Este artigo é para você conhecer sobre a nova nr-1 e quais mudanças aconteceram. Confira a leitura atentamente de todos os tópicos até o final e fique por dentro das novidades. Veja!

Regras e legislações são importantes em qualquer setor que pretende melhorar suas práticas internas. Nessa perspectiva, a segurança no trabalho é uma dessas áreas de extremo valor tanto para o colaborador, quanto para empresário e gestores de RH.

O que é a nova nr-1?

A Norma Regulamentador 1 (NR1) dispõe sobre a determinação de outros pontos reguladores relativos à segurança e à saúde do trabalhado. Ou seja, é um instrumento de aplicação em empresas públicas e privadas que contratam funcionários no regime da CLT. No total, são 36 normas regidas pela NR1.

A nova nr-1 aconteceu pela portaria nº 915, de 30/07/2019, do Ministério da Economia/ Secretaria Especial da Previdência.

As mudanças englobam alguns pontos muito importantes. Confira a seguir os principais!

Uso de EPI

Caso o colaborador não utilize o seu EPI, ele poderá ser punido. O detalhe mais importante é que essa punição envolve não somente o uso do material e prevenção de acidentes. Afinal, não realizar os exames médicos ou inviabilizar a empresa de aplicar as regras de segurança no trabalho também são passíveis de punição.

Aproveitamento total e parcial de treinamentos

Se um colaborador muda de emprego dentro da mesma atividade, ele pode realizar o aproveitamento total ou parcial de treinamentos. Esse é um ponto muito importante e inclusivo da redação da nova nr-1.

Direito de recusa

É preciso destacar que o direito de recusa já existia nas outras NR’S. O detalhe é que, agora, o texto ficou ainda mais claro nesse tópico. Com isso, em casos de risco para o trabalhador, ele pode exercer o direito de não retornar às suas atividades enquanto não forem realizadas as mudanças.

Como funciona a análise ergonômica?

A análise ergonômica é disposta pela NR-17. Ela objetiva garantir certos parâmetros para uma boa condição de trabalho.

Adaptações físicas ou psicológicas para que o empregado execute suas tarefas da melhor foma possível. É necessário realizar o levantamento do transporte de cargas e materiais, equipamentos nos postos de trabalho, condições ambientais do serviço e o mobiliário.

Assim, são traçadas estratégias, em associação com fisioterapeutas e médicos, para maximizar a produtividade sem afetar a saúde e bem-estar do colaborador. É interessante pensar nesse aspecto!

Adequar a nova nr-1 pode ser uma tarefa muito complicada, ainda mais quando não se tem uma assessoria. As pequenas empresas são as que mais sofrem para organizar seus processos internos e se adequar à legislação vigente.

Por isso, contar com uma consultoria especializada pode ser uma excelente forma de minimizar erros. Analise, pesquise e defina a melhor opção para o seu negócio.

Gostou do nosso material sobre a nova nr-1? Então, temos certeza que você vai querer conferir nosso artigo sobre qual o atual cenário do empreendedorismo no Brasil. Esse assunto está muito em alta e revela algumas previsões do futuro do mercado nacional. Confira agora!