O departamento de RH das empresas tem se deparado com um desafio maior conforme as inovações do mercado de trabalho vem acontecendo. Cada vez mais os profissionais são seletivos quando o assunto é benefícios e ambiente de trabalho. 

Com isso, o sistema de remuneração tradicional e com os benefícios empresariais, legais não são mais um diferencial ou atrativo, o que passou a exigir do RH um sistema de gestão de benefícios. 

O mundo está em constante evolução, com isso as técnicas empresariais e as exigências tanto do mercado quanto dos candidatos crescem junto.

Então atrair e reter colaboradores que vestem a camisa da empresa e agreguem valor está se tornando cada vez um desafio maior, isso devido a competitividade do mercado. 

Esses benefícios podem variar dos mais tradicionais como o convênio médico e o plano odontológico, até os mais inovadores, tudo depende da cultura e perfil da organização e das necessidades e tipo de colaborador que trabalham nela. 

Mas por que aplicar uma gestão de benefícios?

Há um tempo, muitos gestores e donos de empresa viam os benefícios como apenas um “gasto” a mais na folha de pagamento dos funcionários, não enxergando que na realidade, esse era um investimento.

Porque com isso, os colaboradores se sentem valorizados e consequentemente mais motivados.

É uma via de mão dupla, a empresa que valoriza seus funcionários, os deixam mais motivados e com orgulho do seu trabalho e com isso, alcançam mais resultados, o que deixam os gestores felizes. 

Sem contar que os benefícios ainda trazem:

  • maior engajamento na relação colaborador e empresa;
  • atração de bons funcionários;
  • redução na rotatividade dos profissionais;
  • aumento de produtividade;
  • maior eficiência nas tarefas diárias;
  • melhor clima organizacional.

Ou seja, o investimento de benefícios dos colaboradores não são somente para os colaboradores, mas para toda organização.

Quais benefícios aplicar?

Existem diversas opções para se aplicar, mas tudo varia de acordo com a cultura e formato da sua empresa, que pode variar das mais formais às mais descontraídas. 

Além disso, você precisa analisar seu público interno e saber o que funciona e é atrativo para seus colaboradores. Pensando separei algumas opções de benefícios que podem servir para você:

Ergonomia 

Essa é um estudo das condições de trabalho de uma empresa. Na prática a ergonomia estuda, desenvolve e aplica regras para tornar o trabalho mais produtivo e saudável, deixando-o compatível com as características físicas e psíquicas dos funcionários. 

Afinal, se perguntar para um grupo de pessoas se passa mais tempo e casa ou no trabalho, a maior parte irá responder no trabalho. Então é preciso que esse seja um ambiente agradável e que não prejudique a saúde dos colaboradores. 

Para isso, os especialistas nessa prática, busca conhecer o perfil dos colaboradores e o tipo de atividade que fornecem, assim conseguem uma análise dos riscos físicos e mentais que podem surgir. 

A prática é tão importante, que foi desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego junto com sindicatos e associações trabalhistas, a Norma Regulamentadora nº 17 e tornou a ergonomia exigida por lei dentro das organizações.

Isso devido ao aumento de casos de doenças ocupacionais e tem o objetivo de determinar adaptações nas condições trabalhistas visando o máximo de conforto, segurança e qualidade de vida para os trabalhadores, para assim poderem ter seu melhor desempenho para a organização.

A prática ainda conta com outras vantagens, como:

  • Colaboradores que valorizam seu trabalho e empresa
  • Diminuição de faltas e afastamentos
  • Aumento na produtividade
  • Prevenção de doenças laborais

Atividades de Treinamento

Mesmo que o colaborador possua a sabedoria técnica necessária e tenha o perfil da sua empresa, cada organização funciona de um jeito então para um trabalho eficaz, é preciso um treinamento bem elaborado. 

Afinal, esse é o momento de preparar os funcionários para lidar com todas as situações envolvidas na execução de suas funções. Além disso,  os treinamentos buscam padronizar as ações e a dinâmica empresarial, o que beneficia tanto o colaborador quanto a empresa.

Sem contar que é uma ótima oportunidade para apresentar ou mesmo lembrar aos funcionários a filosofia e os valores, políticas e missão da empresa. E quando um funcionário conhece e partilha desses pensamentos, consequentemente se envolve e acredita mais no seu trabalho. 

Com seus funcionário bem treinados e envolvidos com a organização, é possível passar as contratações por meio de processos internos, que possibilite a rotatividade de funções e um bom plano de carreira para o colaborador. O que além de ser um benefício e um atrativo muito grande para os candidatos, traz diversas vantagens, por exemplo:

  • Reduz os custos
  • Aumenta motivação e sentimento de pertencimento dos colaboradores
  • Eleva a produtividade
  • Gera um ambiente de trabalho mais agradável
  • Diminui a rotatividade de funcionários

Ginástica Laboral

Como dito acima, geralmente as pessoas passam a maior parte do seu tempo no trabalho e isso significa para muitas passar o dia sentado e fazendo movimentos repetitivos.

Além disso, a desculpa de todos para não praticar atividades físicas é o famoso “não tenho tempo”, não é mesmo?

Então com o objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas no trabalho, a ginástica laboral é uma prática especificamente para funcionários no local de trabalho, que dura cerca de 5 a 15 minutos. 

Pode ser separado em dois tipos: a preparatória – feita nas primeiras horas do dia com alongamentos – e a compensatória – durante o dia com exercícios de descontração e relaxamento. 

A prática fornece vantagens, como:

  • Prevenção de fadiga, sedentarismo e estresse
  • Prevenção de doenças provocadas por repetição
  • Melhoria na circulação de sangue
  • Correção de postura
  • Melhoria no ambiente de trabalho
  • Aumento de concentração no ritmo do trabalho

Quais são os benefícios mais desejados pelos colaboradores

Além dos citados acima, existem alguns benefícios que são obrigatórios por lei, para os funcionários CLT, como: o FGTS, Vale Transporte, Férias e Décimo terceiro salário.

Mas além desses, existem alguns que são mais comuns em se encontrar no mercado de trabalho, listamos abaixo.

Vale-refeição e alimentação

Um dos mais populares e desejado dos benefícios. O vale alimentação é destinado a compras de mercados para compra de alimentos e também permitido em alguns restaurantes. Já o vale refeição é para ser utilizado em restaurantes, lanchonetes e padarias, sendo raramente aceitos em mercados. 

Plano odontológico e de saúde

Voltado para a qualidade de vida e de saúde dos funcionários, pode ser considerado o mais importante, levando em conta o custo do convênio odontológico individual e do convênio médico individual. 

Os convênios permitem ainda que o colaborador escolha a melhor opção de plano de saúde odontológico e médico que se enquadre em suas necessidade e de sua família.

Além disso, com o plano de saúde dentário e médico você consegue agendar suas consultas e garantir procedimentos e exames com custo menor ou até mesmo gratuitos.

Bolsas de estudo

Esse é menos comum, porém ainda exercido por diversas empresas e pode ser considerado um dos que mais traz retorno a empresa, por garantir a capacitação dos colaboradores e traz grande melhoria nos resultados e crescimento da organização.

Mas independente da empresa e do benefícios que elas oferecem, todas têm o mesmo objetivo: garantir que seus funcionários tenham uma melhor qualidade de vida e se sintam motivados e felizes no seu ambiente de trabalho.

Afinal, um funcionário feliz garante uma empresa feliz e com bons resultados. 

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Ideal Odonto