O mês de abril é dedicado à conscientização sobre a segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Esse período é conhecido como “Abril Verde” e tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância de adotar medidas de segurança no ambiente de trabalho, para proteger os trabalhadores e evitar acidentes que possam levar a danos físicos e psicológicos.

A origem está relacionada ao acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, na cidade de Farmington, no estado de Virgínia (EUA), que resultou na morte de 78 trabalhadores em uma mina de carvão. Esse trágico evento serviu como catalisador para a criação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, em 28 de abril, que é celebrado em diversos países ao redor do mundo.

No Brasil foi instituído por meio da Lei 11.121/2005, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A iniciativa é apoiada por diversos órgãos públicos, entidades de classe, sindicatos e empresas, que promovem ações para conscientizar os trabalhadores sobre os riscos associados ao trabalho e incentivar a adoção de medidas de segurança no ambiente laboral.

Por que mobilizar os colaboradores?

Principalmente para as empresas que possuem um nível maior de risco aos funcionários, o movimento ajuda a evidenciar esses perigos e promover ações de conscientização como treinamentos e campanhas.

Além disso, é importante que os trabalhadores estejam conscientes dos riscos ocupacionais e saibam como preveni-los. A participação dos colaboradores na elaboração e implementação de políticas de segurança e saúde no trabalho é fundamental para o sucesso dessas ações.

E mais!

A conscientização e cumprimento das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho auxiliam no ambiente de trabalho mais seguro e facilitam a fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, empresas e colaboradores.

É importante destacar que a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais é um dever de todos, tanto dos empregadores quanto dos trabalhadores. Cabe às empresas fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, adotando medidas de segurança e promovendo a capacitação dos funcionários. Já aos trabalhadores, cabe seguir as normas de segurança e utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual.

Como podemos começar?

A conscientização e cumprimento das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho auxiliam no ambiente de trabalho mais seguro e facilitam a fiscalização por parte d

os órgãos responsáveis, empresas e colaboradores.

Eventos: palestras, seminários, oficinas e treinamentos que falem sobre a data e sobre formas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Redes sociais por ter um alcance maior, é ideal que as empresas compartilhem informações tanto sobre a data como sobre formas de reduzir acidentes de trabalho.

Pequenas ações

Ações simples como uso correto de EPI (Equipamento de Proteção Individual), exames ocupacionais dos colaboradores na data correta, postura e muito mais podem não só salvar vidas, como evitar doenças.

Conscientizar é uma tarefa constante para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
A campanha uma iniciativa fundamental para promover a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Por meio das ações realizadas durante o mês, é possível sensibilizar a sociedade e incentivar a adoção de medidas que protejam os trabalhadores e contribuam para um ambiente laboral mais seguro e saudável.

A MedNet apoia e incentiva todas as ações referentes a prevenção de acidentes no trabalho e tomar medidas efetivas para promover a saúde e a segurança dos trabalhadores.