Fadiga: tratamentos e causas

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O que é Fadiga?

Fadiga é uma palavra bastante usada no cotidiano das pessoas. Muitas vezes, ela é usada como sinônimo de “cansaço”, mas seu real significado vai além disso.

Na verdade, fadiga é o nome que se dá a um sintoma que, de fato, está muito presente no dia a dia da população, mas que pode ter causas diversas. Entende-se “fadiga” como uma sensação de desgaste, cansaço e falta de energia. Como é de se esperar, este é um sintoma bastante recorrente entre os mais diferentes tipos de doenças e condições.

Causas

Pare um pouco e repense todos os seus hábitos de vida. O que pode estar por trás de seu cansaço? Fazer-se essa pergunta é o primeiro passo para identificar as possíveis causas de um sintoma muito comum: a fadiga. Em geral, a maioria dos casos de fadiga pode ser atribuída a três grandes fatores: estilo de vida, condições de saúde e problemas psicológicos. Confira as principais possíveis causas para cada um desses fatores:

Estilo de vida

  • Consumo excessivo de bebidas alcóolicas
  • Consumo excessivo de cafeína
  • Uso e abuso de drogas recreativas
  • Excesso de atividade física
  • Sedentarismo e inatividade
  • Falta de sono em geral
  • Medicamentos, como anti-histamínicos e xaropes para tosse
  • Hábitos alimentares pouco saudáveis e dietas não balanceadas

Problemas psicológicos

  • Ansiedade excessiva
  • Depressão
  • Sentimentos de pesar e culpa
  • Estresse
  • Tristeza

Quaisquer doenças mentais ou problemas psicológicos que possam levar aos sintomas acima também podem estar relacionados à fadiga. Procure um médico se você apresentar os problemas acima.

Outras condições médicas

A fadiga pode ser um sinal de uma condição médica subjacente, como:

  • Insuficiência hepática aguda
  • Anemia
  • Câncer
  • Síndrome da fadiga crônica
  • Doença renal crônica
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • Enfisema
  • Doença cardíaca
  • Hipertireoidismo
  • Hipotireoidismo
  • Uso de medicamentos, como sedativos, antidepressivos e os prescritos para dor, coração e pressão arterial
  • Obesidade
  • Dor persistente
  • Síndrome das pernas inquietas
  • Diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2
  • Doença de Addison
  • Distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia
  • Artrite e artrite reumatoide
  • Doenças autoimunes, como lúpus
  • Insuficiência cardíaca, principalmente a congestiva
  • Distúrbios do sono, como insônia, apneia do sono e narcolepsia
  • Desnutrição
  • Doenças renais e hepáticas

Buscando ajuda médica

Marque uma consulta com um médico se você sentir cansaço persistente por pelo menos duas semanas ou mais, principalmente se você for do tipo de pessoa que naturalmente adota hábitos de vida saudáveis, como descansar, reduzir o estresse, seguir uma dieta balanceada e beber bastante líquidos.

No entanto, você deve procurar assistência médica emergencial se a fadiga for acompanhada de:

  • Sangramento anormal, incluindo o sangramento pelo reto ou presença de sangue no vômito
  • Dor nas costas, dor abdominal e dor pélvica
  • Dor de cabeça muito forte ou enxaqueca

Você também deve obter ajuda médica de emergência se a fadiga está relacionada a algum problema de saúde mental, principalmente se, entre os sintomas manifestados, estão:

  • Tentativas de autoagressão ou de suicídio
  • Preocupação em poder prejudicar ou machucar outra pessoa

Chame a emergência se a fadiga também por acompanhada por:

  • Dor no peito
  • Falta de ar
  • Batimento cardíaco irregular ou rápido
  • Desmaio

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
  • Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Como você poderia descrever a fadiga que sente?
  • Ela é um problema comum?
  • Com que frequência você se sente cansado ou indisposto?
  • Geralmente a fadiga vem acompanhada de outros sintomas? Quais?
  • Você já tomou alguma medida caseira para aliviar a fadiga? E funcionou? O que você fez?
  • Você já se auto medicou para tratar a fadiga? O que você tomou?
  • Você já foi diagnosticado com alguma outra condição de saúde física? Qual? Já iniciou tratamento? Que tipo de medicamentos você toma para essa condição?
  • Você já foi diagnosticado com alguma outra condição de saúde mental? Qual? Já iniciou tratamento? Que tipo de medicamentos você toma para essa condição?
  • Você tem feito atividades físicas? Com que frequência?
  • Você teve alguma alteração de apetite recentemente?
  • Você faz acompanhamento psicológico?
  • Você toma algum tipo de medicamento? Qual? Com que finalidade?
  • Você costuma se sentir fadigado durante todo o dia ou durante algum momento específico do seu dia?
  • Como é sua rotina de sono?
  • E sua rotina no trabalho e nos estudos, como é?
  • Você tem problemas de relacionamento ou com sua família?
  • O que você acredita que está por trás da fadiga?

Convivendo/ Prognóstico

O diagnóstico da fadiga depende muito da avaliação médica feita no próprio consultório. Por isso, os tipos de tratamento disponíveis para este sintoma também dependem muito da causa subjacente à fadiga. Na verdade, o tratamento desta causa costuma trazer alívio para o sintoma de fadiga também. Mas existem algumas dicas e medidas que podem ser tomadas independentemente do diagnóstico e que servem única e exclusivamente para tratar e aliviar o sintoma. Veja:

  • Procure dormir horas suficientes todas as noites
  • Siga uma dieta saudável, balanceada e beba bastante água durante o dia
  • Faça exercícios regularmente
  • Aprenda e desenvolva maneiras e técnicas de relaxamento, como ioga e meditação
  • Procure manter uma agenda pessoal e profissional equilibrada, a fim de evitar estresse em seu cotidiano
  • Evite o consumo exacerbado de álcool, nicotina e drogas
  • Evite consumir estimulantes, como a cafeína. Eles só pioram o quadro e tendem a piorar a fadiga no longo prazo

 

Referências

Ministério da Saúde

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/fadiga

 


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