Como está a cultura de segurança na sua empresa?

Você sabe o que é uma cultura de segurança? Cultura de segurança é um conjunto de percepções, atitudes e hábitos compartilhados por um grupo de pessoas dentro de uma organização e planejados para diminuir e evitar riscos. Quando uma empresa possui uma cultura de segurança madura e bem estabelecida, empregadores e empregados moldam seus valores coletivos e atitudes conforme boas práticas de segurança.

Em 1980 Scott Geller definiu três itens para sintetizar a cultura de SST: pessoa, ambiente, comportamento.

• Pessoa: conhecimentos, habilidades, capacidades, inteligência, motivos, personalidade.
• Ambiente: equipamentos, ferramentas, máquinas, quente/frio, engenharia, normas regulamentadores, certificações, padrões.
• Comportamento: cumprir, coaching, reconhecimento, demonstração, comunicação, cuidado ativo.

O triângulo da segurança é dinâmico e interativo, um fator eventualmente impacta no outro. De modo geral, quando um colaborador escolhe agir de forma segura, consequentemente resulta em uma mudança ambiental.

Maturidade da cultura de segurança

A grande maioria das empresas já adota práticas de segurança como equipamentos, treinamentos, políticas e procedimentos, porém pode não ser suficiente. Isto indica um baixo nível de maturidade da cultura de SST.

Falta de comprometimento da liderança: é comum líderes que acreditam que segurança do trabalho é de responsabilidade apenas dos profissionais de segurança. No entanto, o tema é dever em todos os níveis da empresa.

EPIs: relacionar boas práticas de segurança a apenas a utilização de EPIs não representa um nível de maturidade na cultura de segurança. EPIs são o mínimo a ser feito.

Punições: a cultura de segurança deve passar pela conscientização dos colaboradores e engajamento da força de trabalho e não por ações impostas de cima para baixo, com punições quando não cumpridas.

Como evoluir a maturidade da cultura de segurança?

Compreender a segurança do trabalho como valor e não como uma prioridade. Prioridades podem mudar, mas valores são sólidos.
O compromisso dos líderes e o envolvimento dos empregados nos processos. Todos devem ser vistos como responsáveis na construção de uma cultura de segurança.

Liderança ativa, engajamento, treinamentos periódicos, diálogos de segurança, campanhas de conscientização.
Há maturidade na cultura de segurança de uma empresa quando os colaboradores encontram motivos para trabalhar de forma segura habitualmente, quando os riscos no ambiente são minimizados e quando os comportamentos de modo geral são seguros.

Qual é a importância da cultura de segurança?

Uma cultura de segurança estabelecida e sólida afeta diretamente a produtividade, a moral, o bem-estar dos colaboradores e a lucratividade da empresa. Segurança do trabalho vai além de cumprir normas e legislações.

A Mednet é uma empresa líder no mercado, atuando a mais de 29 anos com Saúde e Segurança do Trabalho, com uma equipe multidisciplinar e especializada, a Mednet trabalha a fim de promover ambientes seguros e saudáveis. A Mednet possuí uma gama de treinamentos que podem ajudar a construir uma cultura de segurança madura e eficaz, zelando pelos colaboradores e evitando riscos.
A Mednet possuí também uma plataforma on-line, completa para gestão de SST. Fale já com um de nossos especialistas!