Entender os motivos que levam à ausência dos funcionários é um dos maiores desafios para as empresas. Seus funcionários estão enfrentando problemas com faltas e afastamentos, mas você não sabe como agir? Neste post, vamos apresentar algumas estratégias para garantir uma boa gestão de absenteísmo na empresa.

Afinal, toda a equipe precisa se manter motivada e disposta a entregar sempre um bom serviço para obter os melhores resultados.

Nesse sentido, a gestão do absenteísmo é uma metodologia que deve ser utilizada para controlar o índice de ausências e faltas, evitando que ele fique acima do esperado.

Para isso, é importante prestar atenção no clima organizacional a fim de garantir uma boa produtividade dos colaboradores e reduzir o risco de faltas, atrasos e desempenho abaixo do esperado. Acompanhe a leitura!

O que é a gestão de absenteísmo?

O absenteísmo se refere a todo o tipo de ausência dos funcionários no trabalho, em decorrência de faltas, atrasos ou afastamentos por motivos de saúde. Essa ausência traz impactos negativos na produtividade da equipe e é uma importante causa de demissão, além de aumentar os custos com a necessidade de contratação de novos colaboradores.

Nesse sentido, a gestão de absenteísmo é uma estratégia corporativa com o intuito de reduzir o excesso de faltas e atrasos ou qualquer outro tipo de problema relacionado à ausência do funcionário na empresa.

Quais são as principais causas do absenteísmo nas empresas?

O absenteísmo pode ser causado por vários fatores. Nesse sentido, os gestores responsáveis pela gestão devem investigar isso mais a fundo e ter conhecimento sobre as razões que geram ausência dos funcionários na empresa.

As causas mais comuns de absenteísmo costumam ser doenças, estresse e fadiga, resolver assuntos pessoais, desídia e falta de compromisso com o trabalho. Elas podem vir acompanhadas de atestados médicos ou serem consideradas causas injustificadas.

A partir do entendimento sobre as principais causas de absenteísmo fica mais fácil concentrar os esforços em como superar as adversidades e implementar uma política corporativa com foco na valorização, e no bem-estar do funcionário.

Como fazer uma gestão de absenteísmo eficiente?

É possível reduzir o nível de ausências e faltas da equipe, melhorando, dessa forma, os resultados da empresa. Conheça, a seguir, algumas práticas que, quando colocadas em prática, ajudam na gestão do índice de absenteísmo.

1. Estabeleça políticas de reconhecimento dos funcionários

Crie políticas que visam o reconhecimento do desempenho de funcionários. Essa é uma excelente estratégia para motivar os colaboradores e fazer com que eles deem o melhor de si no trabalho. Além disso, eles vão se sentir mais valorizados pela empresa, o que melhora a produtividade e reduz a taxa de faltas e ausências.

Por outro lado, a falta de reconhecimento é um fator negativo que traz desmotivação, reduz a produtividade e potencializa o risco de absenteísmo. Afinal de contas, quando ele sente que a empresa não se preocupa com ele, há mais chances de se sentir desvalorizado e ter reações negativas.

Nesse sentido, as políticas de reconhecimento mais comuns e que podem ser implementadas na empresa são a concessão de bonificação sobre a meta batida, day off, viagens, aumento de salário ou, até mesmo, conceder melhores cargos dentro da organização.

2. Atente ao clima organizacional

O cuidado com a cultura organizacional dentro da empresa é uma forma de melhorar o ambiente de trabalho e valorizar os profissionais que ali atuam. Desse modo, a equipe terá mais qualidade de vida e mais motivação.

A ergonomia também deve ser uma das prioridades da empresa. Portanto, implemente dinâmicas de grupo sobre temas relacionados a isso, preze sempre por um ambiente harmônico, agradável e respeitoso.

3. Crie planos de carreira

O plano de carreira é uma maneira inteligente de manter o empregado sempre motivado e pronto para dar o melhor de si. Afinal, ele sabe que tem altas chances de ganhar uma promoção e subir de cargo dentro da empresa. Nesse sentido, é feito um equilíbrio entre os interesses do negócio e os objetivos dos funcionários de modo que seja possível conciliar as expectativas e os objetivos de ambos.

Por outro lado, caso a sua empresa não apresente o plano de carreira, certamente o funcionário não terá o mesmo entusiasmo ao executar as funções e, com o tempo, ele apresentará sinais de desmotivação, atrasos e faltas injustificadas, elevando o índice de absenteísmo. Além disso, há ainda um sério risco de ela ser contratada por outra empresa que oferece a possibilidade de crescimento.

4. Garanta uma boa comunicação interna

A comunicação entre a os líderes responsáveis pela gestão e os funcionários deve ser constante, o diálogo deve ser aberto, com um ambiente amigável e pautado na empatia. Deixe claro que a cultura da empresa está baseada em uma comunicação efetiva, clara e transparente.

A empresa precisa fazer que os colaboradores se sintam à vontade para tecer comentários, fazer críticas e dar sugestões. Com isso, os seus empregados vão se sentir mais à vontade para dar opiniões sinceras e sem medo de serem punidos ou sofrerem represálias.

5. Ofereça feedbacks acertados

Os feedbacks ajudam os empregados a ter uma noção sobre o seu desempenho dentro da empresa. Trata-se de uma maneira de orientá-los para que eles saibam se estão fazendo a coisa certa ou se é necessário ter mais atenção ou cautela em algum ponto que apresenta falhas. Como consequência, eles se sentirão mais satisfeitos em saber que a organização se preocupa com a trajetória deles.

De qualquer forma tome cuidado com o feedback que você envia para os funcionários para não apresentar um tom agressivo ou crítico demais. Essa atitude poderá afastar os colaboradores e fazer com que eles se desliguem da empresa.

6. Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas ajudam a conhecer qual é o nível de satisfação dos seus funcionários com a empresa. Assim, você vai entender melhor como eles se sentem e as mudanças que eles gostariam que fossem realizadas no ambiente. Também é uma maneira de conhecer melhor as falhas e trabalhar em cima delas para melhorar.

O investimento em um sistema automatizado é uma ótima maneira de efetuar a gestão de absenteísmo no trabalho e otimizar o monitoramento da satisfação dos funcionários. Para isso, é necessário avaliar alguns aspectos, como a funcionalidade, custos, armazenamento, interface, manutenção, entre outros.

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