Mais saúde para a equipe: a ginástica laboral dentro da empresa ajuda a manter a qualidade de vida do colaborador, auxiliando na postura correta, prevenindo lesões por esforços repetitivos e outros benefícios. Mas e para empresa, quais são os benefícios? Confira abaixo!

 

Ginástica laboral dentro da empresa: os benefícios

A ginástica laboral quando aplicada na empresa confere diversos benefícios tanto para o colaborador, quanto para a empresa, mas dúvidas quanto a eficácia de tal ação são recorrentes, por isso separamos alguns dos benefícios em aplicar a ginástica laboral na empresa.

  1. Redução de lesões: menos acidentes de trabalho e absenteísmo
    A diminuição dos índices de acidentes de trabalho e absenteísmo é presente quando a empresa adota a presença de ginástica laboral, sendo uma tentativa de redução de incidência e severidade do desconforto musculoesquelético, dores e lesões. Logo, a redução dos índices de afastamento e doenças ocupacionais é comum, afinal, por ser uma atividade física, a prática contribui na melhora do dia a dia do colaborador.
  2. Saúde do colaborador e promoção da saúde
    A educação do colaborador em ter um estilo de vida mais saudável é promovido quando aplicado a ginástica laboral na empresa, sendo que promover a saúde é transformar comportamentos e uma vez a metodologia aplicada, a melhoria a curto prazo poderá ser observada.
  3. Aumento da satisfação dos colaboradores
    Incentivar a saúde e bem-estar promovendo mais qualidade de vida é uma forma do colaborador se sentir mais satisfeito no ambiente de trabalho, pois acredita que a empresa está preocupada com seu bem-estar e opta por cuidar por sua permanência com atividades que o valorize.
  4. Aumento da produtividade
    Pequenas ações geram grandes transformações! A atividade física dentro da empresa é mais do que um momento de descontração, é uma forma de fazer com que o colaborador entre em contato com sua saúde e com isso, melhore o seu foco e atenção, potencializando seus resultados diante as atividades laborais. Além disso, a ginástica laboral faz com que o colaborador se sinta mais disposto, relaxado e motivado, melhorando não apenas a produtividade, como o clima organizacional.

 

https://www.youtube.com/watch?v=IfW9wFXoRLk&feature=emb_title

 

Saúde da equipe: por que investir?

Trouxemos alguns dos inúmeros benefícios acima do que a ginástica laboral pode oferecer para a sua empresa, mas afinal, a saúde dentro da empresa merece mais atenção? Como e por que investir em saúde?
A resposta é simples: sim, a saúde dentro da empresa merece mais atenção. De acordo com a pesquisa de Heyla Medeiros e Solange Andrade, ela demonstrou que 100% dos colaboradores participantes reconhecem a ginástica laboral como minimizadora do estresse do dia a dia, além de 91% relatar o aumento da interação entre os funcionários dentro da empresa e 55% apontar que a adesão ao programa de ginástica laboral os incentivou à prática de exercícios fora do ambiente de trabalho.
E como começar? Pesquisando empresas especializadas que possam fechar pacotes com a sua empresa que antes de oferecer os pacotes, reconheça as necessidades trazidas pelos colaboradores e pelos dados informativos do RH, como afastamentos, atestados e recorrências presentes são de extrema importância.
Lembre-se! A ginástica laboral não melhora apenas a qualidade de vida do colaborador. Segundo a NR-17, que é especificamente voltada para análise ergonômica/ Laudo de Conforto Térmico e Iluminamento, as empresas devem estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente e com isso, a ginástica laboral atua diretamente como uma grande aliada da ergonomia no ambiente de trabalho, uma vez que contribui para que o colaborador obtenha condições físicas necessárias para a execução de suas tarefas diárias.

 

Investimento em bem-estar corporativo com alto valor de ROI (Return on Investment)

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos apontam que para cada dólar investido em programas de qualidade de vida com a presença de ginástica laboral, são economizados cerca de três dólares, incluindo assistência médica, diminuição das faltas no trabalho, na rotatividade, além de um aumento significativo da produtividade.
Que tal discutir mais estratégias para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? A MedNet conta com um time de especialistas que podem te auxiliar quando o assunto é Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho. Fale hoje mesmo com um especialista!

 

Por MedNet