Reconhecendo o desafio de governos, empregadores, trabalhadores e sociedades inteiras contra o combate a pandemia COVID-19. O Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho em 2020 irá focar contra surtos de doenças infecciosas no trabalho.

A preocupação em torno do novo COVID-19 segue crescendo em algumas partes do mundo e ficando mais amenas em outros locais.

Governos e trabalhadores enfrentam desafios enormes no combate ao COVID-19 e para proteger a saúde do trabalhador durante a pandemia. Além da crise causada pela pandemia, há a preocupação de voltar as atividades econômicas de uma forma progressiva e que evite ainda mais a transmissão.

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) no ano de 2020 tem o foco em evitar os surtos de doenças infecciosas no trabalho, especialmente do COVID-19.

Em primeiro lugar, o objetivo da campanha desse ano é estimular o diálogo da tripartite nacional levantando consciência para adotar medidas de proteção no local de trabalho, e a posição que os serviços de SST tem dentro das empresas.

Qual a proposta para o ano de 2020?

No dia mundial da segurança e saúde no trabalho deste ano também irá ser abordado as ações de médio e longo-prazo. Incluindo recuperação e prevenção para futuros casos como o que estamos vivenciando com essa pandemia. Particularmente com medidas integrativas dentro da saúde ocupacional criando politicas a nível nacional e dentro das empresas.

O documento criado pela OIT , deixa em destaque os esforços da saúde ocupacional em evitar a propagação do COVID-19. O documento também explora as medidas que estão sendo tomadas ao redor do globo para prevenir e controlar o riscos:

  • de contágio;
  • riscos psicológicos causados pela quarentena;
  • ergonomia e,
  • outras prevenções relacionadas a saúde e segurança do trabalhador.

Mais sobre o dia mundial da segurança e saúde no trabalho.

Assim como na declaração de Junho de 2019 pela OIT, quando a organização completou 100 anos, ela diz: “condições de saúde e segurança no trabalho são fundamentais para o trabalho decente”. Essa posição do ano de 2019 é ainda mais significativa hoje, pois garantir a saúde e segurança no trabalho é indispensável para gerenciar a pandemia e poder voltar ao trabalho.

A princípio, “Nós precisamos de medidas especiais para proteger milhões de trabalhadores da área da saúde que arriscam sua própria saúde por nós todos os dias. O teletrabalho oferece novas oportunidades para os trabalhadores continuarem seus trabalhos… No entanto, trabalhadores precisam ter a possibilidade de negociar os termos para que eles tenham sintonia com outras atividades, como cuidar das crianças, cuidar dos velhos, e claro de si mesmos.”Diretor Geral da OIT, Guy Ryder

Proteja seus trabalhadores agora e após a quarentena, diz a Organização Internacional do Trabalho

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) alerta que sem as medidas protetivas para os trabalhadores que retornarem ao trabalho, uma segunda onda do vírus pode acontecer.

Com a pressão em cima dos Países de aliviar a quarentena, a OIT pede aos governos que tomem ações de controle e prevenção ao COVID-19 nos locais de trabalho com diálogos sustentáveis entre empregadores e empregados.

Imediatamente os empregadores precisam minimizar ao máximo os riscos de exposição ao COVID-19 no local de trabalho, criando critérios rígidos de segurança e saúde antes dos trabalhadores voltarem ao seus postos de trabalho.

Ao passo que sem esses controles, os Países enfrentam um real risco do vírus ressurgir. Assim realizando as medidas necessárias o risco de uma segunda onda do vírus voltar devido o contágio no local de trabalho é minimizada.

“No caso de um surto de doenças infecciosas, como nós protegemos nossos trabalhadores claramente nos diz o quão seguras nossas comunidades serão, e o quão resilientes nossos negócios vão ser enquanto essa pandemia evolui.” Diretor Geral da OIT, Guy Ryder

“É apenas implementando medidas de saúde e segurança ocupacional que nós podemos proteger a vida dos trabalhadores, suas famílias, comunidades inteiras e garantir a continuidade do trabalho e crescimento econômico”, complementa Ryder.

As Medidas de controle de risco.

Primeiramente medidas de controle de risco devem ser especificamente adaptadas as necessidades dos trabalhadores na linha de frente no combate a pandemia. Acima de tudo incluindo trabalhadores da saúde, enfermeiros, médicos e trabalhadores na emergência dos hospitais, e também aqueles que trabalham no setor de alimentação e limpeza.

“A pandemia do COVID-19 nos destacou a necessidade urgente de fortes programas Nacionais para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores da área da saúde. Profissionais médicos, na área de emergências, e muitos outros trabalhadores arriscando suas vidas para salvar as nossas”, disse Dr. Tedros Adhanom Diretor geral da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Recomendações OIT, para o retorno ao trabalho com segurança.

Para garantir um retorno ao trabalho seguro e evitar disrupções futuras, a OIT recomenda:

  • Mapear perigos de contaminação em relação a todas as formas de trabalho, e continuar o trabalho mesmo depois de retornar ao trabalho normal.
  • Adotar medidas de controle de risco de contágio para cada setor, cada local de trabalho e força de trabalho. Podem ser incluídos:
  • Reduzir interações físicas entre trabalhadores, terceiros, clientes e visitantes, além de respeitar o distanciamento físico quando qualquer interação ocorrer;
  • Melhorar a ventilação no local de trabalho;
  • Limpar as superfícies regularmente, garantindo que os locais de trabalho estejam limpos e higienizados, e providenciar locais para lavagem das mãos de fácil acesso.
  • Providenciar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos trabalhadores quando necessário e sem custo;
  • Disponibilizar locais para isolar casos suspeitos;
  • Providenciar suporte para a saúde mental dos colaboradores;
  • Providenciar treinamento, materiais informativos e educacionais sobre saúde e segurança no trabalho, incluir nos materiais as práticas de higiene corretas e o uso de EPI.

Fonte: https://www.ilo.org/global/topics/safety-and-health-at-work/events-training/events-meetings/world-day-safety-health-at-work/WCMS_739669/lang–en/index.htm , https://www.ilo.org/global/about-the-ilo/newsroom/news/WCMS_742898/lang–en/index.htm , https://news.un.org/pt/story/2020/04/1711802