A quarentena causou afastamentos de seus colaboradores. Até o momento ocorre a flexibilizações na estratégia governamental de controle, torna-se possível o retorno ao trabalho presencial.

A fim de que essa volta a uma normalidade pretendida seja de menor risco para todos, é necessário que se proceda a elaboração e adoção de protocolos de segurança em saúde. Assim, a empresa deve se empenhar nesses cuidados, sobretudo o setor de RH. Continue a leitura e descubra como garantir a saúde dos funcionários no retorno ao trabalho.

Qual o papel da segurança do trabalho no retorno?

A equipe de saúde e segurança do trabalho tem importante papel a desempenhar no retorno às atividades laborais no ambiente da empresa. Em especial, deve orientar os colaboradores para os novos cuidados e procedimentos a serem adotados, assim como verificar o cumprimento das orientações fornecidas.

O profissional de saúde e segurança do trabalho deve estar permanentemente atualizado com relação à legislação pertinente. As leis, decretos e portarias das 3 esferas têm apresentado uma dinâmica intensa, de modo que existem alterações a todo momento.

Essas alterações devem ser conhecidas e apresentadas à direção da empresa para fins de definição de novas estratégias para adequação. Em alguns casos, observa-se a interrupção das atividades mesmo após sua retomada, como resultado das condições provocadas pela pandemia na região.

Uma das medidas importantes que as empresas devem adotar é consolidar os seus procedimentos preventivos em um manual de boas práticas, uma vez que suas previsões protegem vidas.

A elaboração desse documento interno deve ter participação direta da equipe de saúde e segurança do trabalho.

Que cuidados o RH precisa adotar?

O setor de RH da empresa tem uma grande tarefa e responsabilidade com o retorno ao trabalho presencial. Alguns hábitos anteriores e comuns no ambiente da empresa precisarão ser alterados, enquanto novas regras deverão ser elaboradas e divulgadas para as devidas adequações estruturais e de procedimentos.

Nesse sentido, certos cuidados são indispensáveis e precisam ser bem trabalhados, entendidos e adotados, mesmo junto às tradicionais práticas de promoção da saúde. Para isso, veja a seguir alguns dos principais aspectos que merecem atenção.

Avaliar os ambientes e situações de maior risco para a saúde

De modo geral, as situações de risco de contaminação podem ser bem diferentes entre os diversos setores da empresa, seja pelas instalações, seja pelo tipo de trabalho em equipe. Assim, é essencial realizar um diagnóstico de cada local e identificar as suscetibilidades existentes.

Dessa forma, pode-se avaliar as principais medidas que devem ser tomadas institucionalmente no ambiente laboral e aquelas que nortearão o comportamento dos trabalhadores. Após as adequações, todos os colaboradores devem ser orientados quanto aos procedimentos que devem ser adotados.

Fornecer EPI aos colaboradores

As atividades desenvolvidas nas diversas áreas da organização podem exigir a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) pertinentes, que já devem ser fornecidos rotineiramente. Além desses, no entanto, deve ser considerada a necessidade de equipamento específico em razão dos novos cuidados e procedimentos adotados.

Nesse sentido, é preciso considerar principalmente a disponibilidade de máscara descartável, protetor facial (face shield), aventais e luvas descartáveis, entre outros. O EPI mais apropriado dependerá da atividade desenvolvida.

Redobrar os cuidados com a higienização do ambiente

Limpeza e higienização dos diversos ambientes da empresa já são atividades obrigatórias e rotineiras. Com o retorno do trabalho presencial, é preciso adotar procedimentos mais cuidadosos e abordagens mais precisas nessas operações. Assim, os cuidados devem ser redobrados, tanto no número de vezes em que a desinfecção é feita, como na qualidade do serviço realizado com mais detalhes e utilizando produtos mais efetivos.

Para alcançar esses resultados, é preciso orientar as equipes responsáveis pela limpeza.

Orientar para a higienização pessoal

Assim como o ambiente laboral e demais instalações da empresa, também cada colaborador deve intensificar sua higienização pessoal. Os aspectos mais importantes se referem à higienização constante das mãos e, sempre que possível, do vestuário, sobretudo de casacos que tendem a ser reutilizados diversas vezes antes da lavagem normal.

É importante orientar os colaboradores para que lavem as mãos com frequência utilizando para isso sabão ou sabonete. O uso do álcool 70% em gel complementa a lavagem e a substitui onde não for possível realizá-la.

Elaborar um manual de boas práticas

Um manual de boas práticas é um conjunto ordenado dos principais procedimentos adotados em uma atividade específica. No retorno ao trabalho presencial, o que se pretende é regular os cuidados que devem ser adotados para se evitar possíveis contaminações.

Muitas empresas já possuem seu manual de boas práticas para as atividades que desenvolvem. Estes podem ser complementados, enquanto quem não os possui deve elaborar um específico para os cuidados a serem observados nas rotinas e tarefas mais comuns. Uma vez elaborado, todos os colaboradores devem ser instruídos a respeito dos procedimentos previstos. Além disso, o setor de saúde e segurança do trabalho deve proceder a verificações periódicas do cumprimento daquelas previsões.

Qual o papel do gestor de RH no monitoramento da segurança?

Ao gestor de RH, de modo geral, cabe a responsabilidade por monitorar o andamento da implantação dos novos procedimentos e cuidados. A partir de dados fornecidos pelas equipes de saúde e segurança do trabalho, pode reavaliar as estratégias adotadas pela empresa na condução do retorno.

Além disso, o gestor de RH da empresa pode ser um grande catalisador das orientações e dos colaboradores da organização. Desse modo, por meio de lives curtas, por exemplo, pode disseminar periodicamente informações relevantes e estimular a adoção dos cuidados por todos os trabalhadores.

Ao mesmo tempo, é importante que crie um canal para esclarecimento de dúvidas que sempre surgem. As principais dúvidas apresentadas podem ser uma boa referência para as lives referidas.

Como se vê, o retorno ao trabalho presencial após a quarentena requer diversas iniciativas por parte da empresa e sua adoção pelos colaboradores. Para esse fim, tem importante papel a equipe de saúde e segurança do trabalho, assim como o gestor de RH.

Se você gostou deste post, não deixe de conhecer as mudanças necessárias no trabalho para o cuidado com a saúde mental na pandemia.