Talvez pelo fato de os nomes serem parecidos, é comum que algumas pessoas façam confusão entre os conceitos de SIPAT e CIPA. Ambos estão relacionados à saúde ocupacional e à segurança do trabalho, mas têm significados diferentes.

Neste post, vamos esclarecer as diferenças entre SIPAT e CIPA, bem como falaremos sobre as relações entre elas. Confira as informações nos tópicos a seguir!

O que é a SIPAT?

SIPAT é uma sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Trata-se de um evento que é obrigatório para as empresas que têm CIPA, conforme prevê a norma NR 5.

A ideia é que sejam promovidas palestras, treinamentos, cursos ou workshops, pelo menos uma vez por ano, para que os colaboradores sejam conscientizados sobre a importância da segurança do trabalho.

Podem ser trabalhos temas como o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), primeiros socorros para acidentes de trabalho etc.

E a CIPA, do que se trata?

Já a sigla CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Nesse caso, é preciso que um grupo de colaboradores seja responsável por implementar e supervisionar políticas para a prevenção de acidentes de trabalho nas organizações.

O número de membros da CIPA varia de acordo com a quantidade de funcionários da organização e o tipo de trabalho que ela realiza. Os interessados em fazer parte da comissão devem participar de eleições diretas.

Assim, os colaboradores mais votados compõe a CIPA, por um mandato de um ano. Os eleitos podem concorrer à reeleição uma única vez, pelo mesmo período. Vale ainda lembrar que, os membros da comissão têm estabilidade na empresa, não podendo ser demitidos dentro desse período.

Existe ainda o cargo de designado de CIPA. Trata-se de uma pessoa que fica responsável por essa função quando se tratar de uma empresa menor e que não necessita de uma comissão com mais nomes.

Qual é a relação entre SIPAT e CIPA?

Os eventos da SIPAT são organizados pela CIPA e é essa a relação entre elas. Desse modo, os membros da comissão de prevenção de acidentes devem verificar as condições de trabalho e o comportamento dos colaboradores da organização.

A partir dessa atividade será possível sugerir temas para serem desenvolvidos nas palestras e cursos que serão aplicados no decorrer da SIPAT.

Qual é a importância da SIPAT e da CIPA para as empresas?

A SIPAT e a CIPA são muito relevantes para as empresas e isso não se refere apenas ao cumprimento de uma legislação. Elas são atividades que envolvem a segurança e o bem-estar do trabalhador na empresa.

Dentro desse contexto, a CIPA e a SIPAT fazem com que o trabalho seja executado com mais qualidade, que os colaboradores se sintam mais satisfeitos e produzam mais. Isso tudo contribui, inclusive, para aumentar a lucratividade do negócio.

Conseguiu entender bem sobre as diferenças entre SIPAT e CIPA? Então verifique se na sua empresa tudo está bem organizado nesse sentido.

Para saber mais sobre a relevância do tema, recomendamos que leia o nosso artigo “Os riscos ambientais e a segurança do trabalho: de quem é a responsabilidade nas organizações?“.