Você já ouviu falar em PCA? O Programa de Conservação Auditiva é fundamental para que as empresas mantenham a qualidade de vida e do funcionamento auditivo dos seus colaboradores. Diferentemente do que muitos pensam, cuidar do bem-estar dos funcionários é essencial para aumentar a produtividade e a qualidade dos processos.

Para compreender melhor como o PCA ( Programa de Conservação Auditiva ) funciona, você entenderá neste texto o que de fato ele é, quais são os objetivos, as vantagens para empresa e saberá qual é a periodicidade para que os exames de audiometria sejam realizados.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, confira agora as principais informações. Boa leitura!

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O que é Programa de Conservação Auditiva (PCA)?

O Programa de Conservação Auditiva, mais conhecido como PCA, pode ser entendido como um conjunto de medidas para prevenir as perdas auditivas por motivos ocupacionais ou mesmo impedirem que o estado evolua.

Dessa forma, o objetivo do PCA é fazer com que a saúde auditiva dos trabalhadores seja garantida, mesmo quando expostos a grandes níveis de pressão sonora. Assim, é possível evitar que a surdez apareça por motivo de ruídos ou qualquer outro agente nocivo.

Para tanto, o PCA também contribui de maneira contínua para garantir a eficácia das rotinas empresariais. Nos locais e procedimentos que existirem risco para o trabalhador, é necessário implementar o PCA, pois, ruídos que estejam associados a radiações, agentes químicos, calor/vibração/frio e acidentes podem levar a perdas auditivas.

É nesse sentido que o PCA, com seu conjunto de medidas, pode prevenir que os problemas aconteçam ou progridam. Na lei, a Portaria nº 19, editada em abril de 1998 é o documento do Ministério do Trabalho e Emprego que consta a obrigatoriedade de se implementar o PCA em todo ambiente laboral que tenha níveis de pressão sonora elevados.

Para que o programa seja eficaz, é necessário contar com uma equipe multiprofissional que trabalhe em parceria. Dessa forma, se utilizam medidas de fonoaudiologia, medicina, engenharia, administração, além de treinamentos.

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Quais são os objetivos?

Ao adotar o PCA ( Programa de Conservação Auditiva ), uma empresa pode ter vários benefícios e objetivos.

Entre eles, os principais são:

  • melhorar a qualidade de vida do trabalhador, tanto no local de trabalho quanto fora dele;
  • identificar funcionários com problemas auditivos;
  • diagnosticar precocemente as perdas auditivas;
  • adequar as empresas às exigências legais;
  • reduzir custo de insalubridade.

Quais são as vantagens de fazer prevenções (como o PCA) em empresas e indústrias?

Há diversas vantagens para as empresas que fazem prevenções. De início, pode-se observar maior produtividade, já que o funcionário tem menor estresse e fadiga. Com isso, o número de acidentes é reduzido, já que ele estará integrado a um ambiente em que políticas são implementadas para que a saúde e segurança do trabalhador seja preservada.

Para isso, o PCA precisa de um trabalho persistente em que novas avaliações e intervenções são realizadas com o intuito de garantir a menor interferência dos níveis de pressão e outros agentes na saúde dos colaboradores. Isso só acontece quando a empresa se antecipa aos riscos e tem o controle da situação.

Separamos para você entender com mais detalhes dois pontos vantajosos para as indústrias e empresas. Confira agora!

Redução de gastos extras com novas contratações e treinamentos.

Você já pensou que quando um colaborador precisa ser afastado do trabalho é necessário treinar o novo funcionário? Com isso, será preciso investir com treinamentos. Só de ter que fazer uma contratação, mais gastos serão necessários, não é mesmo?

Por isso, se sua empresa quer diminuir o custo, é essencial fazer prevenções. É com elas que a instituição terá menos gastos e poderá ser ainda mais competitiva no mercado. Como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar.

Com isso, o que se considera como gasto hoje, pode ser notado como grande investimento no futuro, uma vez que uma série de gastos e multas podem ser evitados.

Melhoria do relacionamento entre funcionários

A situação pode ser ainda pior quando há possibilidades de pagar indenizações para funcionários que tenham sofrido com algum problema auditivo. Esse cenário empresarial gera instabilidade nas relações entre empresa e colaborador e até mesmo entre os próprios funcionários.

Uma instituição mais segura deixa os trabalhadores mais tranquilos para serem mais produtivos. E com o clima ameno, as relações de trabalho fluem mais facilmente, fazendo com que o relacionamento de toda a equipe seja melhor.

Isso se deve, também, a manutenção dos funcionários. Com uma menor rotatividade, a equipe se conhece melhor e tende a se relacionar com mais qualidade. Quando há, por outro lado, maior rotatividade, os colaboradores precisam de tempo para se conhecerem e confiarem uns nos outros.

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Qual é a periodicidade da audiometria?

De acordo com a NR7, os exames audiométricos devem ser realizados, no mínimo, no momento da admissão, no 6º mês da contratação e, depois disso, anualmente, até que o colaborador seja demitido.

Como você viu, ao ser demitido, o funcionário deve passar por avaliação clínica. Ainda de acordo com a NR7, o resultado da audiometria pode ser aceito até 135 dias retroativos à data do exame demissional quando a empresa é classificada com grau de risco 1 ou 2. Caso a classificação seja de 3 ou 4, serão aceitos até 90 dias retroativos à data do exame médico demissional.

É possível que o intervalo entre os exames seja reduzido com a anuência do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a partir de notificação do médico inspetor ou negociação coletiva do trabalho.

E agora, você sabe o que é PCA? O Programa de Conservação Auditiva é fundamental para que as empresas se preocupem com o ambiente de trabalho que proporcionam aos seus colaboradores. Mesmo que seja necessário investir na qualidade, o retorno sempre aparece com maior produtividade, colaboradores mais confiantes e menor risco de acidentes e danos ao aparelho auditivo dos funcionários. Pensar na equipe é pensar também nos negócios. Lembre-se sempre disso.

Você tem proporcionado segurança no trabalho para seus colaboradores? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar seu negócio a ser mais seguro, obtendo melhores resultados. Esperamos seu contato!