Quando a empresa desliga um colaborador, ela precisa se certificar de que o profissional está em plena saúde física e mental ao sair. Por essa razão, as vantagens e importância do exame demissional devem ser bem conhecidas pela organização, não só porque a sua realização é obrigatória.

A avaliação médica do trabalhador quando ele está sendo desligado de suas atividades resguarda a empresa e é uma garantia para quem está saindo. Além de ser uma exigência da legislação, como já mencionamos, ela representa benefícios para todos os envolvidos. Portanto, continue a leitura e conheça as vantagens e importância do exame demissional.

Quais exames devem ser realizados?

Essencialmente, o exame demissional é uma avaliação clínica médica realizada por uma empresa especializada em Medicina do Trabalho. Alguns exames adicionais podem ser solicitados pelo médico, sobretudo quando as atividades desenvolvidas submeterem o trabalhador a alguma condição de risco. Os principais exames realizados podem ser assim relacionados:

  • anamnese ocupacional;
  • exame da visão;
  • avaliação da pressão arterial;
  • ausculta pulmonar e cardíaca;
  • avaliação de cabeça e pescoço;
  • avaliação de membros inferiores e superiores;
  • avaliação de problemas lombares, ósseos e musculares;
  • avaliação da pele e mucosa;
  • avaliação de quadros psicológicos;
  • avaliação do sistema nervoso central;
  • hemograma completo;
  • audiometria.

Quais as vantagens e a importância do exame demissional?

Para a empresa, o exame demissional pode ser a garantia de que o colaborador não teve a saúde agravada em razão de suas atividades na organização. Já para o trabalhador, atesta sua condição de pessoa saudável para novas ocupações laborais e pode demonstrar, também, a existência de algum dano ocupacional.

Adequação às exigências da lei

Por se tratar de uma exigência da legislação trabalhista, a realização do exame demissional mantém a empresa em situação regular diante de suas obrigações — sendo uma preocupação a menos quando das ações de fiscalização do trabalho.

Proteção contra ações judiciais

Os ritos de admissão e demissão nas empresas constituem objeto de permanente verificação para fins de ações trabalhistas acusatórias de seu não cumprimento. Assim, nas demissões em que os exames foram regularmente realizados, esse já não poderá ser o foco de uma investida judicial contra a empresa.

Proteção financeira

A suscetibilidade financeira das empresas se acentua diante de multas e indenizações resultantes de medidas judiciais trabalhistas. A correta realização dos exames para fins de desligamento de funcionário funciona como uma proteção financeira, evitando despesas que podem ser vultosas.

Preservação da imagem da empresa

Iniciativas como avaliação regular da saúde dos colaboradores são sempre bem vistas e aprimoram a imagem da empresa. Integrar, ainda, um conjunto de programas de qualidade de vida e saúde ocupacional pode ser uma estratégia benéfica para os colaboradores e, ao mesmo tempo, favorável à empresa.

Proteção da saúde do colaborador

Para o colaborador, ser assegurado de que está com a saúde em dia é uma tranquilidade para quem deixa a empresa e deverá iniciar uma nova empreitada. Por outro lado, pode atestar a existência de algum dano ocupacional que precisará ser tratado.

Como a empresa deve proceder para realizar o exame demissional?

Para a realização do exame admissional, toda empresa deve contar com o suporte de uma empresa especializada em Medicina do Trabalho. A experiência facilita a condução dos exames e demais condutas comumente requeridas. À conclusão do exame demissional, deverá ser emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do trabalhador. Assim, para que tudo esteja estritamente em observância das determinações da legislação, não deixe de contar com uma assessoria especializada.

Como se viu, é muito fácil reconhecer as vantagens e importância do exame demissional e, ao mesmo tempo, deixar a empresa mais segura nas mãos experientes de quem tem como missão cuidar da saúde dos trabalhadores.

Continue conosco em nossas redes sociais — estamos no Facebook e LinkedIn.