Todos contra o Covid-19!

Os supermercados precisam garantir a normalidade do abastecimento das famílias e, diante da capilaridade do setor, também constituem importante meio de informação e educação. Os esforços para conter a proliferação do coronavírus (Covid-19) no País devem, neste momento, fazer parte da agenda prioritária de todos os setores da economia.

Ao autosserviço, em específico, por se tratar de uma atividade essencial à sociedade brasileira, conforme Decreto Presidencial nº 9.127/2017, é atribuída uma responsabilidade ainda maior.

Muitas são as medidas que podem ser adotadas, provenientes da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde dos estados e municípios.

Fique atento às orientações fornecidas por estes órgãos, muitas delas listadas nesta cartilha, e estruture um comitê interno para que este grupo possa definir e acompanhar diretrizes pertinentes à cada empresa. É por meio da conscientização e da atitude positiva de cada indivíduo que este episódio será superado. Se cada empresa e cada cidadão fizer a sua parte, passaremos por essa turbulência de forma mais amena e sairemos dela mais fortes como sociedade.

Carrinhos e cestas de compra

O ativo das lojas que os clientes mais têm contato é, sem dúvida, os carrinhos e cestas de compra. Enquanto estão nas lojas, eles estão sempre em contato com as mãos dos shoppers.

Proceda, de forma rigorosa, com a limpeza destes recursos, em linha com a Lei 13.486/2017 que, justamente, determina a higienização de carrinhos e cestas de compra.

Estacionamento

Essa recomendação é válida para as lojas que possuem cancelas. Como os botões para a emissão do tíquete de estacionamento são acionados diversas vezes por dia. Por isso, este dispositivo deve receber atenção especial e ser higienizado com mais frequência. Se não há uma rotina de limpeza para este equipamento, essa é uma boa hora para implementá-la.

Área de vendas

A área de vendas é um espaço fechado e de grande circulação de pessoas. Por esse motivo, merece atenção especial na luta contra o Covid-19. Naturalmente, toda loja possui uma rotina de limpeza para a área de vendas, mas, neste período, é muito importante intensificar o trabalho de higienização para gerar mais segurança aos clientes e colaboradores. Atente-se para as seguintes medidas:

1 – Coloque dispensadores com álcool gel na entrada da loja e em áreas em que há concentração de clientes, como o açougue, padaria e frios, por exemplo. De nada adianta higienizar vários pontos das lojas se o cliente não estiver com as próprias mãos higienizadas.

2 – Disponibilize nos banheiros da loja sabonete antibacteriano e não deixe acabar o papel toalha para a secagem das mãos.

3 – Reforce a limpeza de pontos de grande contato como:

• Corrimões

• Maçanetas

• Banheiros

• Check-outs

• Terminais de pagamento

• Teclado fiscal dos operadores de check-out

• Caixas eletrônicos

• Elevadores

• Puxadores de freezers, geladeiras e balcões refrigerados

• Mesas e cadeiras da praça de alimentação

4 – Se a loja disponibiliza bebedouro, desative-o temporariamente ou ofereça aos clientes copos descartáveis.

5 – Aos supermercados que possuem sistema de ar condicionado, mantenha os componentes limpos, de forma a evitar a propagação de agentes nocivos.

6 – Suspenda as ações de degustação nas lojas e avalie a possibilidade de ampliar a prática do autosserviço de itens perecíveis, como açougue, padaria e frios, de modo a evitar as filas nos balcões destas seções.

Retaguarda em dia

Retaguarda em dia Pontos de retaguarda dos supermercados, como o estoque e as áreas de processamento de alimentos, que dão suporte às seções de açougue, padaria, rotisseria e FLV, não podem ficar de fora desta mobilização. Os cuidados com essas áreas são vitais para reforçar a segurança para os clientes e colaboradores. Neste campo, três medidas são fundamentais.

1 – Disponibilize ou amplie a quantidade de dispensadores com álcool gel nas áreas de processamento de alimentos e estoque.

2 – Reforce a limpeza de pontos como:

• Torneiras e maçanetas

• Balcões

• Equipamentos e utensílios para manipulação de alimentos

• Coletores de dados

• Carrinhos para paletes e empilhadeiras

• Outros equipamentos para a movimentação de produtos

3 – Monitore, diariamente, o estado de saúde dos funcionários. Alinhe, também, procedimentos com a indústria, em relação aos promotores de vendas que acessam a área de estoque.

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