Soluções para 2021 em um mundo cheio de esperança, novidades e adaptações. A previsão do futuro já se concretizou e, embora a pandemia seja passageira, o investimento em tecnologia de recursos humanos em 2021 deve levar em conta os novos hábitos então desenvolvidos.

Portanto, hoje apresentaremos algumas soluções para profissionais de recursos humanos em 2021. Soluções técnicas do Grupo MedNet que trazem recursos inovadores para promover a gestão, e os recursos humanos não podem ser ignorados. Deseja conhecer os principais diferenciais que estão no topo da gestão de recursos humanos e verificar se elas são adequadas à realidade da empresa em que trabalha? Continue lendo o artigo e descubra!

1. Solução: Treinamentos ONLINE e PRESENCIAL para profissionais

A Mednet possui uma plataforma web que conta com alguns dos seus principais treinamentos presenciais em formato EAD. São oferecidos treinamentos e cursos baseados nas NORMAS REGULAMENTADORAS e, em alguns casos, solicitados pela própria CLT.

Com o intuito de evitar a locomoção e a aglomeração dos colaboradores na realização dos treinamentos, as organizações poderão aderir ao uso da plataforma e ferramentas que proporcionam o aprendizado contínuo no próprio ambiente de trabalho, ou na modalidade online.

É importante entender a dinâmica e relevância desses cursos, uma vez que a pandemia acaba por tornar a interatividade da modalidade presencial como um grande desafio para a segurança e saúde. Neste momento, a certificação de cursos online vem a ser uma solução para diversos cenários.

Uma tendência importante para um momento de pandemia é a questão das tratativas online. Os cursos oferecidos na plataforma, são complementares aos presenciais, ou unicamente online, mas todos com o intuito para desenvolvimento e capacitação. A plataforma contará com área de login e acesso seguro, em um ambiente intuitivo e simples para que todos tenham excelente experiência e consigam realizar os cursos sem dificuldades.

2. Solução: PLATAFORMA WEB de Gestão em SST

Estamos na geração dos profissionais que, podemos dizer, são os nativos digitais. Essa geração acaba tendo necessidades e anseios diferentes das gerações anteriores onde o papel, caneta e agilidade ao se escrever eram essenciais para absorver conteúdos novos. É necessariamente ao contrário a esse exemplo que as empresas precisam estar preparadas tecnologicamente oferecendo soluções para acompanhar as mudanças de mercado e também para a retenção de talentos dessa nova geração.

Hoje em dia o salário não é mais o ponto focal dos profissionais e passa a ser visto como uma parte dos benefícios que retém os colaboradores. Foi pensando exatamente na praticidade, comodidade e na agilidade dos processos e em todo potencial tecnológico que a Mednet desenvolveu a Plataforma Web (Área do Cliente). A plataforma conta com vários benefícios para os profissionais de RH que podem trazer organização, agilidade e praticidade com as informações geradas pelos atendimentos das unidades da MedNet.

Além da possibilidade de geração de relatórios, como por exemplo: Relatório Anual, Identificação Nominal (CPF x risco x setor), Estatística de Exames Realizados, Listagem de Ocorrências (Atestados) e, para melhorar ainda mais a experiência dos usuários da Plataforma, há uma atualização sendo realizada, tornando em breve, possível também a realização de gerar relatórios sobre Qualidade de Vida, Análise Epidemiológica, Relatório de Indicação do NTEP, além de um deashbord (painel) totalmente reformulado.

O aplicativo mobile que está em desenvolvimento estará em conformidade com a NR01 e com as diretrizes da LGPD, em vigor desde o ano passado. Ele fornecerá aos usuários acesso por login e senha, garantindo segurança de ponta a ponta para que as documentações de todos os atendimentos realizados pelo colaborador estejam disponíveis de forma restrita. Dessa forma, cumpre-se a solicitação da NR01 que visa que a empresa precisa fornecer as documentações de exames para seus colaboradores.

3. Solução: Atendimento INTERFRANQUIA

É inevitável incluir os impactos da Covid-19 nas tendências para o futuro. Durante esse momento, muitas empresas experienciaram o trabalho remoto pela primeira vez, e isso reuniu diversos desafios para os líderes que tinham em seu mindset a vigilância constante no trabalho de sua equipe. Contudo, mesmo que de maneira forçada, o incentivo aos cuidados com contato e deslocamentos é ainda maior.

Uma das principais tendências dos serviços da MedNet em função de melhorias para as empresas é o Atendimento Interfranquia. Este diferencial da MedNet está apoiado na necessidade de organização e sinergia entre os diversos ambientes de atendimento de Saúde Ocupacional das empresas de Medicina do Trabalho. Em outras palavras, todos os colaboradores de uma empresa podem realizar atendimento médico em qualquer unidade do Grupo MedNet e ter a certeza de que todo o processo e documentação estarão disponíveis da mesma forma de que eles fossem atendido em uma única unidade.

Uma das tecnologias responsáveis por esse diferencial é a Plataforma Web, pois ela disponibiliza aos clientes as documentações dos programas de SST para consulta. Por exemplo: se uma empresa é cliente da MedNet Rio de Janeiro, mas o seu colaborador está a serviço na cidade de Belém/PA, ele poderá ser atendido pela MedNet Belém/PA, e a documentação gerada em seu atendimento ficará disponível em nossa Plataforma Web para a consulta da empresa/colaborador.

Um segundo ponto de extrema importância é em relação ao contrato. A empresa poderá ter um contrato com qualquer uma das 45 unidades do Grupo MedNet sem necessariamente estar fisicamente alocada na mesma cidade. Por exemplo: a empresa poderá ter uma filial em São José dos Campos/SP, ter o seu atendimento realizado nesta cidade, mas ter o contrato firmado com a unidade de Uberlândia/MG, sem nenhum custo a mais por isso.

Além disso, os RHs, hoje em dia, já passaram por algumas transformações digitais, conseguem controlar a jornada, a produtividade e mesmo aspectos burocráticos do departamento por meio de ferramentas digitais, utilizar a nossa Plataforma Web é tão prático e fácil quanto.

4. Solução: Adequados às exigências do eSocial

Para quem estava acompanhando as discussões desde o ano passado, não verá novidades nessa versão final dos leiautes. A parte de SST no novo eSocial vai começar simples. Depois que as empresas estiverem acostumadas com o novo sistema e as NR revisadas, serão acrescentadas as obrigações trabalhistas de SST.

O Grupo MedNet vem acompanhando as alterações e atualizações do eSocial e realizando as adequações necessárias em sua Plataforma Web, para disponibilizar aos seus clientes a possibilidade de exportação das informações de SST para que a empresa possa importar estas informação em seu disparador do eSocial.

Foi publicada, aqui no blog do Grupo MedNet, a tabela atualizada das informações de SST do eSocial, veja abaixo: