A segurança no ambiente de trabalho é elemento indispensável, seja por exigência da legislação, seja pela necessidade de garantir a integridade de todos e do patrimônio da empresa. Por sua vez, o treinamento em segurança do trabalho é a melhor maneira de promover a eficiência desse setor na organização.

Para esse fim, existem diversos treinamentos que podem ser oferecidos pela empresa a seus colaboradores. Ao mesmo tempo, um elenco significativo de benefícios resultantes dessas iniciativas trazem vantagens para todos.

Continue a leitura e saiba por que oferecer treinamento em segurança do trabalho aos empregados.

Tipos de treinamentos que devem ser oferecidos

Existem diversos tipos de treinamentos em segurança do trabalho que podem e devem ser ministrados aos colaboradores. Nesse sentido, algumas capacitações constituem exigência da legislação trabalhista e não se pode deixar de levá-las em consideração.

Outros tipos, por sua vez, devem ser eleitos principalmente em função das atividades desenvolvidas no âmbito da empresa. Desse modo, podem ser considerados os seguintes treinamentos:

  • formação para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • formação de brigadistas;
  • treinamento para o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pertinentes às atividades;
  • curso básico de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade;
  • curso complementar de Segurança no Sistema Elétrico de Potência;
  • treinamento em trabalho em altura e em profundidade;
  • treinamento em primeiros socorros;
  • treinamento para situações de incêndio;
  • ergonomia no trabalho.

Benefícios do investimento em capacitação

Investir em treinamento para aprimorar a segurança no ambiente de trabalho é vantajoso para todos. Dessa forma, os colaboradores, os visitantes e os gestores podem conduzir suas atividades com a tranquilidade necessária. Nesse sentido, alguns benefícios se destacam.

Redução nas ocorrências com acidentes

Boa parte dos acidentes de trabalho ocorre em razão de alguma iniciativa errada ou como consequência da omissão de uma atitude importante a ser tomada. Quase sempre, essas falhas resultam da ausência de treinamento nos cuidados preventivos com o trabalho que é realizado.

Assim, promover a capacitação dos colaboradores constitui um dos investimentos com retorno mais garantido. Afinal, funcionários bem treinados e capacitados adequadamente agem mais corretamente, fazem mais uso da prevenção e, portanto, erram menos.

O resultado indiscutível é a redução no número de acidentes do trabalho na empresa. E qualquer gestor conhece a importância de não haver registro de ocorrência de acidentes na organização.

Redução nos custos com afastamentos

Os afastamentos provocados por acidentes do trabalho resultam em custo elevado para a empresa. São gastos diretos para custear o colaborador sem trabalhar, além dos custos envolvidos com a substituição da pessoa afastada, entre outros.

Em muitos casos, a reposição requer treinamento e mais investimentos, além do tempo. Podem ocorrer, ainda, as questões trabalhistas envolvidas com o acidente e que conduzem a um elenco maior de despesas.

Para evitar tudo isso, um treinamento eficaz nos princípios da prevenção próprios da segurança do trabalho deve ser implementado. A capacitação adequada reduz as ocorrências de acidentes e os custos envolvidos como os dos afastamentos.

Melhoria na qualidade de vida

Os cuidados com a saúde e a segurança no trabalho resultam diretamente em melhor qualidade de vida. Um ambiente mais seguro e mais saudável, além da tranquilidade natural que propicia, isenta a todos do estresse provocado pela existência dos riscos mais comuns.

O treinamento e a capacitação, por sua vez, reforçam esse sentimento ainda mais com a redução das ocorrências de acidentes e as iniciativas prevencionistas. Assim, por exemplo, a ginástica laboral associada aos treinamentos de segurança aprimoram aspectos da saúde que se refletem na qualidade de vida.

Melhor qualidade de vida no trabalho se reflete em todas as atividades. Assim, quando se conduz um treinamento em segurança do trabalho inicia-se, ao mesmo tempo, um ciclo de aprimoramento de diversos aspectos na vida da organização.

Melhoria na produtividade

A capacitação em segurança do trabalho leva à melhoria na produtividade da empresa por meios diretos e indiretos. Primeiro, porque os procedimentos mais seguros e realizados de forma consciente resultam em menos paralisações e, assim, consomem menos tempo improdutivo.

Além disso, a redução de custos melhora o resultado, enquanto a melhoria na qualidade de vida, antes mencionada, conduzem a um melhor desempenho da equipe. Dessa forma, havendo foco na produção associada a menos despesas, pode-se contar com melhoria na produtividade.

Desenvolvimento de uma cultura de segurança

A cultura de uma empresa permeia suas atividades e envolve seus colaboradores. Quando se desenvolve gradativamente o pensamento prevencionista na organização, com o tempo todos vão se moldando a uma forma segura de se conduzir nas diversas atribuições.

Além disso, cria-se uma imagem de segurança associada à empresa que valoriza o cuidado em suas operações, sobretudo treinando seu pessoal para isso. Assim, há um ajustamento da conduta individual e geral, ao mesmo tempo em que se fortalece a característica de empresa segura.

A regularidade na realização de reciclagens constantes consolida a cultura de segurança na empresa, além de associá-la à sua imagem. De modo geral, o mercado recebe melhor as organizações caracterizadas pela segurança com que conduzem suas atividades.

Estratégia para realização de treinamentos

Para alcançar seus objetivos e resultar nos benefícios que podem oferecer, os treinamentos em segurança do trabalho devem ser conduzidos por pessoal experiente. Nesse sentido, deve ser considerado o conhecimento técnico da atividade, mas também a experiência em ministrar cursos e capacitações na área.

De nada adiantaria um grande especialista que não soubesse transmitir adequadamente seus conhecimentos. O aproveitamento de treinamentos nessas condições costuma ser muito pequeno.

Desse modo, para que a relação custo-benefício seja bem favorável, a empresa deve investir em parceiros experientes e especializados em treinamentos de segurança do trabalho. Na verdade, uma boa assessoria pode fazer um diagnóstico anterior e orientar quanto aos cursos mais adequados e indispensáveis para cada caso.

Agora ficou fácil perceber as razões pelas quais oferecer treinamento em segurança do trabalho para os colaboradores de sua empresa. Trata-se de um investimento no qual todos saem ganhando.

Gostou do artigo? Com certeza você vai apreciar o e-book que disponibilizamos: “Documentos de SST: tudo o que você precisa saber!“.