Medicina do Trabalho: Pequenas empresas também devem se preocupar

Curta e compartilhe essa publicação

Atualmente, muitas empresas pequenas tem descoberto as vantagens de investir em medicina do trabalho. A ação gera inúmeros benefícios e até reduz os custos com o pessoal.

Na maioria das pequenas empresas, não há uma grande quantidade de pessoas realizando uma mesma tarefa. Assim, a ausência ou afastamento de um funcionário causa um grande impacto. A falta de um colaborador traz implicações sérias no atendimento ao cliente, na conservação do espaço, na logística ou qualquer outra área em que ele trabalhe.

Além disso, o acúmulo de funções faz com que esses profissionais tenham que lidar com uma grande demanda de tarefas. Ou seja: sua presença e produtividade são essenciais para o sucesso do negócio.

Se as pequenas organizações sofrem um impacto tão significativo com a ausência de funcionários, por que não evitá-las da melhor maneira possível  — cuidando da saúde e segurança dos trabalhadores?

Por isso, existem uma série de vantagens na medicina do trabalho para pequenas empresas:

Aumento da produtividade dos trabalhadores: Saudável, seguro e satisfeito, o trabalhador consegue produzir mais e melhor, contribuindo para aumentar a lucratividade do negócio.

Redução do absenteísmo e afastamentos: Muitos funcionários faltam à empresa devido a problemas de saúde. Alguns deles se iniciam com sintomas simples — que poderiam ser prevenidos com a medicina do trabalho — e se tornam tão graves a ponto de provocar até mesmo o afastamento temporário ou definitivo do colaborador.

A medicina do trabalho ajuda a identificar riscos, aponta a necessidade de equipamentos de segurança e realiza outras ações que previnem acidentes e doenças.

Redução de custos: Um bom programa de medicina do trabalho promove a saúde e bem-estar corporativo. Isso evita custos imediatos, como a necessidade de substituir ausentes ou sob licença médica.

A longo prazo, esse cuidado também representa economia. Ele previne acidentes de trabalho ou doenças decorrentes da ocupação. Portanto, evita causas trabalhistas e as indenizações que elas acarretam.

Atendimento à legislação: A lei estabelece que é dever da empresa desenvolver medidas protetivas em relação aos seus colaboradores. Portanto, um dos benefícios da medicina do trabalho é justamente atender esses aspectos legais.

Quer descobrir como o seu negócio pode promover o bem-estar de seus funcionários, aumentar a produtividade e evitar problemas?

Então, não perca tempo! Entre em contato conosco e descubra as soluções em Medicina e Segurança do Trabalho para a sua empresa.


Curta e compartilhe essa publicação
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *