Você já deve ter notado a presença de uma planta baixa da empresa na parede com alguns círculos coloridos. Sabe para que serve e qual a importância desse mapa de risco na segurança do trabalho?

As normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho exigem sua elaboração e implantação nos ambientes ocupacionais. Além disso, constitui um instrumento de orientação para os colaboradores e de cuidado com a segurança.

Continue a leitura e conheça o mapa de risco.

ebook nrs

O que é o mapa de risco?

O mapa de risco é a representação gráfica do layout de um ambiente com a indicação dos pontos onde há risco de acidente. Essa indicação é feita por meio de uma legenda com características próprias.

Assim, nos pontos onde são identificados locais suscetíveis, são posicionados círculos cujos tamanhos indicam o grau ou intensidade dos riscos:

  • o círculo pequeno;
  • círculo médio;
  • círculo grande.

Do mesmo modo, cada círculo recebe uma cor referente ao tipo de risco naquele ponto ou local, segundo a legenda:

  • verde: riscos físicos (ruído, vibração, temperatura e outros);
  • vermelho: riscos químicos (poeira, gás, substâncias químicas em geral e outros);
  • marrom: riscos biológicos (vírus, bactérias, fungos e outros);
  • amarelo: riscos ergonômicos (postura, esforços e outros);
  • azul: riscos de acidentes (incêndio, quedas e outros).

Para que serve o mapa de risco?

Um mapa de risco deve ser posicionado em local estratégico que permita facilmente sua visualização para quem chega ao ambiente. Dessa forma, pode atender a sua principal função que é sinalizar os locais onde é necessário maior cuidado com a segurança.

Ao mesmo tempo, também indica o tipo de risco que o local propicia. Assim, o mapa tem o papel de reforçar os cuidados com a segurança no ambiente de trabalho alertando a qualquer pessoa que adentrar a área em questão.

Por essa razão, a legislação trabalhista determina que os mapas de risco sejam elaborados pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), onde ela existir.

Qual a sua importância para as empresas?

Por tratar-se de instrumento de segurança do trabalho, o mapa de risco é um alerta ao adentrar o ambiente ocupacional. Colaboradores, fornecedores ou visitantes logo são lembrados dos pontos onde devem tomar mais cuidados ou mesmo evitar.

Nesse sentido, a própria elaboração do mapa na fase de levantamento serve como um apontador chamando a atenção para os riscos que identifica. Por isso mesmo, deve ser elaborado com a participação dos colaboradores que operam no local.

Além disso, trata-se de uma exigência da Norma Regulamentadora Nº 5 (NR 5). Desse modo, para que a empresa esteja regular, deve dispor dos mapas apontando os riscos de cada ambiente da empresa.

Quais os benefícios de implantá-lo?

Quando uma empresa implanta mapas de risco, demonstra preocupação com a segurança de seus colaboradores e visitantes. Com isso, reforça o sentimento interno de cuidado ajudando a reduzir os acidentes.

Da mesma forma, instrui sua equipe chamando à atenção para aspectos que, às vezes, não são notados. Isso facilita o trabalho dos membros da CIPA nas vistorias que regularmente devem conduzir.

Enquanto alerta e instrui, o mapa de risco atende às exigências da legislação trabalhista. Desse modo, fica também menos suscetível às cobranças por parte da fiscalização e que podem resultar em custos significativos para a empresa.

Como elaborar um mapa de risco?

A elaboração de um mapa de risco pode variar entre simples e complexa, em razão dos tipos de riscos existentes e sua intensidade. No entanto, deve seguir essencialmente os seguintes passos:

  1. conhecer o local e o processo de trabalho instalado;
  2. identificar no local os agentes de risco existentes;
  3. identificar medidas preventivas, de higienização, conforto;
  4. levantar os indicadores de saúde do local (queixas, acidentes ocorridos);
  5. elaborar graficamente o mapa.
instagram

O melhor caminho para fazê-lo é contar com a assessoria de uma empresa especializada em saúde e segurança do trabalho de confiança e reconhecida no mercado.

Agora você já conhece o mapa de risco na segurança do trabalho, sua importância, benefícios e como é elaborado. Da próxima vez que encontrar um, observe-o mais detidamente.

Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba tudo o que você precisa sobre saúde ocupacional e segurança do trabalho.


Clique aqui! Nós podemos te ajudar!