Você sabe o que é o grau de risco na sua empresa e o que afeta no eSocial?

Para uma boa gestão da saúde e segurança dos trabalhadores, é fundamental saber qual é o grau de risco das empresas para o eSocial.

É a partir dele que, além de decisões e ações para a saúde e segurança, a empresa se enquadra nas obrigatoriedades em SST para o eSocial.

Quanto maior for o grau, maiores deverão ser as regras a serem seguidas para que os colaboradores tenham saúde e qualidade de vida.

Veja o vídeo e saiba mais:

O que é o grau de risco das empresas e como implica no eSocial?

O grau de risco das empresas é definido como um número que varia entre 1 e 4 e tem como objetivo avaliar o perigo que cada atividade oferece. O risco relacionado aos acidentes de trabalho é definido pela NR-04 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), os quais foram definidos pelo Ministério do Trabalho de acordo com a atividade principal de cada empresa, através do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Vale ressaltar que as Normas Reguladoras são relevantes, pois tratam do conjunto de procedimentos e requisitos que devem ser seguidos para proporcionar segurança a todos os colaboradores, sendo obrigatórias a todas as empresas que tenham funcionários no regime de CLT.

Quais os benefícios de contar com uma consultoria especializada?

Conseguir proporcionar a saúde e a segurança que a equipe precisa é fundamental para que as atividades sejam desenvolvidas da forma necessitada. Quando a segurança e saúde da equipe é colocada como prioridade, eles terão mais confiança na instituição. Além disso, quando há erros que resultam em acidentes, a instituição estará sujeita a multas muito altas pelo Ministério do Trabalho.

Existem empresas que podem ajudar a sua instituição a conseguir bons resultados quanto a saúde e medicina do trabalho. Além de prestarem um atendimento eficaz, podem auxiliar na diminuição dos custos. Elas contam com centro de treinamentos para que os colaboradores entendam como devem agir e pensar sobre as necessidades laborais e de saúde dos funcionários.

A consultoria também é uma forma de saber o que é realmente devido aos colaboradores.

O Tribunal Superior do trabalho, por exemplo, decidiu que não é possível receber, cumulativamente, adicionais de insalubridade e de periculosidade.

Com isso, a empresa terá mais dados tanto para identificar comportamentos inadequados de trabalhadores, quanto encontrar falhas nas suas políticas internas relacionadas a segurança e saúde.

Desse modo, os colaboradores conseguirão entender o que significa, na prática, o grau de risco das empresas e quais as implicações práticas o descumprimento das normas podem causar, inclusive colocando em risco o seu próprio bem-estar físico e psicológico. O compromisso com a segurança e saúde dentro do ambiente laboral deve ser assumido por todos para que o resultado seja satisfatório.

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