Uma gestão eficiente é essencial para evitar erros de SST, mas você sabe quais são? Ter trabalhadores saudáveis e seguros resulta na melhoria da produtividade e reputação da empresa, mas é necessário ir além. Separamos os 5 principais erros de SST que as empresas cometem a seguir.

 

Os principais erros de SST que as empresas cometem

Muitos são os erros de SST que as empresas cometem, afinal, o negligenciar a gestão é algo (infelizmente) recorrente. Mas então, qual a importância de uma gestão eficiente para evitar erros de SST?
Primeiramente, é essencial ter consciência com essa questão, pois trabalhadores saudáveis e seguros no ambiente de trabalho resulta não apenas na melhoria da produtividade do seu negócio, como na reputação da sua empresa. Isso sem falarmos da redução de custos, afinal, ambiente seguro e saudável resulta não apenas no bem-estar do colaborador, como também no bem-estar da empresarial.
Ao falarmos de ambiente seguro, é necessário levar em consideração o cumprimento legal das Normas Regulamentadoras, bem como as demais exigências legais de SST. Ao descumprir as NRs, autuações, indenizações e demais despesas podem ocorrer com a sua empresa, afinal, elas existem para que sejam praticadas de forma efetiva, a fim de evitar cometer erros de SST.
Entre os principais motivos em se fazer uma gestão estão eficiente para evitar erros de SST, temos: melhora na qualidade de vida dos colaboradores não apenas no ambiente de trabalho, redução de doenças ocupacionais e com isso redução causada por afastamentos médicos, melhora na produtividade das equipes devido ao cuidado com a saúde física e mental dos colaboradores e outros.

 

Erros que as empresas cometem: desconhecer a legislação

Abrir um negócio envolve diversos fatores, mas um que consideramos essencial é o conhecimento da legislação. Ao conhecer a legislação, inclusive, ter conhecimento das novas leis trabalhistas que são criadas é de fato, de extrema importância. Ao estar atualizado diante as mudanças das Normas Regulamentadoras e o que isso impacta diretamente no seu negócio, é olhar além. Esse conhecimento poderá evitar erros de SST e com isso, evitar autuações (multas) e penalizações. Esteja por dentro da legislação que envolve o seu negócio!

 

Erros que as empresas cometem: não realizar a documentação de SST

Um bom gestor entende a importância de a empresa estar em dia com a documentação de SST. Um erro infelizmente comum e que pode gerar graves consequências para o negócio, afinal, laudos e programas de Medicina e Segurança do Trabalho garantem que o ambiente laboral seja seguro para os colaboradores.
Importante ressaltar que a documentação de SST é de extrema necessidade não apenas para o colaborador, como para a empresa, pois em casos de processo trabalhista, há um laudo que serve como prova judicial. Toda documentação comprova o comprometimento da empresa com a saúde e segurança do colaborador, estando apta para quaisquer intempéries.

 

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Erros que as empresas cometem: não realizar exames

Um dos maiores erros que as empresas cometem ao falarmos de SST é não realizar os exames ocupacionais. Sabemos da exigência normativa do exame admissional ao contratar o colaborador, bem como o demissional, porém, os exames periódicos muitas vezes passam despercebidos pelas empresas/ gestores: não seja essa empresa!
Os exames periódicos auxiliam as empresas ao que se refere à saúde do colaborador e quaisquer problemas referentes que possam ocorrer, de uma maneira precoce. Estar ciente da saúde do seu colaborador é fundamental, afinal, garantirá melhor chance de recuperação, e apontar se a função deve ser suspensa para aquele colaborador.

 

Erros que as empresas cometem: não investir em capacitação

A capacitação do colaborador deve ser constante, sendo que ao investir em treinamentos, você investe em saúde e segurança na sua empresa. Colaboradores que são expostos a riscos ambientais e/ou periculosos devem estar sempre atualizados, sendo que grande parte das empresas só investem em treinamentos quando ocorre algum acidente, tornando-se assim, um dos maiores erros de SST.

 

 

Erros que as empresas cometem: não supervisionar o uso de EPI´s

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo colaborador e tem por objetivo principal protegê-lo contra riscos capazes de ameaçar a sua saúde e segurança.
Quando uma empresa não supervisiona o uso correto dos EPI´s, bem como não capacita e conscientiza seus colaboradores, ocorre um dos maiores erros de SST. A fiscalização deve ser constante e diária, pois acidentes podem acontecer a qualquer momento.

Listamos acima os 5 principais erros de SST que as empresas cometem, sendo que muitas vezes as empresas cometem erros de SST pela falta de conhecimento em elaborar um plano de gestão eficiente. Ao ter um plano de gestão coeso e eficiente para a realidade da sua empresa, detalhes como os que listamos acima são vistos como prioridade e assim, a saúde e a segurança do colaborador – e também da empresa, estão a salvo. Lembre-se: pregar uma cultura organizacional de vigilância relacionada a SST precisa ser seu principal objetivo.

 

Por MedNet