Uma empresa preocupada com a saúde e bem-estar do colaborador é aquela que entende a importância de cada vida. Uma boa gestão envolve a prevenção e a capacitação de todos colaboradores diante os possíveis acidentes que possam ocorrer. Separamos dicas para evitar acidentes de trabalho, leia mais a seguir.

 

Acidentes de trabalho: entenda melhor

Primeiramente, precisamos entender o que seria um acidente de trabalho. O acidente de trabalho, segundo a lei 8.213/1991, é quando um colaborador que está a serviço da instituição, causa perturbação funcional ou lesão corporal que leve à morte, perda ou redução da capacidade laboral, seja ela permanente ou temporária.
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho os acidentes de trabalho geram custos também para o Estado e é incumbido ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS administrar a prestação de benefícios, tais como auxílio-doença acidentário, auxílio-acidente, habilitação e reabilitação profissional e pessoal, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

 

Acidentes de trabalho: os últimos dez anos

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), nos últimos dez anos, os acidentes de trabalho aumentaram, entre os anos de 2012 e 2021, 22.954 mortes no mercado de trabalho formal foram registradas no país, sendo que em 2021. 571,8 mil acidentes ocorreram e 2.487 óbitos associados ao trabalho, aumento de 30% em relação ao ano anterior.

 

Dicas para evitar acidentes de trabalho

Cuidar da saúde e bem-estar dos colaboradores é fundamental para qualquer empresa, afinal, quando ocorre o mínimo de acidentes é porque a mesma se adequa à legislação e inclui as adequações necessárias para aplicação das NRs. Importante lembrar que cumprir todas as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego em relação aos cuidados com a saúde, bem-estar e integridade do colaborador é essencial, inclusive, para evitar autuações legais. Confira abaixo como fazer a prevenção de acidentes de trabalho na sua empresa:

● Disponibilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI)
Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI é uma obrigação da empresa em fornecer, sem custo algum ao colaborador, todos adequados para cada função, sendo que quando danificados, necessitam ser trocados imediatamente, a fim de evitar quaisquer acidentes.

● Capacitação para o uso do EPI
Além de fornecer os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, a empresa é obrigada a capacitar os colaboradores a fim de que usem corretamente todos os equipamentos, bem como fiscalizar o uso dos mesmos, se estão usando de forma correta.

● Ambiente limpo e organizado
Um ambiente limpo e organizado, evita possíveis acidentes. Um exemplo são rachaduras e goteiras, que podem causar queda, bem como um equipamento fora do mapa de lugar, que pode ser um potencializador de acidentes.

● Sinalização
Sinalizar as áreas de riscos, saídas de emergências e equipamentos de segurança com placas e faixas de sinalização por exemplo, são essenciais para orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como reforçar o uso correto dos EPIs.

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Por MedNet