A Síndrome de Burnout é o nível mais alto de estresse que um profissional pode ter no seu regime de trabalho. Uma rotina estressante, um constante esgotamento físico e mental, uma contínua sensação de sufoco são claros sintomas dessa síndrome. 

Considerada um distúrbio psíquico, ela pode afetar qualquer indivíduo que passa por situações de exaustão extrema relacionadas ao ambiente de trabalho. 

Segundo dados da Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), a Síndrome de Burnout atinge cerca de 33 milhões de brasileiros. Em tempos de pandemia, esse número só tende a aumentar. 

Mas, o que esses dados refletem? O que uma empresa precisa fazer para evitar que seus colaboradores entrem nesse número cada vez maior de brasileiros desgastados profissionalmente?

Continue lendo este artigo para entender melhor sobre o assunto!

Saúde no trabalho importa

Antes de falar sobre como a Síndrome de Burnout afeta profissionalmente um indivíduo, é preciso frisar a importância da saúde ocupacional

A saúde no trabalho garante a melhor qualidade de vida do colaborador, melhora o clima da organização e, como consequência, aumenta a produtividade dos trabalhadores. 

A saúde ocupacional é, sobretudo, multidisciplinar. Ela envolve diversas áreas para garantir o bem-estar dos colaboradores dentro de uma empresa. 

Essa qualidade de vida visa evitar que os trabalhadores sejam afetados por doenças tanto físicas quanto emocionais. 


Para isso, pensar na saúde do trabalho significa pensar nas dores e problemas do colaborador. 

Oferecer algum convenio odontologico empresarial, planos de saúde, plantões médicos e psicológicos, rodas de conversa, atividades complementares, são modos de fazer com que o trabalhador se sinta importante.

Além disso, essas ações passam a ideia de uma empresa que tem empatia e preocupação com a vida de seu funcionário.

Colaboradores que se sintam bem onde trabalham, são funcionários mais motivados e, consequentemente, mais produtivos.

Agora, como impedir que a Síndrome de Burnout não atinja sua equipe?

Como evitar desgaste profissional

Quando um funcionário apresenta sintomas da Síndrome de Burnout, ou seja, sinais de estresse e sobrecarga muito elevados, isso diminui a confiança do indivíduo na capacidade de realizar seu trabalho.

Ou seja, isso pode fazer com que os resultados sejam menores e, de certa forma, ruins.

Para evitar que isso ocorra, as empresas precisam estar atentas a alguns fatores que incentivam não só o aumento da produtividade, como a melhora da qualidade de vida da equipe. 

  1. Estimule a sensação de pertencimento

É comprovado que empresas que incentivam uma equipe a trabalhar como um time, que engaja e interage em conjunto, a produtividade dos funcionários aumentam notadamente. 

Isso acontece porque o ser humano é um ser sociável, que precisa estar em conjunto e se sentir bem recebido em um ambiente para contribuir com ele da melhor forma. 

Assim, colaboradores que se sentem cada vez mais pertencentes à uma equipe e uma empresa, são funcionários que se envolvem mais com os processos da organização e se sentem mais felizes com isso. 

Essa sensação de pertencimento só acontece quando a empresa e os funcionários respiram uma cultura organizacional bastante sólida. Além disso, o reconhecimento também é um fator crucial para ter funcionários mais motivados. 

Quando o colaborador se sente pertencente ao ambiente que se encontra e percebe seu trabalho sendo valorizado, gera ainda mais ganhos para a empresa e, claro, para o próprio colaborador.  

  1. Incentive os benefícios empresariais dentro da corporação

Contudo, não adianta apenas reconhecer o trabalho de seu funcionário com feedbacks – apesar disso também ser uma parte importante. É necessário o reconhecimento implementado por benefícios. 

Por isso, incentive os benefícios dentro do seu ambiente de trabalho. 

Quando um funcionário não recebe nenhuma contrapartida da empresa além de seu salário, ele pode transformar isso como um fator ainda mais propulsor de estresse e desmotivação profissional. 

Existem alguns tipos de benefícios empresariais: os obrigatórios garantidos por lei; e os optativos, que variam de acordo com cada empresa.

Os benefícios obrigatórios são:

  • FGTS;
  • Férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • horas extras ou banco de horas; entre outros. 

Já entre os opcionais figuram:

  • Assistência médica;
  • Plano odontológico;
  • Vale cultura;
  • Bolsas de estudos.

Por que é importante oferecer os benefícios optativos?

É interessante para a empresa que seu funcionário seja visto como alguém que é importante dentro da organização.

Pensar na saúde do colaborador e oferecer assistência médica e/ou plano empresarial odontologico é uma forma de mostrar que a saúde de seu funcionário importa realmente. 

Benefícios como bolsas de estudos, premiações ou remunerações diferentes podem ser oferecidas caso haja algum tipo de objetivo que o funcionário tenha que cumprir. 

Por exemplo, metas batidas, resultados acima do esperado, superação de problemas internos etc. 

Ou seja, assim como o convênio médico e plano dental empresarial, o oferecimento de benefícios como vale cultura e descontos em academia são diferenciais importantes para manter a autoestima e o bem-estar do funcionário em todas as esferas da vida.

  1. Promova rotina de exercícios e atividades lúdicas

Dito isso, é importante também que a organização faça com que esse bem-estar se amplie para dentro de sua rotina diária. 

Promover programas de exercícios laborais ou vales e descontos em academias e em outros tipos de atividades físicas, também funcionam como uma boa forma de reduzir o esgotamento mental.

Atividades lúdicas dentro da empresa, como rodas de conversa, jogos eletrônicos ou tradicionais, são outras formas que ajudam a reduzir o estresse interno e desenvolver diversos skills.

Afinal, corpo são é igual uma mente sã, não é mesmo?

  1. Pense na saúde emocional


Por fim, falar sobre formas de evitar a Síndrome de Burnout e não falar sobre saúde mental é um erro imperdoável!

Empresas que promovem a saúde emocional de seus funcionários, são organizações que pensam, sobretudo, em pessoas e não somente no lucro. 

Algumas empresas, atualmente, já fazem parcerias com clínicas psicológicas que atendem de forma conveniada. Essa prática precisa ser incluída nos benefícios empresariais, assim como oferecer um dentista convenio, por exemplo. 

Somente dessa forma é possível melhorar a qualidade de vida do colaborador e, consequentemente, aumentar os resultados de uma empresa. 

Conteúdo produzido por Ideal Odonto