As máscaras são itens essenciais no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Conheça os erros que devem ser evitados para se manter protegido contra o novo coronavírus (Covid-19)

Recomendado por órgãos da saúde, o uso do equipamento de proteção individual (EPI) pode reduzir consideravelmente o risco de contágio do Covid-19.

Isso porque, ao usar a máscara, indivíduos que podem estar infectados, mesmo não apresentando sintomas, impedem que outras pessoas tenham contato com as gotículas respiratórias expelidas, que transmitem o vírus.

Contudo, para que o EPI seja eficaz no combate à propagação da doença, é preciso utilizá-lo da maneira correta.

No início do mês de abril, o Ministério da Saúde recomendou que toda a população passasse a utilizar as máscaras sempre que fosse necessário sair de casa, durante o período de distanciamento social.

mascara protecao coronavirus

O equipamento de proteção individual, antes recomendado apenas para profissionais da saúde e pessoas que apresentassem sintomas do novo coronavírus, passou a ser amplamente recomendado após a divulgação de pesquisas científicas que apontaram que indivíduos assintomáticos ou pré sintomáticos, que foram infectados pelo vírus mas ainda não manifestaram sintomas, podem transmitir o Covid-19. 

Para utilizar a máscara da maneira correta e proteger a si próprio e as pessoas ao seu redor do novo coronavírus, fique atento às seguintes orientações do Ministério da Saúde: 

prevencao no supermercado
  • Escolha da máscara

Para que não falte EPI para os profissionais da saúde, o órgão sugere o uso de máscaras alternativas. Essas podem ser produzidas em casa, a partir de tecidos de algodão, tricoline ou TNT, desde que possua ao menos duas camadas de pano, para constituir uma barreira física eficiente, e seja feita com as medidas corretas, de modo que cubra completamente boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. 

  • Uso 

A máscara é de uso individual, portanto, não deve ser compartilhada. Além disso, é importante usá-la da maneira correta, cobrindo completamente boca e nariz, e evitar levar a mão ao rosto ou ao próprio acessório durante o uso. 

  • Higienização 

As máscaras podem ficar úmidas após certo tempo de uso, quando isso ocorrer, é preciso trocá-la. Por isso, recomenda-se que cada pessoa tenha ao menos duas. Também é indicado que as pessoas carreguem sempre uma sacola plástica para guardar a máscara suja. Ao chegar em casa, lave-a com água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 30 minutos. Depois disso, ela deve ser enxaguada com água e sabão. Por fim, quando estiver seca, passe-a com ferro quente para encerrar o processo de esterilização.

Para confeccionar máscaras caseiras, confira as orientações do Ministério da Saúde.

(Fonte: https://www.folhaonline.es/coronavirus-saiba-como-utilizar-a-mascara-de-protecao-corretamente/)