Nota sobre fiscalização durante a fase de implantação do eSocial

Comitê Gestor do eSocial esclarece questionamentos feitos por empregadores quanto ao descumprimento dos prazos do faseamento

Considerando os questionamentos encaminhados ao fale conosco do eSocial sobre as penalidades que serão aplicadas pelo descumprimento dos prazos previstos no faseamento” do período de implantação do eSocial, o Comitê Gestor esclarece:

Leia mais

Brasil gasta R$ 1 a cada 7 minutos com despesas de acidentes de trabalho

O afastamento de profissionais de suas atividade laborais por sofrer algum tipo de acidente trabalho é uma preocupação recorrente e que requer investimentos tanto das empresas quanto do governo em prevenção. A avaliação é da presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), Marcia Bandini.

De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2017, a Previdência Social gastou cerca de 26,2 bilhões de reais com benefícios acidentários (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente), sem considerar o estoque de anos anteriores no mesmo intervalo. Significa dizer que a cada 7 minutos 1 real é desembolsado para este fim. Além disso, foram 40.186.713 dias perdidos no mesmo período.

Leia mais

CAMPANHA DSMST – Segurança e higiene ocupacional em salões de beleza

Considerados estabelecimentos comerciais de interesse da saúde, os salões de beleza costumam oferecer riscos químicos e biológicos a quem atua e frequenta esses ambientes, além de gerar perturbações musculoesqueléticas aos profissionais que ali executam suas atividades diariamente. É importante aplicar e seguir algumas medidas de proteção coletiva e individual para garantir a segurança, a saúde e o bem-estar no local de trabalho.

Clique para downloadSegurança e higiene ocupacional em salões de beleza

Obs: Os arquivos estão compactados na extensão ‘zip’.

Dia do Comerciante – 16/07

A importância dos cuidados com a visão

Para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com os olhos, 10 de julho foi escolhido como Dia da Saúde Ocular.

De acordo com dados do Censo Oftalmológico realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBD), existem no País 33 mil crianças cegas e 2,5 milhões de brasileiros com doenças de visão evitáveis.

Leia mais

Mednet Saúde e Informação – Hepatites Virais

Você sabia que a Hepatite é uma doença silenciosa, causadas por vírus que prejudicam o fígado?

As hepatites podem levar a cirrose e câncer. São classificadas por letras do alfabeto: hepatite A, B, C, D e E. Fique atento, um simples contato de sangue já é prejudicial.

Neste material explicamos detalhadamente como acontece a transmissão do vírus, como cuidar e principalmente como se prevenir!

Esperamos que gostem!

Clique aqui e faça download dos materiais!

(Obs: Os arquivos estão compactados na extensão ‘zip’)

eSocial e condomínios: 5 dúvidas sobre o novo sistema

Desde 1º de julho de 2018, o eSocial passou a ser obrigatório nos condomínios!

É isso mesmo! O sistema, que visa padronizar e unificar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores, deverá ser utilizado também nos condomínios.

Assim como ocorreu com a maior parte das empresas, mesmo que o prazo para envio das informações esteja chegando ao fim, ainda existem questionamentos sobre o funcionamento da nova ferramenta.

Para isso, a especialista no assunto, Augusta Coutinho Loch, esclarece as cinco principais dúvidas sobre eSocial e condomínios.

Leia mais

CAMPANHA DSMST – Segurança e higiene ocupacional em salões de beleza

Você sabe as medidas de segurança que se deve tomar quando utiliza a bicicleta? A cada dia que passa, o trânsito se torna mais perigoso. Por isto, é importante garantir a segurança dos ciclistas, que acabam sendo o lado mais frágil em qualquer situação de trânsito.

O aspecto principal é a atitude preventiva. Muitos trabalhadores utilizam a bicicleta para ir e vir do trabalho. Fique atento para algumas dicas.

Esperamos que gostem!

Clique para download: Medidas de segurança para os ciclistas

Obs: Os arquivos estão compactados na extensão ‘zip’.

Atenção aos horários!!

Leia mais

Julho, mês de prevenção e controle de hepatites virais

As mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D, E e G. Cada uma é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes tratamentos.

Resultado de imagem para hepatites virais

Estamos no Julho Amarelo, o mês de prevenção e controle das hepatites virais. Amarelo porque é a cor que geralmente o infectado fica quando a doença se manifesta. Esses vírus atacam o fígado, um dos maiores órgãos do corpo humano, responsável por 500 funções fundamentais.

As hepatites mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D, E e G. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento.

Leia mais