Durante seu tempo em uma empresa, é bem provável que um funcionário acabe mudando de setor e de função. Isso é normal e faz parte do crescimento de um indivíduo dentro do negócio. Porém, dependendo da área em questão, pode ser que existam algumas limitações, especialmente em áreas onde há risco de saúde. Para evitar acidentes, é necessário realizar um exame de mudança de função.

Como o nome já deixa e entender, trata-se de um procedimento para definir se um colaborador pode ou não mudar de setor dentro da mesma empresa. Especificamente, é um exame de saúde que engloba qualquer limitação que possa ser imposta pela função em si. Ela é uma exigência da lei em todo negócio que tenha funções de risco.

Quer entender melhor a importância do exame de mudança de função para seu negócio? Então, acompanhe.

Para que serve esse exame?

Como já mencionamos, o exame é uma exigência legal. Sendo assim, você não pode transferir alguém para uma função que apresente risco de saúde sem antes realizar esse processo.

A ideia é que, dependendo da função, alguns profissionais podem ter limitações físicas que aumentam o risco de acidentes, como alergia a um produto químico ou doença crônica.

Caso seja identificado que ele não conseguirá lidar com a função corretamente, sua transferência pode ser vetada.

Por que o exame de mudança de função?

Há bons motivos para a realização desse exame antes do início do trabalho. Veja, a seguir, os principais.

Cumprimento da legislação

Em primeiro lugar, esse exame é uma exigência legal. Sendo assim, nenhum negócio pode transferir um colaborador para um cargo exposto a riscos ocupacionais, sem antes realizar esse exame. Caso o faça, a empresa violará diretamente as leis de proteção ao trabalhador em vigor hoje.

Garantir a saúde do colaborador

Além de ser exigido, o exame de mudança de função também está dentro dos interesses do próprio negócio.

Um profissional que sofre com problemas de saúde decorrentes de sua função é sempre inconveniente, pois representa menor produtividade para a equipe e maior custo para a empresa.

Garantir que o candidato está em condições de lidar com todas as responsabilidades do setor é fundamental para manter uma equipe saudável e mais alinhada.

Evitar acidentes por inadequação

Como já mencionamos, funções que envolvem riscos ocupacionais sempre estão sujeitas a acidentes. Por isso, a empresa toma várias precauções para que estes problemas não ocorram. Porém, quando um indivíduo não tem condições de saúde adequadas, os riscos de acidentes aumentam consideravelmente.

É fundamental, para minimizar os riscos de acidente para a empresa e para o próprio indivíduo, ter um exame para identificar as pessoas que podem ou não executar um determinado tipo de função com mais segurança.

Agora que você entende melhor a importância do exame de mudança de função dentro das empresas, é hora de considerar as suas posições de maior risco e se preparar para aplicá-lo. Comece a se planejar o quanto antes para que esses exames sejam rápidos e não atrapalhem nenhuma transferência.

Mas fazer esse exame não significa que você deve parar de monitorar seu time. Veja aqui nosso artigo sobre a importância dos exames ocupacionais e entenda melhor.