Os benefícios da ginástica laboral representam a contrapartida de compensação para essa situação. O trabalho rotineiro, com funções repetitivas ou realizado sentado durante a maior parte do dia traz prejuízos para o corpo, torna-se causa de muitos afastamentos ou do desenvolvimento de doenças mais graves.

Sua implementação na empresa elimina ou reduz significativamente problemas posturais ou resultantes de atividades repetitivas. É constituída por iniciativas simples, mas de resultados significativos para a saúde dos colaboradores.

Continue a leitura e descubra os 5 principais benefícios da ginástica laboral.

1. Redução do absenteísmo

O absenteísmo é um problema enfrentado pela maioria das organizações. O desinteresse e a apatia do colaborador diante da empresa pode tornar qualquer situação um bom motivo para não ir trabalhar.

As práticas de ginástica laboral conferem maior dinamismo para o corpo e para as relações dentro da equipe, sobretudo em razão da descontração do momento. Mas, além disso, também reduzem incômodos posturais e dores que limitam os movimentos e conduzem à opção pela ausência.

Assim, seja promovendo maior dinamismo, seja reduzindo os principais males das tarefas repetitivas ou das posturas equivocadas no desempenho das funções, a ginástica traz alívio e altera o comportamento. É notória a redução do absenteísmo que se alcança.

2. Redução dos afastamentos por doenças

Muitas doenças, em especial aquelas resultantes de posturas inadequadas e da falta de atividades físicas costumam evoluir para situações mais graves. Nesses casos, os afastamentos são quase sempre certos.

As atividades realizadas pela ginástica laboral conseguem reduzir essas ocorrências com os alongamentos que promove no corpo e com a orientação postural oferecida. Em especial, destaca importantes observações para os cuidados com a ergonomia durante as rotinas de trabalho.

3. Redução dos acidentes de trabalho

A ginástica laboral produz efeitos neurofisiológicos como aumento da atenção e estímulo neuromotor. Isso significa que reforça as condições de equilíbrio e de concentração de cargas, entre outras.

Dessa forma, reduz os acidentes do trabalho resultantes de desequilíbrio e os danos por esforço repetitivo. Além disso, induz a uma maior atenção do trabalhador nas atividades que desempenha, evitando acidentes provenientes de pequenos descuidos.

4. Crescimento da produtividade

A ginástica laboral dinamiza não apenas o corpo, mas também a mente que se torna mais ativa. Nesse sentido, desperta-se a criatividade dos colaboradores e abre-se caminho para a inovação nas atividades de cada um.

Esses efeitos se traduzem como ganho de produtividade para a empresa. Quando ocorrem, observa-se maior participação e engajamento nas atividades produtivas.

Considere, ainda, as reduções que são observadas nos índices de absenteísmo e de afastamento, assim como nas limitações impostas, por vezes, pelo simples sedentarismo muitas vezes reinante. Assim, todo esse conjunto de mudanças gradativas observadas resulta em melhor desempenho durante as tarefas de todo dia.

5. Melhoria no clima organizacional

A própria natureza da ginástica laboral, pela descontração que cria no ambiente tem excelente efeito sobre o clima organizacional no trabalho. Ocorre maior proximidade e integração entre os colegas, assim como se observa maior satisfação nas relações com a empresa.

Na verdade, além dos efeitos diretos, a ginástica laboral participa ativamente da construção de um ambiente de trabalho mais descontraído e amigável. Sua importância nesse aspecto tem sido confirmada por inúmeras empresas.

Como se viu, os benefícios da ginástica laboral são diversos e alcançam os colaboradores e a própria empresa. Para sua implementação, o melhor caminho é contar com uma assessoria especializada e experiente em Medicina do Trabalho e qualidade de vida no ambiente laboral.

Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e difunda os benefícios e vantagens da ginástica laboral.