatura natural da coluna.
– Distribua o peso do corpo entre o quadril e a parte de trás das coxas.
– Procurar manter os calcanhares sempre apoiados no assoalho.
– Manter sempre os joelhos dobrados a pouco mais de 90° (ângulo reto), assim o motorista estará evitando o pressionamento da parte traseira do assento.
– O quadril deve ser mantido sempre em uma angulação de pouco mais de 90°
– Os cotovelos devem estar dobrados a pouco mais de 90° e próximo ao tronco, da melhor maneira possível, apenas relaxe os cotovelos, os braços não precisam ficar retos o tempo todo.
– A cabeça deve estar sempre alinhada com o quadril, ou seja, esteja sempre com uma postura reta para evitar problemas futuros com a coluna cervical.

Para os motoristas profissionais, por assim dizer, é interessante a aquisição de bancos ergonômicos, que tem como finalidade manter a coluna cervical sempre na sua posição correta. Sempre que os motoristas, profissionais ou não, seguirem estas e outras dicas, assim eles estarão evitando futuros problemas de saúde, envolvendo a sua postura.

(Fonte: www.portaleducacao.com.br)

 


Curta e compartilhe essa publicação
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *