A saúde de seus colaboradores é parte essencial do patrimônio de uma organização. Uma equipe saudável e trabalhando em um ambiente onde se sentir bem é valorizado apresenta um desempenho muito melhor.

Assim, leve em conta que contratar uma empresa de saúde ocupacional é uma grande iniciativa na direção do cuidado com o bem-estar de sua equipe.

Mas, além da atenção com os colaboradores, que benefícios uma assessoria especializada em medicina do trabalho pode trazer? Existem, de fato, vantagens também para o negócio?

Continue a leitura e conheça 7 benefícios que resultam da contratação de uma empresa especializada em saúde ocupacional.

1. Prevenção contra acidentes e doenças

Os transtornos provocados pelos afastamentos oneram de maneira operacional e financeira. Por sua vez, a manutenção dos exames médicos em dia, aliado ao trabalho preventivo oferecido pela assessoria em saúde ocupacional reduzem a incidência de doenças e de acidentes.

Além de trabalhar na prevenção, uma empresa especializada promove a saúde dos colaboradores. Iniciativas como ginástica laboral e orientação nutricional, entre outras, fazem uma grande diferença.

Ao mesmo tempo, no gerenciamento da saúde ocupacional, orientações e atividades periódicas para a qualidade de vida ajudam a construir um ambiente laboral mais agradável. Assim, uma boa assessoria não apenas previne doenças e acidentes, mas aprimora a saúde e o bem-estar.

2. Redução de sinistros no plano de saúde da empresa

Cada consulta médica é considerada um sinistro para as operadoras de planos de saúde. Muitas consultas resultantes de uma saúde descuidada se traduzem em elevadas despesas para a empresa.

Os cuidados preventivos trazem imediatamente uma redução na ocorrência de sinistros, assim considerados pelo plano de saúde da empresa. Essa queda se traduz em redução imediata de custos.

Por sua vez, a diminuição no número de acidentes ajuda a controlar o Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Quanto menor esse índice calculado pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), menor a alíquota de tarifação coletiva devida a esse órgão.

Desse modo, a condição de zero acidentes pode reduzir em 50 % o valor devido. Afinal, redução de custos é sempre bem-vinda, não é mesmo?

3. Diminuição do absenteísmo e maior motivação

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas empresas é controlar o absenteísmo entre os colaboradores, sobretudo em razão de estresse no trabalho. Sua ocorrência é fator de custo e de dificuldades operacionais para a substituição dos ausentes quando é possível.

Por sua vez, o trabalho preventivo realizado por uma assessoria de saúde ocupacional diminui significativamente as faltas. Ao mesmo tempo, promove a saúde e a qualidade de vida aprimorando o ambiente de trabalho.

Desse modo, não se trata apenas de reduzir o absenteísmo por razões de saúde, mas de ir além e motivar a equipe. Na verdade, maior qualidade de vida extrapola os limites do trabalho e alcança todo o universo do colaborador.

4. Redução de custos

Todo gestor está sempre buscando formas de diminuir as despesas realizadas, mas sem afetar a produtividade. Nesse sentido, a contratação de uma empresa de saúde ocupacional cumpre essa missão.

Como visto, existem diversos motivos pelos quais o cuidado com a saúde dos colaboradores conduz à redução de custos. Assim, podem ser destacados, entre outros:

  • diminuição de acidentes;
  • contenção de afastamentos;
  • menores valores do FAP;
  • redução de faltas;
  • menor quantidade de sinistros no plano de saúde;
  • retenção de despesas trabalhistas;
  • limitação de despesas fiscais por descumprimento da legislação.

Uma boa assessoria em saúde ocupacional desenvolverá soluções eficientes para alcançar todas essas vantagens com a melhor relação custo-benefício. O resultado final é uma redução nas despesas que antes eram observadas.

5. Aumento da produtividade

O trabalho preventivo, ao elevar a média de colaboradores ativos e presentes, por si já é capaz de promover um incremento no desempenho. Além disso, considere que em um ambiente com qualidade de vida, a condição para produzir mais e melhor é bem maior.

Assim, a promoção do bem-estar leva naturalmente ao maior empenho nas atividades, resultando em melhorias na produtividade alcançada. Esses resultados são ainda mais facilmente observados quando existe um planejamento na condução das ações de saúde ocupacional.

Por sua vez, demonstrações rotineiras de atenção para com a saúde dos colaboradores aumenta a autoestima da equipe. Além disso, o fato de ser cuidado pela empresa aprimora as relações internas e a sensação de pertencimento.

6. Atendimento à legislação

A legislação que rege as relações trabalhistas é bem vasta e exige diversas iniciativas da empresa. O cuidado no cumprimento dessas previsões normativas deve ser muito bem observado, uma vez que, os custos fiscais e financeiros de não o fazer podem ser muito elevados.

A orientação de uma empresa de saúde ocupacional conduzindo essas obrigações é essencial para tranquilidade da empresa. Ela pode manter em dia todas as iniciativas compulsórias evitando processos, custas advocatícias e multas quase sempre pesadas.

Dessa forma, estar com a documentação em dia referente à saúde ocupacional é imprescindível para se evitar dissabores fiscais. Ao mesmo tempo, observar as previsões das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho é uma atividade que pode ser conduzida pela mesma assessoria.

7. Melhoria na imagem da empresa

Empresas que adotam iniciativas em prol dos colaboradores constroem uma imagem positiva para quem trabalha no segmento. Na área da saúde ocupacional, a contratação de uma assessoria especializada demonstra responsabilidade e seriedade com o tema, tão caro aos profissionais.

Dessa forma, o cuidado na implantação de medidas de prevenção caracteriza a atenção para com os colaboradores. Ainda que sejam obrigatórias por normativa trabalhista, o fato de a empresa contratar uma assessoria especializada para efetivá-las deixa uma boa impressão.

Do mesmo modo, as iniciativas voltadas para qualidade de vida e construção de um ambiente de trabalho saudável funcionam como forças de retenção de talentos. Assim, a boa imagem interna da empresa é reforçada tanto quanto a maneira como é vista de fora.

Conhecendo essas vantagens de contratar uma empresa de saúde ocupacional, fica mais fácil tomar a decisão em sua organização. No entanto, considere sempre a opção por uma prestadora de serviços especializada, estabelecida e reconhecida no mercado.

Leve em conta ainda a disponibilidade de recursos como unidade móvel, plataforma web e gerenciamento via internet, entre outros.

Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba tudo o que você precisa para contratar uma empresa de saúde ocupacional.