Campanhas de saúde tomando como referência o mês que está para chegar no calendário têm sido muito bem-recebidas pelo brasileiro. O mesmo se dá com o Dezembro Laranja, mais um cuidado para a boa saúde que, neste ano de 2020, estará em sua sétima versão.

Antecedido pelo Outubro Rosa (câncer de mama, saúde da mulher) e pelo Novembro Azul (câncer de próstata, saúde do homem), agora é a vez do mês de dezembro promover a saúde de modo criativo como tem sido todos os meses ao longo do ano.

Continue a leitura e descubra como envolver os seus colaboradores na campanha do Dezembro Laranja.

O que é o Dezembro Laranja?

Dezembro, o clássico mês da chegada do verão traz uma preocupação com a saúde: o risco do câncer de pele. Assim, conscientizar e mobilizar as pessoas para os cuidados que precisam ser tomados para se evitar o desenvolvimento dessa doença constituem os objetivos do movimento.

Assim, o Dezembro Laranja faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele que, desde 2014 promove o engajamento da população nessa empreitada pela saúde. Constituída essencialmente por iniciativas de informação, seu objetivo é orientar para os cuidados devidos e as melhores formas de prevenção.

O câncer de pele é em todo mundo a forma mais comum de ocorrência da doença, acometendo homens e mulheres indiscriminadamente. De maneira geral, até que o mau alcance algum desenvolvimento razoável, os sintomas não provocam desconforto na pessoa e, desse modo, podem facilmente passar despercebidos.

Qual a importância de engajamento dos colaboradores?

No âmbito das empresas, o tema ganha importância ainda maior uma vez que cada colaborador se torna um multiplicador para sua própria família e seus círculos de relacionamento. Por tratar-se de doença relativamente silenciosa, é preciso ser proativo para evitá-la preventivamente ou para combatê-la em tempo hábil.

Além de promover a atenção e o cuidado com a saúde, a empresa diagnostica e exercita sua própria capacidade de comunicação, assim como a mobilização de suas equipes. Ao mesmo tempo, a partir de iniciativas dessa natureza resultam crescimento da autoestima dos colaboradores e maior qualidade de vida no trabalho.

Por sua vez, empresas engajadas em campanhas de interesse coletivo são bem-vistas pelo mercado. Participar de ações dessa natureza está para a imagem da empresa como o trabalho voluntário está para o portfólio do profissional.

Que ações podem ser tomadas na empresa para conscientização?

O engajamento das organizações pode ser efetivado a partir de iniciativas organizadas exclusivamente para esse fim e alcançar excelentes resultados. Para grande parte das empresas, o suporte de uma consultoria especializada facilita ainda mais a realização da campanha que pode oferecer ações como as que são apontadas a seguir.

Instalar banners e cartazes

A comunicação visual costuma oferecer grandes resultados quando é planejada de modo estratégico e implementada com o apoio inclusive dos próprios colaboradores. Fazer uso de banners e cartazes em locais de passagem de pessoas dentro da empresa ou de concentração de trabalhadores dá bons resultados.

A combinação de imagens e frases curtas apresenta as melhores respostas de alcance da mensagem. Mas, sob qualquer forma de apresentação, a comunicação deve oferecer subsídios para que a ideia de cuidado e prevenção seja passada adiante, isto é, disseminada para os colegas, família e amigos, entre outros.

Distribuir prospectos

Prospectos com informação um pouco mais detalhada que os banners e cartazes completam a orientação que é disponibilizada. Além disso, a recomendação para passar adiante o material recebido amplia significativamente o alcance da mensagem, não se limitando a uma pessoa apenas.

Também é interessante incentivar os colaboradores a levarem para suas casas. Com isso, a família se informa e os filhos, por exemplo, podem levar para escola. Dessa forma, o nome da empresa atravessa as paredes da organização e segue adiante se associando a um cuidado com a saúde que é essencial a todos.

Utilizar o e-mail institucional

O e-mail institucional da empresa é um excelente meio de passar informações para todos que estão conectados e compõem a lista (mailing list) dos colaboradores. Para esse fim, a elaboração de prospectos pode ser digital também, transmitindo a mesma mensagem, reforçando a ideia central do cuidado preventivo.

Muitas empresas têm relacionamentos mais consolidados com seus fornecedores. Nesses casos, a ideia da mensagem do Dezembro Laranja também pode se estender a esses fornecedores e outros, quando pertinente.

O envolvimento do RH com o setor de TI da organização pode facilitar muito o processo de divulgação pelos meios eletrônicos disponíveis. Na verdade, slides específicos podem ser elaborados e distribuídos para serem incorporados no início das apresentações internas dos técnicos e executivos, reforçando a importância dada pela direção da empresa.

Promover ciclos de palestras

Nesses tempos de pandemia de COVID-19 o isolamento social tem se posicionado entre as regras principais de cuidado que precisam ser adotadas. Assim, de modo geral, palestras e apresentações ainda são substituídas por lives e webconferências, por razões de segurança.

De qualquer maneira, ciclos de palestras curtas podem ser promovidos para a transmissão de mensagens rápidas com efeito de continuidade durante a campanha do Dezembro Laranja. Trata-se, na verdade, de mais um instrumento para a construção de uma cultura de prevenção e de cuidados proativos com a saúde dentro da empresa.

Implantar uma decoração sugestiva

A criatividade tem sido a “marca registrada” das empresas brasileiras no engajamento de campanhas temáticas em cada mês do ano. Assim, deixe que as ideias falem mais alto com sugestões para a realização de decorações simples, mas sugestivas.

O essencial é lembrar dos cuidados e chamar a atenção para as informações preventivas e iniciativas pessoais que podem ser tomadas por qualquer pessoa. Com isso, o objetivo do Dezembro Laranja terá sido alcançado.

Como se vê, o Dezembro Laranja é mais um esforço que a sociedade empreende para implementar cuidados com a saúde. Engajar-se em campanhas de conscientização dessa natureza eleva o conceito e a imagem da empresa diante do mercado.

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