A obrigatoriedade do envio dos Eventos de SST no eSocial está aí! Sua empresa está com problemas na implementação das informações?

Problemas com o eSocial: obrigatoriedade traz urgência às empresas

O processo de implantação do eSocial para empresas já começou e não é recente. Desde janeiro de 2018 o uso do sistema é obrigatório, sendo seu principal objetivo unificar a entrega das informações em tempo hábil e seguro, a fim de não causar problemas às empresas. As que deixaram para última hora a entrega da documentação ao eSocial acarreta possíveis dificuldades, devido a quantidade de documentação para ser informado.

Urgência x Problemas

Com a obrigatoriedade e urgência do envio dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho – SST no eSocial, muitas empresas vêm relatando problemas no envio das informações, seja pelo excesso de itens para cadastrar, seja pela falta das informações necessárias. A implementação foi separada em fases, todas de acordo com o tipo e do faturamento, assim, todo processo passou por especificações para se adequarem no prazo estipulado.

CTA eSocial

eSocial: implementação descomplicada

O eSocial surgiu com o intuito de descomplicar o envio das obrigações fiscais e trabalhistas, auxiliando a rotina dos RH, dos setores tributários, financeiro e jurídico de forma concisa e transparente. Tais vantagens dependem de uma boa implementação do eSocial nos processos e para que isso ocorra da melhor forma possível, alguns detalhes precisam ser levados em consideração, como:

  • Atenção com o preenchimento dos dados

No portal do eSocial toda atenção com o preenchimento dos dados é essencial! O lançamento das informações é extremamente detalhado e precisa de atenção redobrada, pois o sistema do governo é capaz de identificar todas as inconformidades e caso a equipe responsável em lançar os dados preencha algo de forma equivocada, poderá ocorrer problemas futuros.

  • Apresentação do certificado digital

A regularização das informações deve acontecer através do CNIS, que é o Cadastro Nacional de Informações, que confere pontos de atenção, como admissão e rescisão retroativas, ausência de pagamento do DSR, entrega do CAT fora do prazo, cadastros incompletos de empregados e dependentes e outros. A empresa empregadora deve apresentar o certificado digital para então enviar a retificação.

  • Sistema de gestão eficiente

Utilizar um sistema de gestão eficiente é o indicado, pois o volume de informação que deve ser enviado ao eSocial é alto, assim, adotar um sistema que automatize o preenchimento no sistema e integre a base de dados com a plataforma do eSocial, facilita os processos do RH e financeiro.

Plataforma Web MedNet

A Plataforma Web MedNet é uma ferramenta poderosa para auxiliar a rotina das empresas. Além de armazenar, ela organiza de maneira fácil toda documentação e conta ainda com a facilidade em consultar os documentos importantes da rotina das atividades de SST.
A Plataforma Web MedNet integra soluções que garantem a eficiência na gestão de todo o universo de SST, otimizando com eficácia a importação de diversos arquivos, tudo para gerenciar em um só lugar as informações geradas.
E mais! Você escolhe quem gerencia as informações e os níveis de acesso de cada usuário na Plataforma, mantendo a segurança e adequações à nova norma LGPD, além de exportar as tabelas S-2210, S-2220 e S-2240 da sua empresa de forma simples e rápida. Outro grande diferencial é que você tem mais segurança nos documentos, pois eles contam com um código único de validação – um QRCode, o que evita possíveis falsificações e vazamento de informações.
Evite problemas na entrega das informações ao eSocial, inconsistências e autuações, fale com um especialista da MedNet e gerencie todas as informações de forma segura, rápida e eficiente!