Conforme o artigo 19 da Lei número 8.213/91, o acidente de trabalho é o que acontece pelo exercício da profissão a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que ocasione o óbito ou perda ou redução — seja temporária ou permanente — da sua capacidade para o trabalho, por isso é preciso prevenir acidentes.

Segundo a lei, as doenças profissionais e ocupacionais podem ser equiparadas aos acidentes de trabalho. Além de causar repercussões de ordem jurídica, os acidentes menos graves podem causam o afastamento do colaborador e, assim, a empresa deixa de contar com a sua mão de obra nesse período.

Em outros casos, o afastamento é permanente, e é dever da empresa indenizar o trabalhador. Afinal, é o empregador quem cria o risco para seus funcionários durante suas atividades laborais. Dessa forma, é imprescindível que a empresa trabalhe para prevenir acidentes de trabalho, preservando o bem-estar e a saúde do colaborador.

Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas para prevenir acidentes de trabalho em sua empresa. Confira!

1. Forneça os equipamentos de proteção individual

O EPI, ou equipamento de proteção individual, é utilizado para prevenir acidentes, é todo aparato, seja um dispositivo ou produto, usado pelo colaborador com o objetivo de protegê-lo dos riscos de sua função. Esse tipo de recurso só deve ser usado quando não é possível eliminar todos os riscos do ambiente.

A norma regulamentadora de número 6 dispõe que é obrigação da empresa fornecer gratuitamente, a todos os seus funcionários, equipamentos de proteção individual que sejam adequados aos riscos de suas funções. Afinal, em cada setor de um mesmo negócio podem haver riscos diferentes, e é preciso prevenir acidentes, ante que aconteçam. É o que acontece em uma usina, por exemplo, em que há áreas em que o risco auditivo é alto, enquanto em outras existe maior chance de lesão corporal.

Alguns tipos de EPI’s e seus exemplos são:

  • A proteção da cabeça: capacetes;
  • A proteção respiratória: máscaras, filtros;
  • E proteção auditiva: abafadores de ruído, protetores auriculares;
  • E proteção contra quedas: cinto de segurança para altura, cinturões;
  • Também proteção de mãos e braços: macacão de manga comprida, luvas;
  • proteção visual/facial: óculos de proteção, viseiras;
  • proteção de pés e pernas: perneiras, botas, sapatos, botinas e macacões.

Também é função da empresa exigir o uso dos EPI’s, assim como fiscalizar e orientar a sua utilização, para isso existe a Ficha de EPI, conforme NR 6. Quando o produto é danificado ou fora do prazo de validade, deve-se substituí-lo imediatamente. Do contrário, a empresa pode arcar com as multas trabalhistas. Isso é importante porque esses equipamentos garantem a saúde do trabalhador, visto que o protege dos riscos do acidente de trabalho.

2. Promova treinamentos em segurança do trabalho

O treinamento de segurança do trabalho é um investimento essencial por parte do trabalhador, em que o objetivo é orientar e conscientizar os funcionários sobre os riscos de suas atividades laborais e também do ambiente de trabalho como um todo, prevenindo acidente.

Sendo assim, esse recurso é de cunho educativo e informativo. Esse tipo de trabalho, chamado de preventivo, é capaz de reduzir os custos em relação a afastamentos e ações judiciais, assim como melhora a qualidade de vida no trabalho. Para tanto, pode-se oferecer cursos, palestras e atividades práticas.

O objetivo final é criar uma cultura de segurança, de modo que os próprios funcionários lembrem e cobrem um ao outro sobre o tema. Além disso, existem várias instruções normativas que obrigam as empresas a executarem treinamentos de acordo com o risco das atividades laborativas, exemplo: trabalho em altura, espaço confinado, CIPA, entre outros.

3. Estabeleça regras e normas claras

O manuseamento de máquinas e o exercício de atividades de risco precisam ter normas e regras claras para a sua execução. Afinal, é preciso que o colaborador tenha máxima atenção nessas funções, a fim de prevenir acidentes de trabalho.

Pode-se, por exemplo, criar um manual em que é especificado qual é o equipamento de proteção adequado para a atividade, qual é o tempo máximo que o colaborador pode desempenhá-la sem uma pausa para que não haja fadiga, se outras pessoas podem estar no mesmo ambiente, sob risco de causar distrações, entre outros.

Também é importante que problemas, como a falha ou erro de funcionamento de máquinas por exemplo, sejam comunicados rapidamente.

4. Invista em treinamento de primeiros socorros

Na realidade, a dica desse tópico pode ser usada para prevenir acidentes de trabalho e seu agravamento. Afinal, se a equipe souber realizar os primeiros socorros ao colaborador que se acidentou, os riscos à saúde diminuem. Além disso, os primeiros momentos após um acidente são cruciais para a saúde, devendo-se intervir precocemente.

Para tanto, pode-se contratar uma empresa especializada em cursos de primeiros socorros. Os temas mais comuns são a abordagem da vítima e o que fazer em cada situação de risco, o que deve ser adaptado para a realidade da empresa e as funções exercidas.

Se há locais com risco de incêndio, por exemplo, é interessante administrar cursos práticos e teóricos sobre como apagar o fogo com segurança e o que fazer com a vítima de queimadura.

5. Faça uma boa fiscalização e manutenção do ambiente de trabalho

Existem dois tipos de acidentes: aqueles causados pelos próprios funcionários, devido à má execução de tarefas, e aqueles que aconteçam por falta de manutenção. Sendo assim, é dever da empresa fiscalizar todos os colaboradores, ou seja, realizar exames periódicos para atestar a sua saúde, verificar se há uso correto e em tempo integral dos equipamentos de proteção individual, atestar que as tarefas estão sendo executadas em conformidade com as normas de segurança, entre outros.

Já a manutenção deve ser feita em todos os setores da empresa periodicamente, a fim de atestar que componentes como máquinas e parte elétrica estejam em bom funcionamento. Afinal, é mais fácil corrigir pequenos erros de execução do que arcar com os prejuízos do acidente de trabalho.

6. Estruture um bom clima organizacional

Quando os colaboradores vivem um bom clima dentro da empresa todos os processos fluem melhor. Isso porque as pessoas que trabalham satisfeitas têm um melhor desempenho em suas atividades, o que diminui os riscos por desatenção e estresse, por exemplo. Já o clima tenso propicia insegurança, preocupação e desconfiança, o que não é ideal para se trabalhar em grupo. Afinal, é preciso que os colegas também zelem pela segurança física e mental dos outros.

Para tanto, é preciso que haja uma boa comunicação entre os gestores e os trabalhadores. Assim, qualquer insatisfação ou problema pode ser comunicado e resolvido, promovendo um clima organizacional agradável e livre de acidentes de trabalho.

E então, entendeu como prevenir acidentes de trabalho é possível por meio das nossas dicas? Se você ainda não implementou essas medidas em sua empresa, não perca tempo! Lembre-se que prevenir é muito menos trabalhoso do que arcar com os prejuízos de um acidente de trabalho.

Para que você continue a se informar sobre o assunto, separamos um artigo sobre perda auditiva no ambiente de trabalho, visto que esse é um dos maiores riscos nas empresas. Confira!