A saúde e a segurança dos colaboradores de uma empresa constituem os principais investimentos com pessoal. Para esse fim, soluções como Mednet Medicina e Segurança do Trabalho constituem o que há de melhor no segmento.

Mas, além da importância com a saúde, a qualidade de vida e a segurança dos trabalhadores, existe um elenco de benefícios para a própria organização que se dedica a cuidar de sua própria equipe. Nessa sentido vale a pena conhecer.

Continue a leitura e descubra as vantagens da Medicina e Segurança do Trabalho para a empresa que reconhece o setor.

linkedin mednet

Medicina e Segurança do Trabalho no Brasil

Um pouco de história

As primeiras ideias de Medicina e Segurança do Trabalho em nosso país surgiram no Rio de Janeiro, no ano de 1921. Dez anos depois, durante o governo de Getúlio Vargas (1936), foi criado o Departamento Nacional do Trabalho (DNT), com o objetivo de fazer cumprir a legislação existente referente ao trabalho.

Em 1o de maio de 1943 surge o Decreto-Lei No 5.452, a conhecida Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Medicina e Segurança do Trabalho continuaram evoluindo no Brasil com as regras para a criação de Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA) em cada empresa.

Uma importante adequação da CLT veio no ano de 1977 com a Lei No 6.514, de 22 de dezembro de 1977, alterando todo o Capítulo V, do Título II, que tratava “da Segurança e da Medicina do Trabalho”. Na sequência imediata, a Portaria No 3.214, de 8 de junho de 1978 aprovou as Normas Regulamentadoras (NR) de números 1 a 28.

Hoje, boa parte do setor de Medicina e Segurança do Trabalho é regulado pelas 37 NRs existentes. Estas, por sua vez, complementam Leis, Decretos e Portarias que, em conjunto, compõem a legislação trabalhista brasileira.

facebook mednet

O mercado brasileiro do setor

Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o Brasil ocupa a quarta posição em acidentes do trabalho em todo o mundo. Assim, existe ainda um longo caminho a percorrer até que o país alcance uma posição mais aceitável no cuidado com a saúde e segurança dos trabalhadores.

O mercado no segmento está aquecido e o potencial para continuar assim por um bom tempo é muito grande. Em contra partida com uma demanda cada vez maior, procedimentos, equipamentos e tecnologia aplicada vêm se desenvolvendo a cada dia.

Empresas especializadas, com larga experiência e muito bem posicionadas no mercado disponibilizam pelo sistema de franquia o atendimento a essa demanda. O momento exige e o setor está oferecendo respostas satisfatórias.

Objetivos e diferenças entre Medicina e Segurança do Trabalho

As duas áreas estão intimamente relacionadas, se complementam, mas são diferentes. Tanto a Medicina como a Segurança do Trabalho estão voltadas para a qualidade de vida dos colaboradores da empresa, mas com objetivos específicos e caminhos diferentes.

Medicina do Trabalho

A Medicina do Trabalho se preocupa em preservar a saúde física, mental e social do trabalhador. Por essa razão, desde o início na contratação, avalia por meio de exames médicos as condições do candidato e sua adequação ao ambiente e às atribuições do trabalho que desenvolverá. Posteriormente, ainda acompanha essas condições periodicamente.

Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho com seu olhar prevencionista, adota procedimentos e cuidados com vistas a eliminar riscos à segurança e à integridade física dos colaboradores da empresa. Com esse fim, treina, conscientiza, fornece equipamentos de proteção e fiscaliza o ambiente e os procedimentos adotados.

Vantagens de se investir em Medicina e Segurança do Trabalho

Para a empresa, todo o investimento nessa área retorna em benefícios e vantagens para a própria organização. Muito além de simplesmente atender à exigências da legislação, investir em saúde e segurança no trabalho oferece respostas indispensáveis a qualquer negócio.

instagram mednet

Acompanha e aprimora a saúde dos colaboradores

Os trabalhos conduzidos pela Medicina do Trabalho avaliam as condições de saúde do colaborador e realizam acompanhamentos periódicos. Qualquer inadequação para o desempenho das atividades é administrada para não comprometer a recuperação necessária.

Ao mesmo tempo, o setor é responsável por aprimorar a saúde em um sentido mais amplo. Assim, investe em qualidade de vida para os colaboradores no ambiente laboral, além das situações pontuais, com reflexos no âmbito da família.

Diminui a ocorrência de doenças ocupacionais

Antes de tudo os cuidados preventivos do setor de saúde e segurança do trabalho são responsáveis por reduzir a ocorrência de doenças ocupacionais. Dessa forma, atividades onde existam riscos por insalubridade, por exemplo, são avaliadas e medidas tomadas como o fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) adequado.

Do mesmo modo, os exames médicos realizados permitem avaliar a possibilidade ou não do trabalhador operar em determinada atividade. Com isso, evita-se a incidência de fragilidades que poderiam evoluir para doenças ocupacionais.

Previne acidentes no ambiente de trabalho

Assim como ocorre no cuidado para se evitar doenças ocupacionais, também as ações prevencionistas da segurança do trabalho operam com vistas a se evitar, sobretudo, acidentes do trabalho. Eventualmente as abordagens podem ser amplas e consideram a saúde e o bem-estar do colaborador.

Ao investir em segurança do trabalho, as interrupções e demais consequências, além do dano pessoal ao colaborador, são drasticamente reduzidas. Para esse fim, o principal instrumento do setor é a prevenção.

youtube mednet

Reduz custos

Os custos que são reduzidos com os investimentos em Medicina e Segurança do Trabalho dizem respeito principalmente a:

  • afastamentos provocados por acidentes e doenças;
  • despesas diretas com acidentes do trabalho;
  • despesas indiretas com acidentes do trabalho (novas contratações, treinamentos, queda na produtividade);
  • multas trabalhistas;
  • penalidades processuais trabalhistas;
  • despesas processuais trabalhistas;
  • perdas com absenteísmo.

Todos esses custos podem ser evitados ou reduzidos significativamente quando se investe adequadamente em Medicina e Segurança do Trabalho.

Melhora a produtividade

Então pessoas mais saudáveis em um ambiente seguro traduzem mais facilmente seu desempenho em ganho de produtividade para a empresa. O colaborador quando se sente amparado por atenção à sua saúde e à sua segurança aumenta a confiança na organização.

Numa realidade assim, o absenteísmo é menor, assim como os afastamentos por doenças e por acidentes. Desse modo, as perdas são menores e a eficiência global aumenta com resultados ainda mais positivos.

fale com especialista mednet

Promove a imagem da empresa

Empresas que primam pelo cuidado com a segurança e a saúde de seus colaboradores são bem-vistas pelo mercado. Nesse sentido, também é mais fácil reter seus melhores talentos quando o colaborador é valorizado em suas necessidades mais básicas.

Nesses casos, clientes e fornecedores apreciam o relacionamento com empresas bem posicionadas quando se trata de levar a sério a saúde e a segurança de seus trabalhadores. O contrário, a ausência desse cuidado, pode ser muito prejudicial à imagem da organização.

Com isso, fica clara a importância dos investimentos em Medicina e Segurança do Trabalho em qualquer segmento de mercado. Na verdade, é um componente considerável na competitividade empresarial.

Entre em contato conosco, conheça a MedNet Medicina e Segurança do Trabalho e tenha tudo o que você precisa para cuidar melhor de sua equipe e dispor de suas vantagens.