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Gestão do absenteísmo: como acompanhar e reduzir os seus impactos?

Home / +Saúde+Segurança / Gestão do absenteísmo: como acompanhar e reduzir os seus impactos?
3 de setembro de 2020 by Mednet +Saúde+Segurança
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As ausências dos colaboradores no ambiente de trabalho podem se tornar um importante fator de perdas de talentos e de queda na produtividade da empresa. Fazer uma adequada gestão do absenteísmo é medida indispensável, mas requer alguns cuidados para que seja efetiva.

Nesse sentido, é preciso considerar a importância de se conhecer as principais causas das faltas que ocorrem e os efeitos que podem provocar na organização. A partir daí, pode-se conhecer as medidas mais adequadas a tomar para reduzir as ausências dos colaboradores.

Continue a leitura e saiba como acompanhar e reduzir os impactos do absenteísmo.

O que é o absenteísmo?

Conceitualmente, o absenteísmo é a ausência do colaborador de suas atividades laborais em dia ou hora útil de trabalho. Por sua importância na gestão de pessoas, trata-se de um indicador muito utilizado pelo setor de RH.

Sua quantificação ou avaliação numérica se faz de acordo com a seguinte fórmula:

Absenteísmo = (quantidade média de colaboradores X total de dias úteis perdidos) / (quantidade média de colaboradores X total de dias úteis).

Em muitas empresas, o absenteísmo passa a ser caracterizado como um padrão de comportamento surgindo uma forma de ausência habitual na organização. Nesse sentido, sua ocorrência pode ser de natureza organizacional e resultado do tipo de cultura instalado na empresa.

Quais as suas principais causas?

De maneira geral, o absenteísmo tem diversas origens, sobretudo, aquelas relacionadas a questões de saúde. No entanto, sua ocorrência não se limita a situações de ordem médica, mas, como se viu, pode ser fruto do clima organizacional da empresa.

Assim, alguns importantes aspectos podem estar por trás da ausência do colaborador em seu ambiente de trabalho:

  • distúrbios na saúde;
  • inabilidade das lideranças;
  • adoção de metas inatingíveis;
  • comunicação interna deficitária;
  • assédio moral;
  • ausência de perspectivas;
  • desmotivação pessoal ou generalizada.

Boa parte dessas causas interagem e podem estimular ainda mais as fragilidades. Uma das consequências mais comuns é o aumento do estresse com diferentes origens nos diversos colaboradores. Nesses casos, as causas reais acabam por se intensificar aumentando as ausências.

Que prejuízos podem ser gerados?

É uma verdade universal e incontestável que o maior patrimônio da empresa é o seu pessoal. Desse modo, a ausência dos colaboradores pode representar um custo muito grande para a organização.

Primeiramente, a ausência de um colaborador se reflete diretamente na produtividade da empresa. Trata-se de uma consequência direta da redução dos instrumentos produtivos fazendo cair o desempenho da equipe.

Em muitos casos, o efeito da ausência não se limita a uma queda na produção, mas na impossibilidade de produzir. Trabalhos específicos ou muito especializados podem padecer desse mal.

Quando não se administra adequadamente o absenteísmo, pode-se gerar uma cultura da ausência entre os colaboradores, em especial aqueles menos motivados. Com isso, cresce ainda mais o número de faltas que tende a se estabilizar em patamares muito elevados.

Por fim, a consolidação de uma tal situação pode denegrir a imagem da empresa. Com isso, o absenteísmo além de inviabilizar a retenção de talentos, dificulta a aquisição de novos profissionais para os quadros da organização.

Qual a importância de seu acompanhamento?

Pelo que se viu até aqui, acompanhar esse indicador tem grande importância para uma empresa que deseja evoluir e apresentar resultados cada vez melhores. Além disso, deixar de lado uma adequada gestão do absenteísmo pode consolidar, como se viu, uma situação de solução mais difícil posteriormente.

Assim, o aspecto mais importante é quebrar essa espécie de ciclo da falta impedindo que se instale uma cultura nesse sentido. Ao mesmo tempo, o acompanhamento dos índices de absenteísmo e a identificação de suas causas permite chamar a atenção para situações que precisam ser corrigidas.

Por sua vez, a queda na produtividade da equipe quase sempre se traduz essencialmente por redução nos lucros, além de outros prejuízos.

Como reduzir o absenteísmo na empresa?

A realidade envolve inúmeros fatores, de modo que eliminar totalmente o absenteísmo não é meta alcançável. No entanto, controlar e reduzir sua incidência pode ser efetivado, especialmente nos casos cuja origem está em aspectos da própria gestão.

Identificar os motivos das faltas

O primeiro passo é identificar as razões pelas quais estão ocorrendo faltas em números prejudiciais e impedindo os bons resultados da empresa. A seguir, devem ser priorizadas as questões de mais fácil solução e que já podem ser resolvidas.

Esse trabalho voltado para conhecer os motivos por trás do absenteísmo pode ser realizado com o uso de questionários aplicados junto aos colaboradores. Dependendo do estilo e da cultura da organização, chamar o colaborador ausente contumaz para uma conversa franca também pode dar bons frutos.

Fortalecer a imagem da empresa

O absenteísmo e suas consequências ferem a imagem da empresa, interna e externamente. Desse modo, enquanto se trabalha a redução das faltas, deve ser considerada a utilização de uma estratégia de resgate dessa imagem.

Isso pode ser alcançado conduzindo iniciativas que permitam a consolidação da missão e da visão de futuro da empresa. Resgatar os valores originais pode fortalecer a imagem da própria organização e restabelecer seu status.

Promover a saúde no trabalho

Uma empresa com pessoas saudáveis certamente apresenta índices de absenteísmo menores. Ofereça um bom plano de saúde empresarial e promova ações que incentivem uma vida saudável.

Com esse fim, fortalecer a ideia de ambiente saudável com ações concretas apresenta resultados concretos com relação à redução das faltas. Afinal, questões de saúde estão entre as principais causas das ausências no trabalho.

Oferecer um ambiente confortável e motivador

O ambiente organizacional é bem amplo e, além de considerar a saúde diretamente, deve levar em conta a qualidade de vida do colaborador. Isso significa que os trabalhadores devem se sentir confortáveis e motivados na empresa.

Reduzir as situações de atrito e adotar práticas saudáveis que deixem claro que a empresa valoriza sua equipe são essenciais nessa hora. Além disso, uma boa prática é promover um sistema de recompensas que motive as equipes e incentive cada colaborador.

Com essa abordagem, é possível realizar uma boa gestão do absenteísmo e reduzir os seus principais impactos dentro e fora da empresa.

Entre em contato conosco e descubra as melhores soluções para conduzir sua empresa pelos caminhos mais saudáveis do sucesso.

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