Quando o assunto é a segurança do trabalhador, o ambiente de trabalho seguro é indispensável. Mas você sabe quais são os tipos de treinamentos que devem ser oferecidos aos colaboradores? Leia mais a seguir.

 

Manter o local de trabalho seguro, um ambiente que preze pela saúde e qualidade de vida do colaborador, significa investir em treinamentos em segurança do trabalho. Mas quais são os tipos de treinamentos que devem ser oferecidos aos colaboradores? Existe a assessoria de uma empresa de treinamento em segurança do trabalho para auxiliar a sua empresa?

 

NR-01: o que diz a Norma

De acordo com o item 1.1.1 da NR-01, diz que o objetivo desta Norma é estabelecer as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras – NR relativas à segurança e saúde no trabalho.

Logo mais, a norma pontua:

1.4.1 Cabe ao empregado:
a) cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho;
b) informar aos trabalhadores:
I os riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho;
II as medidas de controle adotadas pela empresa para reduzir ou eliminar tais riscos;
os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;
I os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.
a) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos trabalhadores;
b) permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho;
c) determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho, incluindo a análise de suas causas;
d) disponibilizar à Inspeção do Trabalho todas as informações relativas à segurança e saúde no trabalho.
e) implementar medidas de prevenção, ouvidos os trabalhadores, de acordo com a seguinte ordem de prioridade:
I. eliminação dos fatores de risco;
II. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva;
III. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho; e
IV. adoção de medidas de proteção individual.

https://www.youtube.com/watch?v=4UTXmSABZdA

1.4.2 Cabe ao trabalhador:
a) cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;
b) submeter-se aos exames médicos previstos nas NR;
c) colaborar com a organização na aplicação das NR;
d) usar o equipamento de proteção individual fornecido pelo empregador.

1.4.4.1 As informações podem ser transmitidas:
a) durante os treinamentos;
b) por meio de diálogos de segurança, documento físico ou eletrônico.

1.6 Capacitação e treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho
1.6.1 O empregador deve promover capacitação e treinamento dos trabalhadores em conformidade com o disposto nas NR.
1.6.1.1 Ao término dos treinamentos inicial, periódico ou eventual, previstos nas NR, deve ser emitido certificado contendo o nome e assinatura do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, data, local de realização do treinamento, nome e qualificação dos instrutores e assinatura do responsável técnico do treinamento.

1.6.1.2 A capacitação deve incluir:
a) treinamento inicial;
b) treinamento periódico; e
c) treinamento eventual.

1.6.1.2.1 O treinamento inicial deve ocorrer antes de o trabalhador iniciar suas funções ou de acordo com o prazo especificado em NR.
1.6.1.2.2 O treinamento periódico deve ocorrer de acordo com periodicidade estabelecida nas NR ou, quando não estabelecido, em prazo determinado pelo empregador.

1.6.1.2.3 O treinamento eventual deve ocorrer:

a) quando houver mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho, que impliquem em alteração dos riscos ocupacionais;
b) na ocorrência de acidente grave ou fatal, que indique a necessidade de novo treinamento
c) após retorno de afastamento ao trabalho por período superior a 180 (cento e oitenta) dias.

Outras Normas abordam sobre segurança do colaborador, como a NR-09, a NR-04, a NR-05, a NR-26, lembrando que existem 36 Normas relacionadas às mais variadas ocupações laborais que refletem diretamente no trabalhador/ empresa.

Quais são os tipos de treinamentos que devem ser oferecidos aos colaboradores?
O treinamento em segurança do trabalho é a melhor forma de promover a eficiência desse setor na sua empresa. Assim, os tipos de treinamentos que devem ser oferecidos aos colaboradores podem variar, refletindo diretamente em benefícios a curto, médio e longo prazo para todos, sendo que algumas capacitações são obrigatórias e devem ser cumpridas segundo exigência da legislação trabalhista.

 

Alguns treinamentos são elencados e aplicados em função das atividades desenvolvidas da empresa, sendo:

 

  1. Brigadistas (formação);
  2. A formação para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  3. Uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pertinentes às atividades;
  4. Curso básico de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade;
  5. Curso complementar de Segurança no Sistema Elétrico de Potência;
  6. Treinamento em: trabalho em altura e em espaço confinado, primeiros socorros, treinamento para situações de incêndio e ergonomia no trabalho.

 

Acidentes: redução nas ocorrências

Ao capacitar os colaboradores, sua empresa fica preparada para quaisquer infortúnios que possam ocorrer, reduzindo inclusive as ocorrências, assim, investir em capacitação é investir em saúde e segurança no ambiente de trabalho. Tantos colaboradores, visitantes e os gestores podem conduzir suas atividades rotineiras com a tranquilidade necessária quando o ambiente está seguro e preparado. Um ambiente ao qual todos agem corretamente, usam da prevenção como aliada.

Os treinamentos desenvolvem uma cultura de segurança
Um ambiente saudável e seguro é estabelecido por lei, porém, quando há uma cultura de debater a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e dos colaboradores, desenvolvendo gradativamente o pensamento prevencionista na empresa, cria-se uma imagem de credibilidade, fortalecendo os valores da empresa. Mais do que treinamentos e capacitações constantes, trazer para a realidade do colaborador a importância da cultura de saúde e bem-estar.

 

Cursos e treinamentos conforme exigências legais

A MedNet oferece serviços de excelência quando o assunto é saúde e segurança do trabalho. Com cursos e treinamentos ministrados por profissionais altamente capacitados, garanta mais qualidade de vida no ambiente de trabalho! Entre em contato com a MedNet e saiba mais sobre os serviços!

 

Por MedNet