Em 27 de julho é comemorado o dia nacional da prevenção de acidentes do trabalho, símbolo de luta dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros em busca de melhores condições de saúde e segurança no desempenho de suas atividades laborais.

A data é importante para promover uma reflexão entre empregados e empregadores sobre práticas que devem ser adotadas e a responsabilidade de cada um.

Confira o nosso post e conheça 5 dicas sobre como aproveitar esse dia na sua empresa.

1.Fale sobre o dia Prevenção de Acidentes do Trabalho

Como dissemos, a instituição do dia nacional da prevenção de acidentes do trabalho tem como intuito ampliar a discussão e conscientização de práticas que possam diminuir o número de acidentes e doenças laborais. Portanto, para que o seu objetivo seja cumprido vale a pena divulgá-lo para os colaboradores, frisando a importância da data e reafirmando o compromisso da empresa.

2.Promova campanhas educativas

O dia 27 de julho também é excelente gatilho para a promoção de campanhas educativas. Entretanto, a empresa pode aproveitar para instituir o mês de prevenção de acidentes do trabalho e promover diversas atividades que instiguem a participação dos trabalhadores.

Algumas ideias de atividades que podem ser trabalhadas no mês de julho, é a realização de palestras, a importância de sentar corretamente e realizar alongamentos durante a jornada de trabalho. Portanto, é possível também falar a respeito das normas regulamentadoras, inclusive alertando sobre os direitos e deveres previstos na legislação trabalhista.

Quanto mais transparente for a comunicação da empresa com os trabalhadores mais positivo o resultado de conscientização será.

3.Estabeleça um linha segura para denuncias

Muitos colaboradores não se sentem confortáveis em denunciar más práticas, por terem medo de represálias. Portanto, dia 27 de julho pode ser utilizado como data para a instituição disponibilizar uma linha segura entre os trabalhadores e o recursos humanos ou setor de compliance, se houver.

Essa atitude é muito importante para reforçar, estimular a participação coletiva e o compromisso da empresa. Supervisores que não estejam suficientemente atentos a prevenção de acidentes do trabalho e a promoção do bem-estar e saúde de seus subordinados devem se atentar.

4.Apresente dados sobre a prevenção de acidentes

A negligência e imprudência são as maiores vilãs quando o assunto é a prevenção de acidentes do trabalho. Isso porque, principalmente os colaboradores com mais tempo de casa, tendem a achar que já dominam tudo e desprezam novas informações.

Busque pesquisas que mostrem o perfil dos maiores índices de acidentes ou doenças ocupacionais, como é o caso dos afastamentos por stress. Assim, tente usar exemplos práticos para que os trabalhadores consigam se identificar como público-alvo e que não estão livres de eventuais contratempos.

5.Promove um evento descontraído

Muitas vezes as pessoas passam mais tempo de seus dias no trabalho, na presença de outros colaboradores, do que nas suas próprias casas. Contudo, o dia 27 de julho pode vir acompanhado de ações para que todos se sintam mais confortáveis para darem suas opiniões e sugestões.

Esse também é o ambiente propício para oferecer alguns pequenos mimos, como massagens, alongamentos coletivos, uma sessão de yoga e brindes relacionados a data.

O dia nacional da prevenção de acidentes do trabalho foi instituído como um lembrete para que as empresas não esqueçam do seu compromisso com a saúde e segurança de seus colaboradores. Portanto, busque proporcionar regularmente campanhas de conscientização e encare tal medida como um investimento.

Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais assuntos como esse.