Uma questão que pode assombrar muitas empresas é a perda de seus talentos em função de índices de rotatividade elevados na empresa. Assim, diminuir o turnover se constitui em missão que precisa ser cumprida, especialmente quando se considera a elevada competitividade existente entre as empresas, de modo geral.

A retenção de talentos é uma tarefa desafiadora para a equipe de RH, mas existem caminhos que se constituem em grandes facilitadores desse processo. Iniciativas como melhorar o clima organizacional e oferecer perspectivas podem estar entre as melhores medidas.

Continue a leitura e conheça 6 dicas essenciais para diminuir a taxa de turnover na sua empresa.

1. Criar programas de desenvolvimento da carreira

Uma importante característica que toda empresa deveria apresentar é a perspectiva de desenvolvimento da carreira dentro de seus quadros. É preciso que se saiba que é possível avançar e crescer naquilo que se faz, em especial com as novas gerações que tendem a não permanecer por muito tempo em uma mesma organização.

Para as organizações, de maneira geral, pode ser mais eficiente investir em colaboradores da casa, experientes e com perfil promissor para as estratégias da empresa. Para os empregados de diversos setores, as possibilidades reais de estabilidade com evolução na carreira pode ser a melhor garantia de retenção de talentos.

Planos de carreira quando bem elaborados devem ser divulgados interna e externamente. Dessa forma, pode-se reforçar a retenção de pessoal e aprimorar a atração de novos talentos profissionais. Na verdade, pode-se conseguir até mesmo uma melhoria na produtividade da equipe quando se sinaliza com oportunidades de crescimento.

2. Investir na formação de novas lideranças

Além de desenvolver um plano de carreira atrativo, é preciso considerar a formação de novas lideranças nos quadros da empresa. Boa parte da perda de talentos que se observa resulta da existência de chefias despreparadas para lidar com pessoas, tanto pela truculência como pelo elevado nível de estresse em que laboram.

Encontrar perfis adequados e capacitar para a liderança requer estratégia e alguma dedicação. Para esse fim, vale o esforço de investir em cursos para a formação de novos líderes, principalmente no que se refere à gestão de pessoas, otimizada para a construção de novos relacionamentos internos.

Além disso, os trabalhos de formação continuada de lideranças traz um elenco de vantagens para a organização que não deve ser desprezado. Assim, observa-se melhoria nos processos, na satisfação dos clientes e no clima organizacional, o que normalmente se traduz por incremento na produtividade.

3. Aperfeiçoar o processo seletivo

Uma causa comum encontrada entre as empresas que apresentam elevados índices de turnover é constituída pelos baixos investimentos nos processos seletivos para admissão de novos colaboradores. Embora seja um descuido administrativamente grave, é bastante comum.

É indispensável para a empresa que pretende constituir uma equipe de resultados e com certa estabilidade que leve em conta o perfil de cada pessoa que adentra seus quadros. Para isso, é necessário que se tenha bem descritas as características de cada vaga na organização.

Além do conhecimento e expertise necessários para a função, é importante verificar a existência de características comportamentais adequadas à empresa. Afinal, espera-se engajamento de qualquer um à cultura organizacional implantada.

4. Contar com tecnologia

A tecnologia disponível para facilitar a condução dos serviços do setor de pessoal na organização (RH) é bastante evoluída e faz tudo ficar bem mais fácil. Portanto, nenhuma empresa pode abrir mão de um bom sistema de gestão de pessoas como suporte para as principais atividades da área.

A possibilidade de automatização de diversas funções e a construção de um banco de dados com um dossiê histórico de todos os colaboradores constituem grandes facilitadores. Ao mesmo tempo, permitem respostas mais rápidas e mais precisas para as questões rotineiras que sempre se apresentam e pedem atenção do setor.

Assim, o uso de tecnologia otimiza os trabalhos e permite maior liberdade da equipe de RH. Nesse sentido, é possível dedicar mais tempo à construção de estratégias que alcancem maior envolvimento e que facilitem os esforços de retenção de talentos na empresa.

5. Aprimorar a comunicação interna

A comunicação interna é constituída por ferramentas e procedimentos que viabilizam o entendimento entre as diversas seções de uma empresa. Seu aprimoramento é indispensável para a manutenção de uma equipe que fale a mesma língua, que saiba o que está acontecendo e que seja capaz de se esforçar em uma mesma direção.

Não se pode esperar coesão e dinâmica para o alcance de objetivos comuns sem esse entendimento entre as equipes e sobretudo ao longo da hierarquia administrativa da organização. Bons profissionais não se permitem continuar em empresas que se descuidam desse aspecto, principalmente no que se refere aos feedbacks necessários.

Assim, para diminuir o turnover na empresa, é preciso levar em conta se a comunicação está sendo efetiva e realizada de modo a não ferir suscetibilidades, além de atender às expectativas. Afinal, o reconhecimento pelos bons serviços prestados e pela dedicação de um colaborador sempre foi indispensável para sua manutenção na equipe.

6. Garantir qualidade no ambiente organizacional

A intensa competitividade do mercado, assim como as constantes mudanças promovidas pela evolução dos processos produtivos das empresas não facilitam as coisas para o clima organizacional. De modo geral, ocorre perda na qualidade de vida e o ambiente laboral passa a ser fonte de ansiedade e estresse.

A experiência é bastante comum entre as empresas de praticamente todos os segmentos. No entanto, prestar atenção a essas ocorrências é uma atividade e um cuidado necessários para a manutenção de talentos na organização.

Assim, envidar esforços para criar e manter um ambiente saudável e de confiança é indispensável. Existem diferentes caminhos e estratégias para esse fim e a empresa deve considerar sua adoção a fim de manter um clima organizacional que reflita a qualidade de vida que todo bom profissional espera poder dispor.

Como se vê, para diminuir o turnover na empresa são necessários alguns atrativos, mas também a garantia de colaboradores motivados e com perspectiva na organização.

Se você gostou deste post, não deixe de conhecer essas dicas que motivarão você e sua equipe.