Atualmente, é comum que o colaborador passe mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa. Afinal, as jornadas nas empresas podem ser de quarenta horas ou até mais. Sendo assim, é natural que o ambiente laboral tenha uma enorme influência no bem-estar e na saúde mental e física do trabalhador.

Isso porque a pressão imposta nas atividades do trabalho pode desencadear doenças, como a ansiedade e a depressão, o que compromete a saúde do colaborador e, assim, sua produtividade. Além disso, um ambiente com vários agentes estressores, como instalações físicas pouco adaptadas e relações interpessoais ruins, também é capaz de atrapalhar a dinâmica.

Dessa forma, é fundamental que a empresa promova o bem-estar no trabalho, seja ele físico ou mental, além de adotar medidas que valorizem o funcionário. Esse conjunto de ações tem como impacto o aumento da produtividade e da satisfação, o que é fundamental para o bom desenvolvimento da empresa.

Pensando nisso, preparamos este post com 4 dicas para que você, gestor, saiba como aumentar a produtividade da equipe. Confira!

1. Invista em segurança no ambiente de trabalho

Os EPI’s (ou equipamentos de proteção individual) são essenciais para cuidar da saúde do trabalhador e devem ser fornecidos pela empresa. Cada tipo de EPI é recomendado para determinada atividade, o que deve ser observado de acordo com a NR 6.

Além disso, é fundamental que a empresa fiscalize o ambiente de trabalho e garante a segurança dos colaboradores com certa frequência, a fim de evitar riscos para a saúde e acidentes. Hoje no mercado existem empresas especializadas em segurança do trabalho que podem ajudar as empresas nestes quesitos e no cumprimento das normativas do trabalho em geral.

2. Ofereça um plano de saúde

Oferecer um plano de saúde é uma forma de atrair talentos para a empresa e valorizar os colaboradores. Outra vantagem é a diminuição das faltas do trabalho e do índice de afastamento, visto que os funcionários terão acompanhamento e recurso para cuidar de sua saúde periodicamente. Além disso, a maioria dos planos de saúde engloba os familiares, o que traz satisfação e segurança para o colaborador.

3. Invista em ferramentas e tecnologias que facilitem o trabalho

Parte do estresse no ambiente de trabalho é devido ao atraso das tarefas e a dificuldade de comunicação entre os funcionários. Oferecer soluções tecnológicas que diminuam o tempo de resolução dos problemas e ainda tornem o dia a dia mais prático e dinâmico é uma forma de manter o funcionário motivado.

Pode-se citar, por exemplo, a implementação de softwares que integrem várias atividades, o que facilita o trabalho do colaborador no cotidiano, além de contribuírem para evitar erros e retrabalhos.

4. Tenha reuniões claras e objetivas

Algumas empresas são famosas por promover diversas reuniões durante a semana, o que pode não ser sinônimo de serem resolutivas. Assim, é indicado ter reuniões objetivas e focadas na resolução do problema, em vez de encontros que abrangem vários temas, visto que essa prática pode fazer com que os participantes percam o foco.

Além disso, também é importante definir metas. Afinal, quando o trabalhador sabe o que tem que alcançar, a produtividade e a dedicação aumentam. Outra prática que aumenta a satisfação do colaborador é recompensá-lo quando essas metas são batidas. Nesse caso, pode-se promover um happy hour ou jantar para toda a equipe, o que aumenta a união entre os colegas.

E então, entendeu como é importante cuidar da saúde e do bem-estar do colaborador para mantê-lo motivado e produtivo? Saber como aumentar a produtividade da equipe é fundamental para a vida da empresa.

Se você gostou do tema e deseja saber mais sobre nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.