Uma das campanhas que não podem faltar no cronograma de conscientização de uma empresa no setor de RH é o Março Azul-marinho.

Como entendemos as dificuldades que aparecem ao tentar realizar uma divulgação efetiva sobre o assunto. Resolvemos mostrar algumas dicas de como a sua empresa pode abraçar essa campanha. Confira!

O que é a campanha do Março Azul-marinho?

Voltada para a prevenção, conscientização e tratamento do câncer colorretal, a campanha Março Azul-marinho é recordada todo o 27 de março no país. A data foi escolhida pelo Ministério da Saúde em conjunto com a SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia) para aumentar a taxa de sobrevida dos pacientes.

De acordo com os dois órgãos, se a doença é descoberta no estágio inicial, o indivíduo tem condições de aumentar suas expectativas de vida em até 5 anos, após o diagnóstico. Sendo muito importante haver campanhas informativas para estimular a população a realizar exames preventivos.  

O que é o câncer colorretal?

Com a possibilidade de afetar tanto homens, quanto mulheres, o câncer colorretal é um tumor que pode aparecer tanto no intestino grosso (cólon) quanto na parte final do intestino (reto). Os primeiros sintomas são pequenas elevações que aparecem da parede do cólon ou do reto e são chamadas de pólipos. Uma pessoa tem 5% de chances de ter esse tipo de câncer, em que 30% dos tumores aparecem no reto e 70% no intestino grosso. 

A prevenção e o diagnóstico precoce acabam se tornando uma das maneiras mais eficazes de impedir que a doença piore. Inclusive, a realização do exame de colonoscopia, além de ajudar a identificar os tumores, é fundamental para retirar as lesões iniciais.

Entre os sintomas do câncer colorretal, estão:

  • sangue nas fezes;
  • emagrecimento repentino;
  • cansaço e indisposição;
  • anemias de repetição;
  • diarreias frequentes ou constipação sem motivo.

É importante destacar que além do exame de colonoscopia, o de toque retal também auxilia no diagnóstico desse tipo de câncer. Realizado pelos pacientes do sexo masculino, apesar do preconceito, é um procedimento muito simples e sem dores. A recomendação é que ele seja feito anualmente em homens com idade acima de 50 anos.

Pesquisa de sangue nas fezes e exames como retossigmoidoscopia também podem ajudar a descobrir se o paciente está ou não com a doença.

Como a empresa pode engajar com essa campanha?

Acompanhamos até aqui que o câncer de colorretal não é uma doença rara e a melhor maneira de evitá-la é por meio da prevenção e diagnóstico precoce. Como falamos no início deste texto, campanhas de conscientização sobre a saúde dos funcionários são um passo importante para a empresa.

Elas são fundamentais para melhorar o bem-estar social e ajudam a conscientizar os colaboradores sobre a sua saúde. Aqui, vamos mostrar algumas dicas do que a sua empresa pode fazer para criar uma campanha efetiva. Continue!

Incentive a realizar exames periódicos

A empresa pode desenvolver iniciativas que visem lembrar os funcionários sobre a importância de exames periódicos. Porém, mais do que isso, a empresa pode disponibilizar profissionais para a realização. Definir um dia específico e uma lista para aqueles que têm interesse em fazer o procedimento.

Essa é uma boa maneira de desenvolver a consciência dos colaboradores sobre a importância desses exames. Aconselhamos para um resultado mais efetivo, criar iniciativas que expliquem a importância de se fazer periodicamente.

Divulgue informações sobre a doença

Outra maneira que deve trabalhar em conjunto com as campanhas de exame periódicos, é a divulgação de informações sobre a doença. Muitas pessoas podem não saber como esse tipo de câncer se desenvolve no organismo ou, até mesmo, o exame para a sua descoberta. 

Portanto, é interessante que o RH crie iniciativas para trazer essas informações aos colaboradores. Cartazes, panfletos informativos são uma boa forma de informar sobre a existência dessa doença, como também suas causas, sinais e o que se pode fazer para prevenir. 

Além disso, a empresa também pode ampliar essa campanha para a internet, criando peças para serem enviadas por WhatsApp, e-mail e até mesmo nas redes sociais oficiais.

Realize palestra sobre assunto

A fim de aprofundar ainda mais o conhecimento sobre essa doença, é uma boa estratégia chamar profissionais de saúde para explicar como esse tipo de câncer se desenvolve no organismo, quais são as causas e o que fazer para prevenir.

O especialista não só informará sobre a doença, mas também apresentará estatísticas sobre os números de casos passando mais credibilidade sobre a gravidade desse câncer. Além disso, ele deve orientar os funcionários sobre de que forma não ter hábitos saudáveis ajuda a aumentar as chances de adquirir a enfermidade.

Separe um dia para Março Azul-marinho

Por fim, queremos destacar que todas essas ações podem ser realizadas em um dia específico no mês de março. A empresa, inclusive, pode escolher o próprio dia oficial da prevenção da doença para realizar uma série de iniciativas visando informar e explicar para os colaboradores sobre o câncer de colorretal.

A gestão pode pedir para que no dia, os funcionários usem peças azuis e definir uma série de atividades como palestras, conversas com especialistas e até orientações para mudanças de hábitos. Assim, a empresa consegue informar seus colaboradores sobre a importância de se cuidar e ainda reforça a sua relação com os funcionários.

Até aqui, você pode acompanhar a importância da campanha Março Azul-marinho para a prevenção do câncer de colorretal. Destacamos como é fundamental desenvolver iniciativas que visem informar os seus colaboradores sobre essa doença e incentivar a realização de exames periódicos. 

É muito importante que a empresa tenha um cronograma de campanhas não só para o Março Azul-marinho, mas para diversas outras doenças tão comuns à população. Dessa maneira, se estimula uma vida mais saudável com seus funcionários e fortalece o seu vínculo.

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