Segurança no trânsito, redução de acidentes, conscientização de todos para ruas mais seguras: chegou o Maio Amarelo! Diversos países trabalham nesse sentido, pois em todo o mundo a situação é drástica no trânsito.

A participação de toda a sociedade é necessária e indispensável para alcançar os objetivos do movimento. Por essa razão, é essencial conhecer a iniciativa e participar ativamente.

Continue a leitura e entenda a importância do movimento Maio Amarelo.

O que é o movimento Maio Amarelo?

No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ações para Segurança no Trânsito (2011-2020). Desse modo, nasceu em 27 países o movimento Maio Amarelo.

A iniciativa constitui um movimento internacional que visa a conscientização e mobilização para se alcançar resultados efetivos na redução dos acidentes de trânsito. Ao mesmo tempo, visa promover a condução de um trânsito mais seguro em qualquer situação.

Maio Amarelo é uma ação, não uma campanha, e sua operacionalização conta com o Poder Público e a sociedade civil em diversas ações integradas. Assim, são envolvidos governos, empresas instituições públicas e privadas, além de toda a sociedade.

No Brasil o movimento é promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A proposta é “chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo”.

Qual a sua importância para um trânsito seguro?

Segundo a ONU, até o ano de 2020, o número de pessoas que morrerão no trânsito anualmente será de mais de 2 milhões. No mesmo período de um ano, 500 milhões de pessoas terão sequelas permanentes por ferimentos no trânsito.

Desse modo, fica fácil perceber que qualquer iniciativa no sentido de estimular a conscientização para maior segurança viária será sempre muito importante. Os números mostram que é imprescindível mudar essa realidade.

Nesse sentido, chamar a atenção da população para a necessidade de cuidado e atenção é o primeiro passo para a redução dos acidentes. Assim, construir um trânsito mais seguro começa com a conscientização de todos sobre o absurdo daqueles números e de como impactam a sociedade.

Como o movimento afeta a segurança no trânsito?

Ao mostrar o que ocorre e como se deve agir, inicia-se o processo de sensibilização para atitudes que levem à redução dos riscos e, além disso, aumentem a segurança. Por sua vez, falar sobre o tema com crianças leva o assunto para dentro dos lares.

Ao mesmo tempo, as manifestações na rua, no próprio local do trânsito trazem o senso de realidade para mais perto de cada um. Com isso, observam-se mudanças em diversas frentes.

Trajeto seguro

A conscientização do movimento Maio Amarelo alcança a todos. Dessa forma, ao orientar para a segurança necessária, aponta para o transeunte, assim como para o ciclista, a importância de buscar trajetos mais seguros para seus deslocamentos.

Direção segura

Um dos objetivos mais importantes é alterar a forma como motoristas conduzem seus veículos. Ressaltando a importância da direção segura e sensibilizando para a adoção dessa postura é possível reduzir a ocorrência de acidentes.

Segurança dentro e fora da empresa

O conceito de segurança e de cuidado no trânsito deve ser desenvolvido e estimulado nas empresas e nas escolas, mas também nas ruas, onde é necessária e urgente sua implementação. Do mesmo modo, levar para casa e discutir em família fortalece o sentimento de atenção.

Assim, o movimento Maio Amarelo precisa que sua importância seja ressaltada nas empresas como se faz com acidentes do trabalho. Mas é essencial que haja estímulo para que todos os colaboradores adotem seus princípios e sigam com eles nos percursos que fazem entre a empresa e suas casas. Mais que isso, que incorporem esses cuidados para sempre.

Gostou do post? Então, saiba ainda mais sobre o que é o movimento Maio Amarelo!