Em uma empresa, as atividades de gestão são tão importantes quanto as atividades operacionais. Seja financeira, seja comercial ou logística; você certamente já ouviu falar sobre todas elas. Porém, será que está familiarizado com a gestão de segurança e saúde no trabalho?

Existe uma preocupação, cada vez maior, com o bem-estar dos colaboradores, afinal, por um lado, as ações voltadas a segurança e saúde mitigam o risco de sanções e, por outro, aumentam o engajamento, produtividade e lealdade da equipe.

Para desenvolver essas ações adequadamente, você não deve agir às cegas ou guiado por palpites. É aí que entra a gestão de SST, como um conjunto de práticas que permite elaborar estratégias, identificar problemas, medir os resultados.

Certamente agora que você já sabe por que gerenciar a segurança e saúde do trabalhador, veja algumas dicas práticas para fazer essa gestão.

Estabelecer uma cultura de saúde na empresa

Em primeiro lugar,  para uma gestão de segurança e saúde do trabalhador efetiva é que essa não pode ser uma preocupação apenas de algumas pessoas. Pelo contrário, zelar pelo bem-estar dos colaboradores, tanto físico quanto psicológico, deve ser uma parte importante da cultura organizacional.

Dessa maneira, todos os membros da organização vão priorizar a segurança e a saúde, acima de outros interesses, ao tomar decisões.

Promover treinamentos

Treinar os colaboradores é uma decisão inteligente para favorecer a gestão de segurança e saúde. 

Antes de mais nada pense da seguinte maneira: mesmo que exista uma equipe altamente capacitada dentro da empresa, ela não será capaz de ver tudo, de monitorar todos os ambientes e pessoas continuamente.

Por isso, é válido promover treinamentos para que todos da organização possam se proteger e também ficar atentos aos colegas à sua volta. Já que dessa maneira, aumenta-se a probabilidade de identificar riscos, evitar atos e condições inseguras, antes que os problemas aconteçam.


Envolver os colaboradores nas medidas preventivas

Aproveitando o tópico anterior, outra boa prática para a gestão de segurança e saúde é envolver os colaboradores. Como já foi dito, eles estão bem posicionados para identificar riscos na empresa, então, incentive-os a reportar para os gestores. Com base nessas informações, podem ser desenvolvidas medidas preventivas mais precisas.

Estabelecer indicadores e metas

Não existe gestão sem metas claras e indicadores que permitam controlar essas metas. Posto que na gestão de segurança e saúde do trabalhador, não é diferente. Por isso, naturalmente, as metas devem visar a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Os indicadores devem ser transparentes, sem “maquiar” os números. Visto que são eles que permitiram reconhecer se a prevenção está produzindo resultados. Uma vez que a empresa não conseguir atingir às metas, cabe rever seus projetos e ações de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Contar com ferramentas tecnológicas adequadas

Em primeiro lugar, para desenvolver uma boa gestão de segurança e saúde, você pode contar com a ajuda da tecnologia e, especialmente, de um sistema informatizado. Esse tipo de sistema não só permite centralizar as informações sobre os seus colaboradores, bem como acidentes que já sofreram, como também controle de absenteísmo entre outros.

Além disso, ele também possibilita um controle mais eficiente da realização de exames obrigatórios, da participação da equipe em treinamentos e da execução de programas voltados à saúde física e mental dos colaboradores.

Em conclusão, a MedNet oferece a solução ideal e tecnológica para apoiar sua empresa na execução e gestão de segurança e saúde do trabalhador. Entre em contato e esclareça todas as suas dúvidas com nossa equipe!




Clique aqui! Nós podemos te ajudar!