A SIPAT é um dos principais eventos voltados à saúde e segurança no trabalho e é uma excelente forma de receber orientação de profissionais.
As empresas que previnem acidentes de trabalho garantem diversos benefícios. Os colaboradores passam a se sentir mais valorizados, reduzindo o risco de afastamento por lesões e colaborando com aumento na produtividade. A SIPAT é uma ferramenta recomendada para ampliar a conscientização de uma equipe. É um investimento pensando na qualidade das atividades desenvolvidas.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, representada pela sigla SIPAT, é uma semana onde os colaboradores da empresa são orientados a praticarem atividades laborais sem riscos e cuidarem melhor de sua saúde de uma maneira geral. A ideia é que estas orientações sejam colocadas em prática durante o ano de trabalho.

Se você é um dos organizadores deste evento e não sabe por onde começar, sugerimos que leia também nosso artigo sobre ideias para SIPAT.

Importância da CIPA na SIPAT

Não podemos falar da SIPAT sem mencionar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA. Ela tem como objetivo reduzir as doenças causadas pelas atividades laborais.  Outra meta é identificar as condições de risco existentes no trabalho para proporcionar um ambiente muito mais seguro aos funcionários.

Quais os objetivos da SIPAT?

A SIPAT não pode ser considerada somente como uma semana de palestras, pois este evento tem como principal objetivo conscientizar e orientar os funcionários dos mais variados segmentos em relação aos perigos ocasionados durante as atividades laborais. O colabores devem ter em mente que a segurança deve estar em primeiro lugar, evitando riscos desnecessários.

Benefícios para os funcionários

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, se organizada na empresa, trará muitas vantagens para os funcionários. Serve para deixar o ambiente mais harmonioso, já que todos os trabalhadores irão atuar em prol da segurança.

Os funcionários que passam o ano inteiro numa rotina incessante de trabalho, tem na SIPAT uma semana para terem uma reciclagem sobre informações relacionadas a prevenção de acidentes e boas práticas de saúde. Isto proporciona um time mais integrado, participando de dinâmicas em conjunto e criando um vínculo entre eles o que gera um local de trabalho mais harmonioso e próspero.

Prevista em Lei

A SIPAT está definida pela Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra “O”. A SIPAT surgiu para ser uma campanha interna de prevenção contra acidentes e doenças do trabalho proporcionando a seus funcionários informações de qualidade.

Vale a pena organizar?

A SIPAT é coordenada por membros da CIPA, que organizam uma semana inteira com atividades ligadas a prevenção no trabalho. São práticas importantes para empresas de diferentes segmentos e tamanhos, já que leva mais informação e orientação para os profissionais.

Prevista em lei para ser realizada anualmente, é importante que você saiba que não há nenhum tema obrigatório para ser abordado durante a SIPAT.

Para que sua SIPAT tenha sucesso é importante verificar com antecedência quais são os assuntos mais pertinentes para tratar durante seu evento. Desta forma, a empresa consegue atuar diretamente na necessidade de seus funcionários e temas internos.

Como fazer na sua empresa?

A empresa deverá divulgar as informações para os trabalhadores de maneira clara e objetiva. É interessante que as práticas passem por modificações de um ano para o outro, não as tornando enjoativas.

O Grupo MedNet é uma empresa especializada em SST e atua desde 1994 neste segmento.

Contamos com uma equipe especializada com profissionais da saúde como psicologia, enfermagem, segurança do trabalho entre outras áreas da saúde.

Em nosso portfólio de atividades temos palestras interativas, apresentações. intervenções nos setores. Cada uma destas atividades são desenvolvidas por profissionais especializados em suas áreas para justamente levar para seus funcionários o que há de melhor e mais atual.

Fonte: https://www.conceitozen.com.br/por-que-participar-da-sipat-em-sua-empresa.html