O RH vem mudando ao longo dos anos, afinal, lida diretamente com as pessoas e à medida que a alta gestão entende a importância das pessoas para os resultados do negócio, o cenário muda dentro das empresas. Saiba mais sobre o RH estratégico no texto abaixo!

 

RH tradicional e RH estratégico, você sabe a diferença?

O RH tradicional e o RH estratégico adotam duas abordagens distintas para gerenciar o departamento pessoal de uma empresa, mas você sabe a diferença? O primeiro ponto é que no RH tradicional, o processo é reativo e executa funções fragmentadas, diferente do RH estratégico, que é uma gestão mais ágil e proativa. Mas vamos esclarecer melhor a seguir.

 

O que é RH tradicional?

Vamos iniciar explicando que ambas as gestões são modelos, assim, o modelo de RH tradicional tem como principal característica o operacional, o executar tarefas. O processo operacional, como o nome diz, possui grande burocracia, pouca flexibilidade e grandes etapas/ processos. Assim, o RH tradicional tem como foco o operacional em todo processo.

 

O que é RH estratégico?

O RH estratégico, de forma resumida, é o setor que trabalha o foco em resultados, baseando-se em dados e com isso, constrói metas para atingir os objetivos da empresa.
O RH estratégico deixa de ser apenas burocrático e passa a atuar em conjunto com as demais áreas, assim, o RH estratégico procura focar nos talentos do negócio e na gestão de pessoas, observando o todo.
O objetivo principal do RH estratégico é garantir melhora na comunicação/ conexão entre os colaboradores e os objetivos da empresa, visando otimização dos processos e com isso, garantir a melhora nos resultados.

 

Confira as principais características do RH tradicional e o RH estratégico: 

 

 

as principais características do RH tradicional e o RH estratégico

Benefícios de implementar o RH estratégico na sua empresa

Um dos principais benefícios que o RH estratégico oferece às empresas é a organização, o crescimento do negócio através da gestão estratégica das pessoas.
A gestão estratégica das pessoas está no modelo de RH estratégico, afinal, o RH estratégico consiste em um conjunto de práticas que tem por objetivo melhorar os processos internos, iniciando pela contratação, que deve estar alinhada tanto com os objetivos pessoais do colaborador, quanto os objetivos da empresa.
Ao implementar o processo de gestão estratégico de pessoas, existe então contratações mais assertivas (o profissional mais adequado para assumir a vaga de acordo com os objetivos dele e da empresa), evitando perda de tempo de gestores, e consequentemente gastos desnecessários, além de redução do turnover, aumento da produtividade e motivação, melhora na qualidade da comunicação interna, tudo devido às estratégias do RH, alinhadas com os objetivos da empresa e colaboradores.

 

 

Como implementar o RH estratégico dentro da empresa?

Os gestores de RH precisam se conscientizar da evolução no processo de gestão das pessoas, bem como das empresas. Assim, implementar o RH estratégico é ter em mente que tal modelo é capaz de unir os processos da empresa, desde os processos burocráticos, até a gestão das pessoas com total fluidez. Assim, o principal objetivo deve ser garantir que ambos os processos sejam feitos com o máximo em excelência.
Os profissionais do RH estratégico precisam ter uma visão holística, ou seja, uma visão do todo, estando mais próximos dos setores e suas vivências e necessidades. Estar atento às tendências do mercado, nos dados coletados dos colaboradores e como isso pode impactar na empresa, seja em performance, seja em redução de gastos, bem como estar atento às necessidades de todos os setores da empresa.
Logo, a junção de coletar dados dos colaboradores e um planejamento para execução dos processos, traz uma melhora significativa na empresa. Pois, um RH estratégico não espera um problema aparecer para agir, ela age de forma antecipada, se fortalecendo com um RH estruturado e paralelamente, proporciona uma melhor gestão de pessoas e consequentemente colaboradores mais satisfeitos.

Por MedNet